O que é totem de autoatendimento para restaurantes e bares?

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Sumário

Com a transformação digital, diversos segmentos têm usado dispositivos e softwares específicos – e o mesmo acontece com restaurantes e bares. Exemplos disso são os totens ou quiosques de autoatendimento.

Neste artigo, saiba o que é totem de autoatendimento e o que ele pode oferecer ao seu estabelecimento. Confira!

banner para baixar guia sobre autosserviço com totem de autoatendimento restaurante

O que é autoatendimento?

Primeiro, vale lembrar o que é o autoatendimento: ele pode ser definido como uma forma de atendimento em que o próprio cliente tem autonomia para visualizar o cardápio, fazer o pedido e até pagar pela compra por conta própria, sem precisar interagir com garçons ou atendentes.

Isso pode ser feito via smartphones, tablets ou outros dispositivos móveis (sejam eles do estabelecimento ou dos próprios clientes), ou então em aparelhos que ficam no ambiente do restaurante/bar (os totens).

O importante aqui é que esses hardwares e softwares permitam que as pessoas façam seus pedidos por conta própria e que eles sejam integrados ao sistema de gestão do estabelecimento para que os pedidos sejam registrados e preparados.

Cada vez mais os clientes buscam opções de atendimento que proporcionem autonomia e também comodidade, e por isso o autoatendimento vem ganhando popularidade, principalmente depois da pandemia.

O que é totem de autoatendimento?

É dentro desse contexto de autoatendimento que os totens se tornaram tão populares – e úteis! Geralmente contando com touchscreen, o totem de atendimento permite que os clientes vejam os produtos, confiram os preços, personalizem seus pedidos (quando disponível) e realizem o pagamento.

Também é importante ressaltar que, para entender o que é totem de autoatendimento, é preciso compreender que eles são conectados com o sistema de gestão de pedidos do bar ou restaurante, conhecido como PDV. Ou seja, para que um negócio tenha um totem, ele precisa também desse tipo de ferramenta.

totem de autoatendimento para restaurantes

Dessa forma, os clientes interagem com o mesmo sistema que os colaboradores utilizam, por isso, produtos, preços e formas de pagamento disponíveis são os mesmos. Isso garante que o fluxo de venda aconteça normalmente, como seria no caso de uma compra feita em um balcão ou com um garçom. Não há risco de compras duplicadas nem que elas sejam perdidas na fila de produção ou entrega.

Saiba mais: Tudo sobre totem de autoatendimento para restaurantes e bares

5 benefícios do totem de autoatendimento para restaurantes e bares

Se você busca melhorar o atendimento aos seus clientes, otimizar sua operação e reduzir custos, um totem de atendimento é uma ótima opção. Além de deixar seu bar ou restaurante mais moderno, ele conta com outros benefícios. Confira alguns deles a seguir!

1 – Minimize filas

Com o autoatendimento você consegue aumentar os pontos de venda do seu restaurante ou bar, reduzindo as filas e o tempo de espera. Além disso, os totens permitem que os clientes tenham mais autonomia e não precisem esperar que um atendente receba seus pedidos ou registre seus pagamentos.

2 – Melhore a experiência dos clientes

Esse benefício é um reflexo de todos os outros. Estando em um ambiente moderno, com atendimento rápido, sem erros nos seus pedidos e que permite que eles mesmos realizem suas compras e paguem sem esperar por alguém, seus clientes têm uma experiência mais qualificada e, assim, tendem a voltar mais vezes.

3 – Reduza custos de operação

Com o atendimento autônomo e sem contato com outras pessoas, seu bar ou restaurante reduz o investimento em equipe e equipamentos para caixa, pagamento, emissão de notas fiscais, entre outros. Além disso, você evita problemas e erros de pagamento, já que todas as transações são digitais.

4 – Evite erros nos pedidos

Além de evitar erros na hora do pagamento, saber o que é totem de autoatendimento e tê-lo no seu bar/restaurante também ajuda a reduzir os erros nos pedidos. Que atire a primeira pedra quem nunca fez um pedido para um garçom ou atendente e recebeu algo totalmente oposto. Se o cliente é quem realiza seu próprio pedido, as chances de isso acontecer ficam muito menores.

5 – Otimize o trabalho da equipe de atendimento

Enquanto os clientes utilizam o totem de autoatendimento, sua equipe pode focar suas energias em outras frentes, principalmente garantindo uma boa experiência para a clientela. Por exemplo, dar sugestões de itens do menu, auxiliar no uso do totem, indicar bebidas ou mesmo o cuidar do ambiente podem ser tarefas realizadas por quem, de outra forma, ficaria preso ao seu caixa apenas registrando vendas. Isso também permite realizar treinamentos para a equipe que sejam diferentes e mais abrangentes.

Conheça as soluções de autoatendimento para restaurantes da EPOC

Agora que você conhece as vantagens do totem de autoatendimento para restaurantes e bares, que tal conhecer as soluções da EPOC? Temos uma plataforma construída para aumentar a eficiência operacional e reduzir custos. Se o seu objetivo é ter mais lucratividade no seu negócio, com certeza podemos ajudar.

O KIOSK é nosso totem de autoatendimento com serviço completo, e você pode adaptar para o seu modelo de operação. Com ele seu cliente navega pelo cardápio digital, seleciona os pedidos e paga com autonomia e liberdade. Nosso clientes que utilizam essa solução alcançam excelentes resultados, aumentando o faturamento em até 10%.

Confira algumas características e vantagens de utilizar o EPOC KIOSK:

  • Cardápio digital: menu editável e customizável, com destaque de produtos, promoções e sugestões.
  • Pedido completo estilo fast food.
  • O cliente tem autonomia para fazer o pedido e não precisa aguardar pelo atendimento.
  • Redução de filas e aglomerações.
  • Opções de venda direta e comanda pré ou pós-paga.
  • Pagamentos em Cartões de Crédito, Débito, Carteiras Digitais e Pix.
  • Agilidade na operação: o pedido pago pelo cliente no totem sai automaticamente na produção.

Se você quer ver como funciona na prática e saber como esta e outras soluções podem ajudar seu negócio a crescer, agende agora mesmo uma demonstração gratuita!

Dúvidas Frequentes

O que é totem de autoatendimento para restaurantes e bares?

Totem de autoatendimento é um equipamento no qual o cliente pode fazer o pedido e o pagamento sozinho, sem precisar interagir com outra pessoa. Também é chamado de totem de autosserviço ou terminal de autoatendimento.

Como funciona o totem de autoatendimento em restaurantes e bares?

Nos restaurantes ou bares, os totens de autoatendimento exibem o cardápio com as opções de pratos e bebidas disponíveis. O cliente seleciona quais produtos deseja, inclui no carrinho e faz o pagamento. O totem de autoatendimento pode ser utilizado com para gerar uma senha de retirada do pedido ou com comandas individuais pré e pós pagas.

Quais as vantagens do totem de autoatendimento em restaurantes e bares?

Entre as vantagens de adotar totens de autoatendimento em restaurantes e bares estão: redução de custos operacionais, aumento do ticket médio, agilidade no atendimento, redução de filas, melhor experiência do cliente, redução de erros nos pedidos, entre outras.

Guilherme

Guilherme

Jornalista, redator e membro da equipe de marketing da EPOC.

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4 comentários em “O que é totem de autoatendimento para restaurantes e bares?”

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