Tablet para restaurante: o que levar em conta quando comprar e como usar

Veja como usar um tablet para restaurante e descubra quais configurações levar em conta na hora de comprar modelos para o seu estabelecimento!
tablet para restaurante

Sumário

Muito populares desde o surgimento do iPad, os tablets têm ganhado grande importância em diversos segmentos – e no ramo de food service não é diferente. Esse aparelho permite facilitar o atendimento, reduzir custos e fidelizar a clientela.

Para que você possa aproveitar esses benefícios no seu estabelecimento, preparamos tudo que você precisa saber sobre como usar um tablet para restaurante!

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Como usar um tablet para restaurantes

Esse dispositivo tão inovador quanto multifunção permite que você tenha uma série de funcionalidades e recursos ao dispor do seu restaurante. Muito mais versátil e acessível do que um computador, o aparelho é uma solução eficaz e móvel.

Um restaurante com tablet pode usá-lo como cardápio, comanda, meio de pagamento, formulário de satisfação e muito mais.

Abaixo você conhece os principais usos de um tablet para restaurante.

ambiente com tablet para restaurante usado como totem de autoatendimento

Cardápio online

Um dos usos mais comuns é como um tablet para pedidos em restaurante. Isso possibilita uma maneira mais autônoma e rápida de visualizar as opções do menu. Assim, traz mais modernidade e praticidade ao estabelecimento, além de otimizar a sua operação.

Seja como um tablet para garçom ou um dispositivo disponível na mesa, com o aparelho é possível visualizar todos os itens do cardápio e realizar o pedido. Depois, ele é enviado automaticamente para a área de preparo e, após, recebido direto na mesa.

Comanda digital

O outro uso mais comum desse tipo de aparelho – que pode ocorrer simultaneamente ao cardápio online – é ter um tablet para comanda eletrônica.

Similar ao uso anterior, esse tipo de sistema de tablet para restaurante é focado em melhorar a experiência de compra e pagamento da clientela.

Na maioria das vezes, a comanda digital em um tablet pode incorporar também o cardápio. Assim, um cliente pode visualizar os itens do menu, registrá-los na comanda e enviar o pedido para o preparo.

Nesse caso, a grande diferença é que o registro dos pedidos fica disponível para visualização virtual, seja dos atendentes ou dos próprios clientes.

Além disso, um tablet para comanda eletrônica permite que a clientela pague de forma autônoma através do dispositivo via transações online (com cartões ou Pix).

Totem de autoatendimento

Esse tipo de uso também costuma incorporar comanda e cardápio digital em um único dispositivo. Além disso, um totem de autoatendimento feito com um tablet também pode atuar como um PDV móvel.

É preciso notar que, ao contrário dos outros usos de um tablet para restaurantes, esse costuma ter uma natureza mais fixa. Isso pode reduzir o potencial de flexibilidade do atendimento, mas tende a aumentar a rapidez e a autonomia dos clientes na hora de pedir e pagar.

Totem de feedback

Além disso, um totem também pode ser usado de outras formas no seu restaurante. Se você quiser ir além, pode utilizar um tablet como um totem de feedback.

Nele, inclua perguntas e métricas que ajudem a coletar informações sobre a experiência dos seus clientes.

Você pode estimular esse feedback através de promoções, cashback e outras formas de oferecer uma premiação pelas opiniões da clientela. 

O importante é facilitar a coleta desses dados – através dos tablets para restaurantes – e tomar medidas para implementar as melhorias e mudanças que surgirem através deles.

tablet para restaurante com cardápio online

Quais as vantagens de um restaurante com tablet

Depois de entender como utilizar esses dispositivos no seu estabelecimento, é a hora de conhecer todos os benefícios que eles podem oferecer. Como você já deve ter percebido, os principais são agilidade e economia – mas não para por aí. Confira!

Redução de custos e aumento da lucratividade

Um tablet para restaurantes permite que você reduza custos de operação ao unificar comanda, cardápio e PDV em apenas um aparelho

Isso por si só já representa uma economia com impressão, computadores, máquinas de pagamento, impressoras e insumos diversos.

Só que, além disso, um restaurante com tablet também consegue aumentar seus lucros. O dispositivo possibilita que os colaboradores otimizem suas atividades e, assim, maximizem as vendas.

Dessa forma, em vez de ficarem se deslocando das mesas para a cozinha, revisando pedidos ou mesmo atendendo filas de espera no caixa, os funcionários se concentram em aprimorar os processos do restaurante (reduzindo erros e desperdícios).

Além disso, eles também atendem mais clientes em menos tempo. Logo, é possível aumentar vendas, garantir a boa experiência dos clientes e, assim, fazer com que eles voltem sempre.

Agilidade no atendimento e na produção

Falando em experiência da clientela, um tablet também ajuda a garantir que seus consumidores estejam felizes e satisfeitos. Ele auxilia a descobrir o que pode ser melhorado no seu estabelecimento.

Primeiro, com ele o seu restaurante cria uma experiência mais moderna, autômata e ágil na hora de pedir e pagar. Isso faz com que os pedidos cheguem mais rapidamente tanto na área de preparo quanto na mesa dos clientes (e nunca com erros).

O mesmo acontece no momento de pagar: seja na própria mesa ou em um totem de autoatendimento, isso fica muito mais fácil e ágil – e também aumenta a rotatividade das mesas.

Além disso, um tablet de restaurante pode ser utilizado como um monitor KDS (Kitchen Display System, na sigla em inglês) na cozinha do seu estabelecimento. Assim, a sua equipe consegue visualizar de forma clara e imediata quais pedidos precisam ser feitos em ordem de prioridade.

Outro uso é na forma da tela de expedição. Ela permite que você avise aos seus clientes que seus pedidos já estão prontos imediatamente após o preparo. Isso pode acontecer em um balcão ou até mesmo na própria mesa. O resultado dessa tecnologia é oferecer com muito mais agilidade e comodidade, aprimorando a experiência da sua clientela.

Melhorar a experiência do cliente

São a agilidade e a autonomia que cativam a clientela. A somatória desses benefícios cria uma experiência inesquecível e, assim, seus clientes voltam sempre. Afinal, ninguém gosta de ficar em um restaurante em que o atendimento é lento, os pedidos chegam errados e ainda há filas gigantescas na hora de pagar.

É exatamente a agilidade e autonomia que você proporciona para os clientes ao utilizar um tablet para restaurante. Como você já viu, esse aparelho pode atuar como cardápio, comanda, PDV e totem de feedback.

Assim, o tablet aperfeiçoa toda a jornada dos clientes, desde o momento das suas chegadas até a hora de pagar a conta – e, antes de sair, dando feedback sobre como foi a experiência no restaurante.

Com esses dados, você pode continuar aperfeiçoando o seu restaurante e incrementando a qualidade do atendimento e da operação para garantir a satisfação da clientela. Tudo graças à tecnologia.

O que levar em conta na hora de comprar tablets para restaurantes

Talvez uma das únicas dificuldades na hora de adotar um tablet para restaurante seja encontrar o modelo certo do aparelho que atenda a todas as necessidades do seu estabelecimento.

Além disso, outro fator que atrapalha essa busca é justamente a grande variedade de tablets. O mercado conta com variadas marcas, configurações, modelos e funcionalidades que podem ajudar o seu restaurante – ou não. Cabe a você entender isso tudo; e a boa notícia é que você não está sozinho nessa tarefa.

Abaixo nós explicamos algumas das principais características que demandam a sua atenção na hora de escolher um tablet para o seu estabelecimento. É importante ressaltar que você deve adaptar cada um desses itens de acordo com o quanto cada um é importante para o seu negócio. Confira!

Compatibilidade

O primeiro passo na hora de comprar o tablet é garantir que o seu futuro aparelho se enquadre no cotidiano do seu restaurante.

Nesse sentido, avalie se um determinado modelo e/ou marca é familiar à sua equipe, se ele pode se conectar facilmente a outros dispositivos que você possui (como computadores e impressoras).

Outro ponto que merece atenção é o sistema operacional do aparelho. Embora o iPad tenha iniciado a popularização do tablet, o modelo da Apple costuma ter custo mais alto e, além disso, baixa compatibilidade com softwares e soluções de terceiros.

Por isso, o ideal muitas vezes é optar por um sistema Android, da Google. Ele é o mais utilizado em smartphones e tablets, sendo altamente compatível com diversas outras plataformas e ferramentas.

Dessa forma, você garante que todos os aparelhos trabalharão de forma conjunta e evita dores de cabeça ao descobrir, após a compra, que um tablet não é compatível com algum equipamento.

Além disso, você pode unir o tablet a um sistema para restaurante que ajuda a garantir essa compatibilidade – saiba mais sobre isso mais adiante.

Para entender isso de forma melhor, pesquise sobre cada dispositivo que você está pensando em adquirir e use ferramentas online para comparar as principais especificidades técnicas de cada um.

Desempenho

O segundo aspecto que você precisa cuidar ao adquirir tablets para restaurantes é o desempenho do aparelho. Pode parecer que esse cuidado leva apenas em consideração uma relação entre memória, processador, software e outros aspectos, mas não é bem assim.

Primeiro, é importante descobrir o que significa desempenho para o seu estabelecimento. Por exemplo, você precisa de muito espaço de armazenamento para salvar diversos apps e arquivos, ou o melhor é contar com alto processamento e armazenamento pequeno, pois você usará poucos apps?

O objetivo é deixar o aparelho fixo na mesa ou que ele seja carregado pelos colaboradores e/ou clientes? No primeiro caso, o tablet pode ser mais pesado e maior; já no segundo, ele deve ser leve e durável (afinal, algum acidente ou queda pode acontecer no deslocamento).

Ou seja: defina as prioridades de desempenho dos tablets no seu restaurante e, depois, procure aparelhos que se enquadrem nessas prioridades.

Além disso, é saudável estabelecer quais aspectos são irrelevantes para o restaurante. Por exemplo, a qualidade da câmera pode não ser tão importante já que ela será usada somente para escanear QR Codes. O mesmo vale para recursos como conexão via 5G, já que os tablets (via de regra) serão conectados via wifi.

Saiba mais: Por que adotar QR Code para restaurante?

Custo-benefício

Esse é um fator muito importante que pode ser decisivo, especialmente dependendo da forma como você utilizará os tablets para restaurantes. Levando em conta desempenho, vida útil e compatibilidade, é preciso, por fim, avaliar o investimento nos aparelhos.

Considere quanto você pode investir e por quanto tempo os dispositivos serão utilizados. Ponha na balança também os eventuais custos de manutenção, possibilidade de atualizações no futuro e facilidade de uso pelos usuários/colaboradores.

Dessa forma, você encontrará o tablet para restaurante ideal para o seu estabelecimento – e que caiba no seu bolso.

modelo de tablet para restaurante usado como comanda digital

Faça ainda mais com um sistema para restaurante com tablet

É possível aumentar mais ainda os benefícios desse tipo de aparelho para garantir que eles funcionem de forma eficiente, segura e com autonomia. Para isso, basta usar um sistema para restaurante com tablet, como o EPOC.

Com ele, você garante que os tablets se conectem ao PDV (ou atuem como um), ao estoque e ao ERP sem problemas. Além disso, o EPOC permite usar os dispositivos como cardápio, comanda, totem de autoatendimento, KDS ou tela de expedição de forma totalmente integrada e com facilidade.

Para saber como essas funcionalidades podem ajudar o seu restaurante a aumentar as vendas e fidelizar os clientes, veja uma demonstração gratuita do EPOC e fale com um de nossos especialistas sem compromisso.

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Daniel Silva

VP de Finanças e Estratégia da EPOC Tech. Empreendedor experiente com profundo conhecimento nas indústrias de tecnologia, alimentos e bebidas. Especialista em liderança e operações, finanças, estratégia e marketing. Profissional altamente qualificado com MBA em Gestão Estratégica e Financeira pela FGV, Bacharel em Marketing pela ESPM e cursos de Pós-Graduação pela Stanford University.

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