PDV móvel: como funciona e quais as vantagens

Descubra o que é um PDV móvel e entenda por que o seu estabelecimento precisa contar com essa tecnologia para vender mais!
pdv móvel

Sumário

Garantir agilidade na operação sem deixar de perder as vendas – e ainda melhorar a experiência dos clientes. Parece um sonho? Com o PDV móvel é exatamente isso que o seu restaurante, bar ou casa noturna alcança.

Saiba mais sobre essa tecnologia e como utilizá-la!

O que é PDV móvel?

Primeiro, vale relembrar o que significa PDV: a sigla para Ponto De Venda representa o local ou ferramenta na qual as vendas são realizadas entre o estabelecimento e os seus clientes. 

O PDV mais conhecido é o fixo, aquele que geralmente conta com um computador, uma máquina de pagamentos (também conhecida como POS), caixa registradora e uma impressora de nota fiscal.

Esse formato ainda é muito presente em mercados, lojas de varejo e estabelecimentos de menor porte, que contam com baixo volume de clientes.

Já o PDV móvel, como o nome indica, é a versão modernizada desse modelo antigo. Com um PDV portátil não é preciso que todos os clientes passem em um caixa. Os atendentes se deslocam até os clientes, agilizando muito o processo de pagamento digital (via cartão), reduzindo filas e evitando frustrações.

Além disso, há também a possibilidade de usar uma máquina smart como PDV móvel. Dessa forma, smartphones e tablets podem ser transformados em POS. Isso facilita a aquisição dos equipamentos, moderniza o atendimento e reduz ainda mais os custos de operação.

Outra forma de utilizar um PDV smart é através de totens de autoatendimento. Embora sejam mais fixos do que os smartphones ou tablets, eles também são opções que oferecem autonomia e agilidade aos clientes.

Com eles, o cliente não precisa esperar o atendente e pode por conta própria fechar sua conta/comanda e pagar via cartão ou outra forma de pagamento digital compatível com o equipamento e o seu estabelecimento.

Como um PDV portátil funciona?

Mas como isso acontece na prática? O segredo está na integração entre as diversas áreas de um restaurante, bar ou casa noturna. E tudo isso é possível graças a uma solução: o sistema de gestão ERP.

Com ele, é possível conectar o PDV ao POS (móvel ou fixo), ao estoque, à cozinha e ao financeiro, entre outras áreas do seu estabelecimento. Assim, tudo funciona de forma automatizada e simples, com segurança e eficiência.

O PDV móvel possibilita tomar os pedidos direto na maquininha de cartão, inclusive com pedidos faseados. Isso traz agilidade para os garçons, que podem atender diversas mesas em menos tempo.

Essa redução nos deslocamentos é ampliada com o envio direto dos pedidos para o KDS (Kitchen Display System). Isso torna o preparo muito mais rápido – e também evitando erros e falhas humanas.

É dessa forma que quando um cliente pede através do PDV móvel, tudo é feito automaticamente: as informações são enviadas para o ERP e para o KDS que dão seguimento ao processo de preparo, fluxo de caixa, entre outros.

Além disso, um mobile PDV pode ser também um totem de autoatendimento ou smartphones/tablets. Eles também atuam como comanda e cardápio online, possibilitando que o processo de pedir e pagar fique ainda mais automatizado e autônomo.

O cliente pode visualizar o cardápio, escolher o que pedir, realizar o seu pedido, enviá-lo para a área de produção e depois já fazer o pagamento, tudo em um único aparelho em poucos segundos.

Quais as vantagens de um PDV móvel?

Mas o que mais um PDV móvel pode trazer de benefícios para o seu estabelecimento? Os principais são: eficiência e economia.

Com essa ferramenta, um restaurante ou bar reduz filas, aumenta a rotatividade das mesas e proporciona uma experiência de atendimento moderna que fideliza a clientela. Saiba mais sobre as vantagens do POS móvel.

Melhorar a experiência do cliente

O principal benefício desse tipo de tecnologia é o que mais importa para um estabelecimento de food service: a felicidade dos clientes. Com um PDV móvel, você pode acabar com a espera dos seus clientes, seja para pedir ou para pagar.

Isso pode parecer simples – e até mesmo básico –, mas somente quem já perdeu a paciência esperando por um atendente ou em uma fila no restaurante/bar sabe como isso é incômodo.

E também só quem passou por isso sabe que não voltará a esse local que marcou tão negativamente. Você não quer que o seu estabelecimento seja assim, certo? Por isso, considere adotar um mobile PDV.

Reduzir os custos

Otimizar a operação e diminuir custos é o sonho de todo empreendedor – e com um PDV móvel isso se torna realidade. A ferramenta permite que você reduza o número de “PDVs completos”, que contam com mais equipamentos (e, por isso, custam mais).

Isso já representa uma grande economia. Mas não para por aí, também há uma redução no desperdício de tempo dos seus colaboradores. 

Com o PDV móvel, eles podem se ocupar tirando dúvidas dos clientes, entregando pedidos e executando outras tarefas administrativas, em vez de ficar no caixa esperando um cliente chegar para pagar a conta.

Além disso, por ter um custo menor, você pode até aumentar o número de PDVs do seu restaurante ou bar e ainda assim acabar economizando. Dessa forma, você consegue atender mais clientes em menos tempo e com menos custos.

Segurança nas transações

Assim como as vendas de um PDV “tradicional”, aquelas feitas no modelo móvel também contam com total segurança. As transações são criptografadas e contam com todas as medidas antifraude que fazem parte de um ponto de venda.

Além disso, os modelos móveis permitem apenas transações digitais, o que evita erros e fraudes que podem acontecer no caso de pagamentos com dinheiro físico. Elas entram na conta da sua empresa em tempo real, com total transparência e rastreabilidade.

Usos do PDV móvel em restaurantes e bares

Na prática, um PDV mobile ajuda a agilizar o pagamento e, por isso, está presente justamente como uma ferramenta acessível para os clientes de forma fácil e rápida. Veja abaixo os principais usos dessa tecnologia no ramo de food service.

Leia também: Sistema PDV restaurante: como escolher o melhor?

Caixa móvel

O mais comum é justamente transformar a máquina smart POS em um caixa móvel. Assim, você consegue levar o PDV até as mesas dos clientes, dessa forma agilizando muito o processo de atendimento.

Totem de autoatendimento

Embora não pareça, um totem de autoatendimento é um PDV móvel também. Isso porque embora ele fique fixo em um ponto, o dispositivo permite que você multiplique seu número de pontos de venda e ofereça uma forma de pagamento totalmente autônoma para a clientela.

Comanda digital

Falando em atendimento autônomo, a comanda digital também pode ser um PDV móvel. Se você contar com o sistema adequado, os próprios smartphones dos clientes se tornam smart POS. Isso reduz filas e dá mais modernidade ao seu estabelecimento.

Como ter um POS móvel?

Muitas pessoas acreditam que para ter um PDV móvel, basta adquirir uma máquina de pagamento e/ou um smartphone/tablet. E embora esses aparelhos por si só possam atuar dessa forma, o ideal é que eles operem em conjunto com um sistema para restaurante ou bar.

No caso do EPOC PDV, você pode utilizar o modelo móvel PDV tanto em computadores quanto em dispositivos móveis e no Smart POS.

Dessa forma, é possível integrar o PDV a todas as outras áreas do seu estabelecimento, como estoque, administrativo, cozinha, bar e aos próprios garçons e demais atendentes.

Além de garantir a eficiência da operação, isso maximiza os benefícios do POS móvel, economizando tempo e investimento.

Para entender mais sobre como essa integração acontece na prática, veja uma demonstração gratuita do EPOC e descubra como o sistema pode revolucionar o seu estabelecimento!

Dúvidas Frequentes

O que é PDV móvel?

É um PDV mais moderno e portátil usado pelos atendentes, que se deslocam até os clientes, agilizando muito o processo de pagamento digital (via cartão), reduzindo filas e evitando frustrações.

Como um PDV portátil funciona?

Ele funciona integrado com um sistema ERP, e assim se conecta POS (móvel ou fixo), ao estoque, à cozinha e ao financeiro, entre outras áreas do seu estabelecimento.

Quais as vantagens de um PDV móvel?

1 – Melhorar a experiência do cliente;
2 – Reduzir os custos;
3 – Segurança nas transações.

Quais são os usos do PDV móvel?

1 – Caixa móvel;
2 – Totem de autoatendimento;
3 – Comanda digital.

Como ter um PDV móvel?

Usando um sistema para restaurante ou bar, como o EPOC. Assim, você pode utilizar o modelo móvel de PDV tanto em computadores quanto em dispositivos móveis e no Smart POS. Dessa forma, é possível integrar o PDV a todas as outras áreas do seu estabelecimento, como estoque, administrativo, cozinha, bar e aos próprios garçons e demais atendentes.

Guilherme

Guilherme

Jornalista, redator e membro da equipe de marketing da EPOC.

Inscreva-se em nosso blog

Receba os melhores conteúdos para ajudar a alavancar seu negócio gastrônomico