Rotatividade de funcionários em restaurantes: como reduzir?

A alta rotatividade de funcionários em restaurantes tem diversas consequências que podem prejudicar o negócio. Confira nossas dicas para diminuir essa taxa.
dicas para reduzir a rotatividade de funcionários em restaurantes

Sumário

A rotatividade de funcionários, também conhecida como turnover, é um dos grandes desafios na gestão de restaurantes. 

Com a troca constante de integrantes da equipe, os custos operacionais com contratação e treinamento são elevados e a qualidade do serviço pode ser prejudicada. 

Para evitar que isso ocorra no seu restaurante, é importante entender suas causas e implementar algumas ações para reduzir a taxa de rotatividade. É o que veremos neste artigo. Continue lendo para saber mais!

O que é rotatividade de funcionários ou turnover?

A taxa de rotatividade de funcionários ou turnover é um indicador que demonstra a frequência com que os funcionários entram e saem da equipe do restaurante. Ela considera tanto as demissões quanto os pedidos de demissão. 

Para fazer o cálculo, é preciso somar o número de admissões e o número de demissões e dividir por 2. O resultado deve ser dividido pelo número médio de funcionários no período. Assim, a fórmula mais utilizada é a seguinte:

Sendo:

  • Admissões: Número de funcionários contratados no período analisado
  • Demissões: Número de funcionários demitidos no período analisado
  • Número médio de funcionários: Número de funcionários no início do período + Número de funcionários no final do período / 2

Turnover =  [(Número de Admissões + Número de Demissões)  2] / Número Médio de Funcionários x 100

Por exemplo: considerando que um restaurante contratou 20 funcionários e demitiu 30 funcionários no último ano, e possui um número médio de funcionários de 100.

Turnover = [(20 + 30) / 2] / 100 x 100

Turnover = [50/2] / 100 x 100

Turnover = 25 / 100 x 100

Turnover = 25%

Assim, quanto mais alta for a taxa de turnover, maior é a entrada e saída de funcionários. Buscar reduzir esse indicador é fundamental para que o restaurante se torne mais competitivo no mercado. 

Por que há alta rotatividade de funcionários em restaurantes?

De acordo com uma pesquisa da Associação Nacional de Restaurantes (ANR) em parceria com a Future Tank, o setor de bares e restaurantes teve uma taxa de rotatividade de 77,6% em 2023. Ela é considerada alta quando comparada a outros setores de serviços e ao mercado de trabalho como um todo. 

taxas de rotatividade em restaurantes, serviços e total entre 2020 e 2023

Há diversos fatores que podem levar a uma taxa de rotatividade elevada em restaurantes. Entre eles podemos citar:

  • Salários e benefícios pouco competitivos. Em geral abaixo da média de mercado. 
  • Jornadas de trabalho longas e escalas não convencionais. 
  • Falta de oportunidade de crescimento na área, com pouca capacitação e treinamento.
  • Ambiente de trabalho ruim, com muito estresse, conflitos e dificuldades de comunicação.
  • Problemas de gestão e liderança, o que pode desmotivar a equipe. 

Todos esses aspectos podem levar à insatisfação dos funcionários e fazer com que eles busquem oportunidades melhores e acabem pedindo demissão. 

Quando a equipe sofre mudanças constantes, há diversas consequências para o estabelecimento, como veremos a seguir. 

Quais as consequências para seu negócio?

Uma rotatividade de funcionários elevada pode prejudicar seu restaurante de muitas maneiras, a começar pelo aumento dos custos operacionais

Sempre que um colaborador deixa a equipe, há custos envolvidos no desligamento e também na contratação e treinamento de uma outra pessoa para assumir a função. Esses investimentos acabam afetando negativamente a lucratividade do negócio. 

Além disso, uma alta rotatividade prejudica a produtividade da equipe e a qualidade do serviço oferecido. Como há muitas mudanças e quem chega ainda não tem tanta experiência e conhecimento dos processos, é mais difícil manter um padrão. 

E isso é percebido pelos clientes. Se a experiência no seu restaurante não for consistente, a sua clientela pode se sentir frustrada, decidir não voltar outras vezes e até se tornar detratora. Ou seja: você perde clientes fiéis e a reputação do estabelecimento é danificada. 

Por fim, se o ambiente de trabalho não for saudável, os ex-funcionários podem comentar sobre os problemas com outros profissionais da área e dificultar novas contratações

O que fazer para diminuir a rotatividade de funcionários?

Para evitar todos esses problemas decorrentes de uma taxa de rotatividade de funcionários elevada, é importante fazer uma boa gestão de pessoas, garantir que o ambiente de trabalho seja agradável para todos e oferecer bons benefícios para seus funcionários. 

Há várias ações que você pode realizar para aumentar a satisfação e reter seus funcionários. Confira algumas abaixo!

Processo seletivo 

Selecionar profissionais com o perfil adequado para trabalhar no seu restaurante é fundamental para reduzir as taxas de rotatividade de funcionários. Então, vale a pena aperfeiçoar o processo seletivo. 

Para isso, você pode definir quais as competências e características ideais, criar um organograma com os cargos e funções, expandir os canais de divulgação da vaga, pedir recomendações, melhorar o processo de entrevista. 

Assim, você conseguirá atrair os melhores profissionais do mercado.  

Leia também: Contratar equipe para restaurante: como acertar na seleção

Salários e benefícios competitivos

Muitos funcionários deixam seus empregos porque estão em busca de melhores salários e benefícios. 

Então, para manter os melhores com você, é fundamental oferecer salários e benefícios competitivos em relação à concorrência. Comissões altas podem contribuir para atrair e reter profissionais mais qualificados. 

Escalas e horários de trabalho flexíveis

Outro motivo pelo qual muitos funcionários pedem demissão é a dificuldade de conciliar a rotina do trabalho com a vida pessoal. Por isso, é importante ter flexibilidade e criar escalas de trabalho que contemplem as necessidades de toda a equipe. 

Esteja aberto para negociar e dê abertura para que seus funcionários possam adequar os próprios horários quando precisarem. Apenas tenha o cuidado de definir regras claras para evitar conflitos. 

Valorização e oportunidades

Profissionais que se sentem valorizados e que enxergam oportunidades de crescimento tendem a permanecer mais tempo na empresa. 

Por isso, é importante que o gestor reconheça o trabalho dos funcionários, dê feedbacks e estimule o desenvolvimento. Para isso, ofereça treinamentos, capacitação e oportunidades para aqueles que têm interesse em crescer. 

Ambiente de trabalho positivo

A operação de um restaurante pode ser bastante estressante, e por isso é crucial criar um ambiente agradável. A gestão deve incentivar o trabalho em equipe, o respeito entre os colaboradores e uma comunicação aberta e transparente. 

Nesse sentido, o papel da liderança é fundamental para inspirar e orientar os funcionários. Além disso, ele pode identificar e ajudar a resolver conflitos quando for necessário, evitando demissões. 

Investimento em tecnologia

A tecnologia possibilita reduzir o seu quadro de funcionários e, consequentemente, diminuir a rotatividade. Soluções de cardápio digital e totens de autoatendimento, por exemplo, dão mais autonomia para os clientes e agilizam o atendimento. 

Embora elas não substituam totalmente os funcionários, são uma ótima alternativa para reduzir os custos operacionais, ganhar eficiência e melhorar o desempenho do seu negócio. 

Melhore os resultados do seu restaurante com a EPOC

Seguindo essas dicas, você poderá reduzir a rotatividade de funcionários no seu restaurante e melhorar seus resultados. 

Com uma equipe experiente e engajada, você não só garante a qualidade, como também aumenta a produtividade e diminui os custos da sua operação. Desta forma, consegue uma margem de lucro melhor. 

A EPOC oferece soluções que podem ajudar seu restaurante nesses desafios. Além de um PDV ágil e um ERP completo, também oferecemos cardápio digital e totens de autoatendimento. 

Usando nossa plataforma, você pode descomplicar a gestão e otimizar sua operação de ponta a ponta. Fale com nossos consultores para saber mais! 

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Marianne Ternes

Graduada em Jornalismo pela UFSC, é especialista em marketing de conteúdo e SEO para negócios B2B no setor de tecnologia.

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