A virada do ano é aquele momento em que as empresas estão analisando os resultados, revendo processos e planejando as ações para os próximos 12 meses. E nos bares e restaurantes não é diferente.
Para traçar os objetivos do ano e alcançar o sucesso, é preciso não só avaliar o próprio desempenho, mas também olhar para os concorrentes e o mercado para identificar pontos de melhoria e oportunidades para crescimento.
Afinal, em um setor tão concorrido como o de food service, é preciso conhecer as novas demandas dos consumidores e acompanhar as tendências.
Por isso, listamos neste artigo as principais tendências para restaurantes em 2024. Continue lendo e saiba o que fazer para se destacar.
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Principais tendências para restaurantes em 2024
Quando se fala em tendências para restaurantes, é comum pensar apenas nos pratos, ingredientes e tipos de preparo que estão na moda.
Mas, se você é gestor de um negócio gastronômico, precisa expandir o olhar. Isso porque o sucesso de um restaurante não depende apenas dos itens do cardápio, mas também da experiência do cliente, da excelência no atendimento, da eficiência operacional e muito mais.
Pensando nisso, listamos a seguir as sete principais tendências na gestão de restaurantes. Confira!
1 – Sustentabilidade: dos fornecedores às embalagens
Com a crise climática, os consumidores (e investidores) estão de olho nas empresas que se preocupam com a sustentabilidade. Por isso, se você quiser atrair e fidelizar esse perfil, precisa pensar em ações que tornem seu restaurante sustentável.
E são diversos os aspectos que você pode aperfeiçoar:
- fornecedores locais.
- ingredientes orgânicos.
- fontes de energia renováveis.
- equipamento com maior eficiência energética.
- destino adequado para resíduos sólidos.
- compostagem.
- embalagens biodegradáveis e muito mais.
Busque soluções e mostre que você se importa. Com certeza esse será um diferencial do seu restaurante.
2 – Alimentação saudável e plant-based
Refeições saudáveis, ingredientes nutritivos e alimentos à base de plantas são uma forte tendência entre os consumidores, uma vez que as pessoas estão mais preocupadas com a saúde e evitando os produtos ultraprocessados.
Para atender essa demanda, é preciso não só escolher ingredientes de qualidade e criar pratos saudáveis, como também comunicar da maneira correta.
Ou seja: seu cardápio deve trazer descrições que destaquem essas características, como informações nutricionais e benefícios para a saúde.
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3 – Tecnologia no atendimento: PDV, KDS e autoatendimento
Se você ainda não utiliza nenhuma tecnologia para otimizar o atendimento aos clientes, esse deve ser seu objetivo em 2024. Os clientes esperam agilidade e eficiência, e contar com a tecnologia é o melhor caminho para proporcionar a melhor experiência possível.
Alguns exemplos de soluções são:
- PDV moderno, que possibilita tomar os pedidos em poucos cliques, muito mais rápido, e enviar automaticamente para a produção.
- Sistema KDS para organizar e visualizar os pedidos para acelerar o preparo e entregar para o cliente em pouco tempo.
- Cardápio digital e autoatendimento para que o cliente tenha mais autonomia na hora de pedir e pagar, sem precisar esperar pelo garçom ou pegar filas.
4 – Delivery, take away, grab and go para maior comodidade
Outra forte tendência no food service é a diversificação de modalidades de atendimento para oferecer maior comodidade aos clientes.
Isso porque, além da experiência de consumir no local, as pessoas também querem a possibilidade de receber a refeição em casa, fazer o pedido para retirada ou até mesmo passar para pegar algum prato pronto para consumo.
Portanto, se você ainda não trabalha com delivery, take away e grab and go, coloque nos seus planos para 2024!
Permitir que seu cliente escolha a forma de consumo que for mais conveniente para ele no momento é uma forma de fidelização – e você também pode atingir um público diferente do habitual.
5 – Inteligência Artificial para otimizar processos
A inteligência artificial explodiu no último ano e deve se fortalecer nos mais diversos setores em 2024. Soluções específicas para restaurantes já estão disponíveis no mercado, contribuindo para gerar eficiência e otimizar resultados.
Um exemplo são os sistemas para restaurantes inteligentes, que indicam para o garçom o momento exato em que deve oferecer determinado produto aos clientes, aumentando as chances de eles aceitarem a sugestão e consumirem mais.
Também há inteligência artificial integrada a plataformas de gestão, capazes de propor ações estratégicas com base em dados. Neste caso, a IA é capaz de indicar um tipo de promoção ou mudança no cardápio para aumentar o faturamento, por exemplo.
6 – Treinamento da equipe para alcançar excelência
A experiência do cliente nunca foi tão importante, e para alcançar a excelência é preciso ter uma equipe capacitada e muito bem alinhada. Por isso, o treinamento de colaboradores deve ser o foco dos gestores de restaurantes.
Este é, no entanto, um desafio histórico do setor. Com alta rotatividade dos funcionários e um dia a dia bastante corrido, são poucos os gestores que encontram tempo para realizar treinamentos.
A solução pode estar, novamente, na tecnologia: ao adotar um sistema mais moderno e eficiente para otimizar processos e facilitar a gestão, você ganha tempo para se dedicar à liderança da equipe, contribuindo para aperfeiçoar o atendimento.
7 – Gestão inteligente e baseada em dados
A inteligência de negócios ganhará cada vez mais relevância para os restaurantes, contribuindo para que reduzam custos, identifiquem gargalos, otimizem processos e potencializem os resultados.
Os gestores que puderem contar com plataformas avançadas e souberem tomar decisões com base em dados sairão na frente da concorrência.
Em vez de perder tempo com relatórios defasados e com informações que não batem, poderão fazer as análises de forma simples. Desta forma, conseguirão ter insights e traçar estratégias mais eficazes para aumentar a lucratividade, acelerando o crescimento do negócio.
Alavanque o crescimento do seu restaurante em 2024
Como você pode perceber ao longo da nossa lista de tendências para restaurantes em 2024. O segredo para ter sucesso é se adequar às novas exigências dos consumidores, proporcionar uma ótima experiência aos clientes e ter uma gestão inteligente.
A tecnologia pode contribuir com todos esses aspectos, e por isso é fundamental conhecer as ferramentas disponíveis no mercado. A EPOC é uma plataforma feita para seu restaurante crescer, com soluções de PDV, ERP, KDS, cardápio digital, autoatendimento e muito mais.
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