A rotatividade de funcionários, também conhecida como turnover, é um dos grandes desafios na gestão de restaurantes.
Com a troca constante de integrantes da equipe, os custos operacionais com contratação e treinamento são elevados e a qualidade do serviço pode ser prejudicada.
Para evitar que isso ocorra no seu restaurante, é importante entender suas causas e implementar algumas ações para reduzir a taxa de rotatividade. É o que veremos neste artigo. Continue lendo para saber mais!
O que é rotatividade de funcionários ou turnover?
A taxa de rotatividade de funcionários ou turnover é um indicador que demonstra a frequência com que os funcionários entram e saem da equipe do restaurante. Ela considera tanto as demissões quanto os pedidos de demissão.
Para fazer o cálculo, é preciso somar o número de admissões e o número de demissões e dividir por 2. O resultado deve ser dividido pelo número médio de funcionários no período. Assim, a fórmula mais utilizada é a seguinte:
Sendo:
- Admissões: Número de funcionários contratados no período analisado
- Demissões: Número de funcionários demitidos no período analisado
- Número médio de funcionários: Número de funcionários no início do período + Número de funcionários no final do período / 2
Turnover = [(Número de Admissões + Número de Demissões) / 2] / Número Médio de Funcionários x 100
Por exemplo: considerando que um restaurante contratou 20 funcionários e demitiu 30 funcionários no último ano, e possui um número médio de funcionários de 100.
Turnover = [(20 + 30) / 2] / 100 x 100
Turnover = [50/2] / 100 x 100
Turnover = 25 / 100 x 100
Turnover = 25%
Assim, quanto mais alta for a taxa de turnover, maior é a entrada e saída de funcionários. Buscar reduzir esse indicador é fundamental para que o restaurante se torne mais competitivo no mercado.
Por que há alta rotatividade de funcionários em restaurantes?
De acordo com uma pesquisa da Associação Nacional de Restaurantes (ANR) em parceria com a Future Tank, o setor de bares e restaurantes teve uma taxa de rotatividade de 77,6% em 2023. Ela é considerada alta quando comparada a outros setores de serviços e ao mercado de trabalho como um todo.
Há diversos fatores que podem levar a uma taxa de rotatividade elevada em restaurantes. Entre eles podemos citar:
- Salários e benefícios pouco competitivos. Em geral abaixo da média de mercado.
- Jornadas de trabalho longas e escalas não convencionais.
- Falta de oportunidade de crescimento na área, com pouca capacitação e treinamento.
- Ambiente de trabalho ruim, com muito estresse, conflitos e dificuldades de comunicação.
- Problemas de gestão e liderança, o que pode desmotivar a equipe.
Todos esses aspectos podem levar à insatisfação dos funcionários e fazer com que eles busquem oportunidades melhores e acabem pedindo demissão.
Quando a equipe sofre mudanças constantes, há diversas consequências para o estabelecimento, como veremos a seguir.
Quais as consequências para seu negócio?
Uma rotatividade de funcionários elevada pode prejudicar seu restaurante de muitas maneiras, a começar pelo aumento dos custos operacionais.
Sempre que um colaborador deixa a equipe, há custos envolvidos no desligamento e também na contratação e treinamento de uma outra pessoa para assumir a função. Esses investimentos acabam afetando negativamente a lucratividade do negócio.
Além disso, uma alta rotatividade prejudica a produtividade da equipe e a qualidade do serviço oferecido. Como há muitas mudanças e quem chega ainda não tem tanta experiência e conhecimento dos processos, é mais difícil manter um padrão.
E isso é percebido pelos clientes. Se a experiência no seu restaurante não for consistente, a sua clientela pode se sentir frustrada, decidir não voltar outras vezes e até se tornar detratora. Ou seja: você perde clientes fiéis e a reputação do estabelecimento é danificada.
Por fim, se o ambiente de trabalho não for saudável, os ex-funcionários podem comentar sobre os problemas com outros profissionais da área e dificultar novas contratações.
O que fazer para diminuir a rotatividade de funcionários?
Para evitar todos esses problemas decorrentes de uma taxa de rotatividade de funcionários elevada, é importante fazer uma boa gestão de pessoas, garantir que o ambiente de trabalho seja agradável para todos e oferecer bons benefícios para seus funcionários.
Há várias ações que você pode realizar para aumentar a satisfação e reter seus funcionários. Confira algumas abaixo!
Processo seletivo
Selecionar profissionais com o perfil adequado para trabalhar no seu restaurante é fundamental para reduzir as taxas de rotatividade de funcionários. Então, vale a pena aperfeiçoar o processo seletivo.
Para isso, você pode definir quais as competências e características ideais, criar um organograma com os cargos e funções, expandir os canais de divulgação da vaga, pedir recomendações, melhorar o processo de entrevista.
Assim, você conseguirá atrair os melhores profissionais do mercado.
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Salários e benefícios competitivos
Muitos funcionários deixam seus empregos porque estão em busca de melhores salários e benefícios.
Então, para manter os melhores com você, é fundamental oferecer salários e benefícios competitivos em relação à concorrência. Comissões altas podem contribuir para atrair e reter profissionais mais qualificados.
Escalas e horários de trabalho flexíveis
Outro motivo pelo qual muitos funcionários pedem demissão é a dificuldade de conciliar a rotina do trabalho com a vida pessoal. Por isso, é importante ter flexibilidade e criar escalas de trabalho que contemplem as necessidades de toda a equipe.
Esteja aberto para negociar e dê abertura para que seus funcionários possam adequar os próprios horários quando precisarem. Apenas tenha o cuidado de definir regras claras para evitar conflitos.
Valorização e oportunidades
Profissionais que se sentem valorizados e que enxergam oportunidades de crescimento tendem a permanecer mais tempo na empresa.
Por isso, é importante que o gestor reconheça o trabalho dos funcionários, dê feedbacks e estimule o desenvolvimento. Para isso, ofereça treinamentos, capacitação e oportunidades para aqueles que têm interesse em crescer.
Leia também: Adicional noturno em restaurantes: saiba como calcular
Ambiente de trabalho positivo
A operação de um restaurante pode ser bastante estressante, e por isso é crucial criar um ambiente agradável. A gestão deve incentivar o trabalho em equipe, o respeito entre os colaboradores e uma comunicação aberta e transparente.
Nesse sentido, o papel da liderança é fundamental para inspirar e orientar os funcionários. Além disso, ele pode identificar e ajudar a resolver conflitos quando for necessário, evitando demissões.
Investimento em tecnologia
A tecnologia possibilita reduzir o seu quadro de funcionários e, consequentemente, diminuir a rotatividade. Soluções de cardápio digital e totens de autoatendimento, por exemplo, dão mais autonomia para os clientes e agilizam o atendimento.
Embora elas não substituam totalmente os funcionários, são uma ótima alternativa para reduzir os custos operacionais, ganhar eficiência e melhorar o desempenho do seu negócio.
Melhore os resultados do seu restaurante com a EPOC
Seguindo essas dicas, você poderá reduzir a rotatividade de funcionários no seu restaurante e melhorar seus resultados.
Com uma equipe experiente e engajada, você não só garante a qualidade, como também aumenta a produtividade e diminui os custos da sua operação. Desta forma, consegue uma margem de lucro melhor.
A EPOC oferece soluções que podem ajudar seu restaurante nesses desafios. Além de um PDV ágil e um ERP completo, também oferecemos cardápio digital e totens de autoatendimento.
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Dúvidas Frequentes
O que é rotatividade de funcionários?
A taxa de rotatividade de funcionários ou turnover é um indicador que demonstra a frequência com que os funcionários entram e saem da equipe do restaurante. Ela considera tanto as demissões quanto os pedidos de demissão.
Como calcular a rotatividade de funcionários?
Para calcular a taxa de rotatividade ou Turnover basta utilizar a fórmula: Turnover = [(Número de Admissões + Número de Demissões) / 2] / Número Médio de Funcionários x 100
Quais são as principais causas da alta rotatividade em restaurantes?
Salários e benefícios pouco competitivos, longas horas de trabalho e escalas não convencionais, ambiente de trabalho estressante, problemas de liderança e falta de oportunidades de crescimento.
Como a alta rotatividade afeta um restaurante?
Aumenta os custos de recrutamento e treinamento, reduz a eficiência operacional e pode afetar negativamente a qualidade do serviço ao cliente.
Como diminuir a rotatividade de funcionários em restaurantes?
Oferecer salários competitivos, benefícios, oportunidades de crescimento, bom ambiente de trabalho e reconhecimento.