Como criar um Perfil de Empresa no Google Meu Negócio

Saiba como criar um Perfil de Empresa no Google Meu negócio para seu restaurante aparecer nos resultados de busca e atrair muito mais clientes
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Sumário

Divulgar seu restaurante na internet é indispensável para ganhar visibilidade, ter maior credibilidade e atrair mais clientes.

Uma das principais ferramentas para isso é o Google Meu Negócio. Nela você pode cadastrar um Perfil de Empresa para que sua marca apareça nos resultados de pesquisa do maior buscador do mundo. 

Então, quer saber como colocar seu restaurante no Google? Continue lendo esse artigo para conferir nosso passo a passo! 

O que é o Google Meu Negócio?

O Google Meu Negócio – agora chamado de Google Perfil da Empresa – , é uma ferramenta gratuita disponibilizada pelo Google para ajudar empresas a divulgarem seus serviços.

Nela é possível criar um perfil para que as pessoas encontrem seu restaurante ao fazer uma pesquisa no Buscador ou no Maps.

Esse perfil pode ser customizado com seu logotipo, uma imagem de capa, fotos dos pratos e do local. Também é possível incluir informações como endereço, horário de funcionamento, telefone para contato, link para o site e redes sociais, entre outras.

Além disso, há diversos outros recursos interessantes para restaurantes, como:

  • Avaliações dos clientes
  • Mensagens diretas
  • Cardápio 
  • Pedidos Online
  • Publicação de ofertas e eventos
  • Modalidades de atendimento (delivery, take away, drive-thru etc.)

Ao criar um perfil da sua empresa, você garante o espaço da sua marca no Google. Isso é fundamental para fortalecer sua presença digital e conquistar clientes. A seguir, saiba mais sobre as vantagens de configurar um Google Meu Negócio. 

Leia também: Guia prático de marketing para restaurantes e bares

Por que criar o Google Meu Negócio para restaurantes?

Quando você está procurando um restaurante para o jantar, onde você pesquisa? 

Provavelmente sua primeira resposta foi “No Google” – e por isso é crucial que seu estabelecimento esteja presente nos resultados desse buscador, que é o mais utilizado no mundo. 

Mas há diversas outras vantagens de ter um Perfil de Empresa para seu restaurante. Entre elas:

Informações confiáveis

Se você mantiver o seu Perfil de Empresa sempre atualizado, as pessoas poderão encontrar qualquer informação sobre seu restaurante com facilidade. 

Assim, você estará ajudando seu potencial cliente a saber, por exemplo, qual o horário de funcionamento, se você trabalha com delivery e quais os itens do cardápio. Isso gera uma primeira impressão positiva e proporciona uma ótima experiência antes mesmo de ele visitar seu restaurante. 

Chama atenção e conquista novos clientes

Cadastrar seu restaurante no Google garante que sua marca tenha uma presença digital forte e ganhe destaque nas buscas locais. 

Se você souber como utilizar os recursos disponíveis, seu perfil será como uma vitrine virtual do seu negócio, como logotipo, imagens do local e dos pratos e avaliações. Tudo isso atrai quem está procurando por um lugar para almoçar e jantar. 

Especialmente em cidades que recebem muitos turistas, ter seu negócio aparecendo nos resultados de pesquisa do Google é imprescindível para conquistar esse público. 

Ganha maior credibilidade e confiança

Ter um Google Meu Negócio também é uma excelente forma de legitimar o seu restaurante e ganhar credibilidade. 

Além de oferecer informações confiáveis, o Perfil de Empresa também é um espaço para receber avaliações dos clientes, nas quais eles podem contar como foi a experiência e fazer recomendações. Você também pode interagir, tirar dúvidas e fornecer informações adicionais. 

Isso é muito valioso, uma vez que, com base nestas opiniões, novos clientes podem se sentir mais confiantes e decidir visitar seu estabelecimento. 

Como criar um Perfil de Empresa para seu restaurante

Agora que você já sabe o que é o Google Meu Negócio e quais as vantagens de criar seu Perfil de Empresa, veja um passo a passo completo com dicas para aproveitar ao máximo essa ferramenta.

1 – Inscreva-se no Perfil da Empresa

Acesse o Google Perfil de Empresa e clique em “Gerenciar agora”. 

Você será direcionado para a página de configuração. Siga as instruções incluindo as informações comerciais básicas solicitadas, como por exemplo:

  • Nome da Empresa
  • Tipo da sua empresa (Varejo Online, Loja Física ou Serviços Locais)
  • Seu site e telefone
  • Categoria de Negócio (Restaurante)
  • Endereço
  • Localização no Maps
  • Área de Entrega
  • Horário de Funcionamento 
  • Serviços Oferecidos
  • Descrição da empresa
  • Fotos do Cardápio
  • Fotos dos pratos

Inclua todos os dados do seu restaurante e busque fazer um cadastro o mais completo possível. Você poderá adicionar ou editar todas essas informações quando desejar. 

2 – Verifique seu perfil 

Para publicar as suas informações e adicionar seu restaurante no mapa, o Google solicita uma verificação. Ela pode ser feita por telefone, mensagem de texto, e-mail ou vídeo. Escolha a melhor opção para você e realize o processo conforme as instruções. 

Após finalizar o processo, você receberá uma notificação. Pode ser necessário aguardar alguns dias para que o Google revise sua verificação e suas informações sejam exibidas no Google. 

3 – Acesse o painel de gerenciamento 

Para visualizar seu Perfil de Empresa e acessar o painel de gerenciamento, basta fazer uma busca no Google por “Minha empresa”. No topo dos resultados, será exibido um menu com todos os recursos disponíveis:

  • Editar Perfil: Atualizar e incluir novas informações comerciais.
  • Ler Avaliações: Conferir as avaliações enviadas pelos clientes.
  • Mensagens: Ativar um chat para que os clientes enviem mensagens, que poderão ser visualizadas na pesquisa ou no Maps.
  • Fotos: Incluir fotos do seu estabelecimento e de pratos.
  • Cardápio: Criar um menu completo e adicionar foto do cardápio.
  • Entrega de comida: Ativar o recurso para aceitar pedidos de delivery e adicionar um link para a sua página de pedidos.  
  • Lista de espera: Ativar o recurso para que os clientes possam entrar na fila de espera. 
  • Agendamentos: Ativar o recurso de reserva para que os clientes possam fazer agendamentos. 
  • Perguntas e Respostas: Tirar dúvidas do seu público. 
  • Adicionar Atualização: Publicar informativos, promoções e eventos.
    Solicitar Avaliações: Compartilhar com os clientes um link para avaliar sua empresa no Google. 
  • Desempenho: Analisar indicadores de interação do seu público com o Perfil de Empresa. 
  • Anunciar: Criar anúncios do seu Perfil de Empresa no Google Ads.

Como você pode ver, há muitas possibilidades para enriquecer o perfil do seu restaurante no Google e interagir com o seu público. A seguir, veja algumas dicas para ter excelentes resultados com o Google Meu Negócio!

Dicas para aproveitar melhor o Google Meu Negócio

Depois de configurar seu perfil, não esqueça que ele existe! Mantenha as informações sempre atualizadas e aproveite todos os recursos ao máximo. Algumas ideias para isso são:

Adicionar fotos e vídeos atraentes

Inclua fotos de alta qualidade do ambiente, pratos, equipe e qualquer evento especial. Imagens atraentes podem chamar a atenção dos clientes e incentivá-los a visitar o seu restaurante. 

Além disso, lembre-se de sempre renovar as imagens para refletir a atmosfera atual do seu estabelecimento. 

Solicitar avaliações

Você pode enviar por e-mail ou WhatsApp um link solicitando que seus clientes deixem uma avaliação. Você pode oferecer uma recompensa, como pontos no plano fidelidade ou um desconto na próxima visita. 

Isso ajudará a aumentar o número de avaliações no seu perfil, o que é ótimo para ganhar credibilidade, como vimos anteriormente. 

E, é claro, sempre que receber uma avaliação, responda seu cliente agradecendo o feedback. Caso ele traga pontos de melhoria, providencie a mudança imediatamente. 

Caprichar no cardápio

Há duas opções para disponibilizar seu cardápio no Google Meu Negócio: enviando uma imagem do menu ou criando um cardápio detalhado, com fotos e informações de cada item. 

Então, aproveite esse espaço e forneça todas as informações sobre o seu cardápio para que seus potenciais clientes possam acessar com facilidade e visualizar o que você oferece. E, claro: não esqueça de mantê-lo atualizado. 

Saiba mais: Cardápio Digital: tudo o que você precisa saber

Publicar ofertas e eventos

Este recurso é muitas vezes negligenciado, mas é uma excelente forma de divulgar o que está acontecendo no seu restaurante. Essas postagens aparecem no seu perfil e podem atrair a atenção dos clientes, mantendo-os informados sobre as últimas novidades. 

A ferramenta permite enviar uma imagem (como uma fotografia ou flyer, por exemplo),  configurar o período da oferta ou evento, adicionar uma descrição e um botão com link. Você e seus clientes poderão compartilhar essa publicação. 

Analisar desempenho e coletar ideias de melhoria

Crie uma rotina para analisar o desempenho do Google Meu Negócio e coletar ideias de melhoria. 

Você pode visualizar as interações do público com seu perfil, saber como eles chegaram até o seu perfil, avaliar acessos ao cardápio e outros dados que podem ajudar a entender melhor qual o perfil dos seus clientes.  

A partir disso, você pode identificar oportunidades, pontos de melhoria e criar ações para melhorar ainda mais os resultados do seu restaurante. 

Prepare-se para oferecer a melhor experiência aos seus clientes

Depois de seguir esse passo a passo e aplicar nossas dicas no Google Meu Negócio, só falta estar preparado para receber os novos clientes e oferecer um atendimento de excelência. 

Para isso, contar com uma plataforma para restaurantes como a EPOC é essencial. Com ela você agiliza o atendimento e descomplica a gestão do seu negócio. Quer saber como funciona na prática? Então fale com um de nossos consultores.

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Marianne Ternes

Graduada em Jornalismo pela UFSC, é especialista em marketing de conteúdo e SEO para negócios B2B no setor de tecnologia.

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