Se você está pensando em empreender no setor de alimentação fora do lar, um restaurante self-service pode ser um bom negócio! Eles fazem muito sucesso pois são uma opção acessível, prática e saudável para as refeições do dia a dia.
Para entender as vantagens e conferir algumas dicas, continue lendo este artigo!
O que é self-service?
Self-service é um termo em inglês que significa autosserviço. Ele se refere a estabelecimentos nos quais os clientes servem a si mesmos, sem depender do atendimento de um garçom.
Em um restaurante self-service, os alimentos são dispostos em um buffet acessível aos clientes. Desta forma, eles podem montar o próprio prato escolhendo entre uma variedade de opções. Um buffet tradicional costuma ser composto por:
- Saladas, temperos e molhos
- Carnes
- Arroz e feijão
- Massas
- Complementos como bolinhos e batata frita
- Sobremesas
- Bebidas
Após se servirem, os clientes dirigem-se ao caixa para realizar o pagamento. Há restaurantes que cobram pelo peso do prato, conhecidos como “buffet a quilo”, e outros que cobram um valor fixo para consumo à vontade, chamados de “buffet livre”.
O self-service se popularizou nos estabelecimentos que funcionam no horário de almoço. A proposta é atender a demanda de quem deseja fazer uma refeição completa e saudável fora de casa, por um preço acessível e sem ter que aguardar pela produção do pedido.
Deu tão certo que outros modelos de negócio começaram a adotar o mesmo sistema. Se, em um primeiro momento, os buffet a quilo ou livre costumavam servir refeições simples, hoje há opções para todos os gostos, inclusive mais sofisticadas e caras.
Além disso, também existem restaurantes com conceitos e culinárias diferentes que operam nesse mesmo sistema. É comum, por exemplo, encontrar self-service de sushi ou de massas.
Ou seja: há diversas possibilidades de restaurantes self-service e as vantagens são muitas. Veremos mais sobre isso a seguir, continue acompanhando!
Quais as vantagens desse modelo de restaurante?
Não é à toa que o self-service é tão popular. Esse sistema tem uma série de vantagens tanto para os clientes — que podem fazer uma refeição rápida com autonomia, praticidade e baixo custo —, quanto para o empreendedor.
Abaixo, listamos as principais vantagens de abrir um restaurante self-service.
Público mais amplo
Uma das características dos buffets self-service é a variedade de opções. O cardápio é bastante variado, pode mudar a cada dia da semana, e o cliente tem liberdade para compor a refeição da forma como desejar.
Por isso, esse tipo de restaurante atende às preferências e necessidades de um público mais amplo. É diferente de um à la carte, no qual há opções mais limitadas e, normalmente, direcionadas a uma culinária específica.
Maior capacidade e rotatividade das mesas
Como o cliente se serve direto no prato, não é preciso servir diferentes travessas. Portanto, as mesas do salão podem ser menores, aumentando a capacidade de atendimento do restaurante.
Além disso, como não precisam esperar pela produção dos pedidos, os clientes consomem mais rápido e a rotatividade das mesas é maior.
Ou seja: é possível atender mais clientes e faturar mais.
Operação mais simples e equipe reduzida
A operação também costuma ser mais simples do que em outros modelos de restaurantes, tanto para a produção dos alimentos, quanto para o atendimento.
Não é necessário produzir o pedido de cada cliente separadamente, como acontece no à la carte, o que torna o trabalho na cozinha muito mais simples. A produção é feita de acordo com o cardápio planejado e a demanda prevista, com reposições sempre que necessário.
Como o próprio cliente se serve, a equipe de atendimento pode ser reduzida, com poucos garçons para recolher os pratos, limpar as mesas e servir as bebidas.
Desta maneira, o self-service consegue ter custos menores e uma boa rentabilidade.
7 dicas para montar um self-service de sucesso
Além de cumprir todas as etapas para abrir um restaurante — como analisar o mercado e a concorrência, criar um plano de negócio, fazer toda a documentação, pensar na estrutura e equipamentos, entre outras. —, você também precisa considerar as especificidades do self service. Confira algumas dicas abaixo!
1 – Localização
Escolher uma boa localização para o seu estabelecimento é fundamental, mas no caso de um self-service isso é ainda mais importante.
Encontre uma região movimentada, com muitas empresas e comércio por perto, pois nesses lugares há mais pessoas que precisam fazer uma refeição prática e rápida.
Além disso, observe se o ponto é bem visível e se há outros restaurantes do mesmo estilo por perto.
2 – Público-alvo
Entender qual o perfil do seu público-alvo é muito essencial para definir o conceito do seu restaurante self-service.
Como vimos anteriormente, o buffet a quilo pode tanto oferecer uma comida caseira e simples por um preço acessível, quanto apostar em um cardápio mais elaborado com preços mais altos. Isso vai depender das necessidades e exigências dos seus clientes.
3 – Cardápio
Variedade é a palavra que define um cardápio de self-service. Um buffet a quilo deve trazer diversas opções de saladas, carnes, acompanhamentos e complementos.
Também é importante fazer alterações ao longo da semana, pois é comum que os clientes frequentem o restaurante diariamente. Ter um dia temático, servindo um tipo de culinária específica, pode ser um diferencial atrativo.
Além disso, sempre vale a pena incluir opções que atendam a diferentes hábitos e restrições alimentares (veganos, vegetariano, sem lactose, sem glúten).
4 – Segurança alimentar e higiene
Em um buffet a quilo é preciso dar uma atenção especial à segurança alimentar e higiene, uma vez que os alimentos ficam expostos e acessíveis aos clientes.
Além de garantir a saúde de todos, isso também pode interferir na percepção de valor e qualidade. A falta de organização e higiene pode prejudicar a credibilidade do seu restaurante.
Siga as normas sanitárias à risca, certifique-se que o buffet está sempre limpo, deixe à disposição dos clientes álcool em gel e luvas, tenha cuidado com os talheres e guardanapos, entre outros cuidados.
5 – Sistema PDV
Os restaurantes self-service costumam ter horários de pico, nos quais o movimento e a rotatividade é mais alta. Por isso, ter um sistema PDV ágil é essencial para evitar longas filas para pesar e pagar.
Escolha um sistema com integração com a balança, que seja estável e confiável como o EPOC PDV. Com ele o operador de caixa pode registrar todas as vendas em poucos cliques e fazer as cobranças rapidamente.
6 – Marketing
Um bom marketing é indispensável para o sucesso de qualquer negócio. No caso de um restaurante self-service, algumas ações que você pode investir são:
- Criar um Google Meu Negócio para ser encontrado no buscador e Maps
- Divulgar o cardápio do dia nas redes sociais
- Mandar o cardápio do dia por WhatsApp para clientes
- Distribuir panfletos nas empresas e comércios próximos
- Ter uma placa em frente ao estabelecimento com destaques do dia
7 – Fidelização
Manter sua clientela fiel é o segredo para seu negócio prosperar. Crie um programa de fidelidade com descontos e benefícios para quem visita seu estabelecimento com frequência.
Enviar comunicações por WhatsApp para os clientes cadastrados, informando o cardápio do dia, é uma excelente estratégia para manter um bom relacionamento. Ter parceria com empresas próximas, com descontos especiais, também é uma boa ideia.
Por fim, você pode dar cortesias como um bombom ou uma sobremesa gratuita em datas especiais. Às vezes, pequenas ações demonstram o quanto você valoriza seu cliente e contribui para uma melhor experiência e fidelização.
Conte com a EPOC para seu restaurante self-service crescer
Como vimos, abrir um restaurante self-service tem diversas vantagens e, seguindo as dicas que listamos neste artigo, você pode ter muito sucesso no seu empreendimento.
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