O QR Code para restaurante é uma tecnologia utilizada para disponibilizar o cardápio digital aos clientes.
Ela se popularizou durante a pandemia de COVID-19, pois possibilitava que os clientes visualizassem o menu utilizando o próprio celular e assim diminuia o risco de contágio pelo vírus.
A ferramenta provou todos os seus benefícios e continua presente em muitos restaurantes. Se você quer saber como funciona, quais as vantagens e como adotar, continue a leitura!
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Como funciona o QR Code para restaurante?
O QR Code, ou Quick Response Code, é um tipo de código de barras que pode ser escaneado pela câmera dos celulares. Ele é amplamente utilizado para gerar links de acessos a páginas web ou arquivos digitais.
Nos restaurantes, é comum disponibilizar a imagem do QR Code em um display nas mesas ou em cartazes fixados no balcão e/ou nas paredes.
Ao chegar ao estabelecimento, o cliente aponta a câmera do celular para esse código e acessa um link para visualizar o cardápio digital. Assim, não precisa aguardar que um atendente traga o cardápio e já pode começar a escolher.
O cardápio digital pode ter diversos formatos: imagem, PDF, aplicativo ou página web. Há diversas soluções disponíveis no mercado, das mais simples às mais completas.
O EPOC GO, por exemplo, é um cardápio digital QR Code com acesso direto pelo navegador, sem a necessidade de baixar nenhum aplicativo. Assim, seu cliente tem acesso simples e fácil ao cardápio, e ainda pode abrir a própria comanda, selecionar os itens que deseja, fazer o pedido e pagar.
Ou seja: é uma solução de autoatendimento completa direto no celular do cliente. Integrado aos sistemas PDV, KDS e retaguarda, o EPOC GO torna sua operação muito mais ágil e eficiente.
Confira a seguir algumas das vantagens de adotar no seu restaurante!
5 motivos para adotar EPOC GO no seu restaurante
Além de facilitar o acesso ao cardápio, o QR Code é uma ferramenta que tem diversos benefícios para restaurantes. Ao adotar uma solução como o EPOC GO, por exemplo, você pode potencializar os resultados do seu negócio. Conheça as vantagens a seguir!
1. Diminui o tempo de ocupação das mesas
O tempo de ocupação das mesas é um indicador importante para os restaurantes, pois determina a rotatividade dos clientes e, consequentemente, a quantidade de pessoas atendidas.
Com um cardápio por QR Code, o atendimento fica muito mais rápido, uma vez que o cliente tem autonomia e não precisa aguardar que um atendente para ver o cardápio e fazer o pedido.
Além disso, em um cardápio digital como o EPOC GO é mais fácil de navegar e encontrar os itens. Ele também dá sugestões para complementar o pedido e ajuda o cliente a tomar a decisão mais rápido, agilizando o atendimento.
Os estabelecimentos que utilizam EPOC GO têm uma redução de 15 minutos na ocupação das mesas.
2. Reduz o custo operacional
A tecnologia é uma grande aliada na redução de custos, e não seria diferente com o QR Code para restaurantes.
Ao adotar essa solução, é possível reduzir os custos em até 31%, considerando tanto os gastos para impressão de cardápios, por exemplo, quanto a contratação de atendentes, especialmente os freelancers.
Uma prática comum nos restaurantes é contratar alguns atendentes para os dias de maior movimento, como os fins de semana. Mas nem sempre isso compensa: pode ser que os clientes não apareçam porque choveu muito, por exemplo.
Com o EPOC GO, você pode manter uma equipe fixa para fazer um atendimento mais pontual e personalizado, e os clientes têm mais autonomia para fazer os pedidos e pagar.
3. Aumenta as gorjetas via repique
O EPOC GO é uma solução de autoatendimento completa que também permite que o cliente faça o pagamento direto do próprio celular por PIX, Cartão de Crédito, Wallets Google e Apple Pay.
Com o pagamento descomplicado e sem filas, as gorjetas via repique aumentam em 12%.
4. Torna o atendimento mais ágil
Sua operação também fica muito mais ágil e eficiente, pois tudo está integrado e automatizado: PDV, KDS, estoque, retaguarda.
O cliente acessa o EPOC GO via QR Code e faz o pedido. Automaticamente o sistema dá baixa no estoque e envia o pedido para o monitor KDS.
Quando a produção é finalizada, o garçom é notificado e entrega o pedido ao cliente. Depois que terminar de consumir, o próprio cliente fecha a comanda e paga.
O atendimento é muito mais ágil e sua operação fica mais fluida. E você ainda dá mais autonomia e liberdade para os clientes, que não precisam ficar aguardando para pedir e pagar.
5. Eleva o ticket médio
Por fim, outra vantagem do cardápio digital QR Code é que os clientes acabam gastando mais e o seu ticket médio aumenta.
Há diversos recursos disponíveis no EPOC GO que permitem que você configure combos e promoções especiais e faça vendas sugestivas de acordo com os itens que seu cliente já selecionou.
Você pode incluir imagens atrativas e descrições. Ao navegar e interagir com o cardápio no próprio celular, o cliente é estimulado a consumir mais.
Além disso, é muito fácil e rápido fazer o pedido, eliminando possíveis fricções como a demora do garçom para atender a mesa.
EPOC GO: o melhor cardápio digital QR Code para restaurantes
Como vimos, o EPOC GO é muito mais do que uma solução de cardápio QR Code. Ele tem recursos para oferecer um autoatendimento completo direto no celular do seu cliente.
Integrado às demais soluções da EPOC – PDV, KDS, ERP e Analytics –, ele se torna um poderoso aliado para aumentar a eficiência da sua operação e impulsionar o crescimento do seu negócio.
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