9 formas de aumentar o ticket médio do restaurante

ticket médio restaurante

Sumário

Aumentar a receita e a lucratividade é um dos principais objetivos de todo negócio gastronômico. Para isso, é preciso acompanhar os resultados de vendas, identificar oportunidades de melhoria e traçar estratégias. 

Nesse processo, uma das métricas fundamentais é o ticket médio. Ele indica quanto cada cliente gasta por refeição e serve para entender como o faturamento está distribuído. Ou seja: ajuda a visualizar com mais clareza a composição da sua receita. 

Se você quer saber mais sobre esse assunto, continue lendo este artigo! Nele vamos explicar o que é, como calcular e o que fazer para aumentar o ticket médio restaurante. Confira!

O que é ticket médio de restaurante?

Você já parou para analisar a composição do seu faturamento? Quanto cada cliente gasta em uma refeição no seu estabelecimento? Qual o perfil de consumo desses clientes?

O ticket médio é uma das métricas que ajudam a responder essas questões. Ele indica o valor médio gasto por cliente em uma única visita ao restaurante. Isso significa que quanto mais cara for a conta, maior será o ticket médio — e também o faturamento. 

Para conhecer e analisar esse indicador, é preciso levar em conta alguns fatores como o nicho de atuação, os produtos oferecidos e o perfil do público. Não há um ticket médio ideal que possa ser utilizado de referência para todo tipo de estabelecimento

No entanto, uma coisa é certa: aumentar o ticket médio é uma das melhores formas de obter um maior faturamento. A seguir, aprenda a fazer o cálculo e conheça algumas estratégias!

Como calcular o ticket médio restaurante?

O ticket médio é calculado dividindo o faturamento total pelo número de clientes atendidos durante um determinado período. O mais comum é considerar um mês, mas você pode fazer a análise no intervalo que desejar. 

A fórmula do ticket médio de restaurante é a seguinte: 

Ticket médio = Faturamento do período / Número de clientes no período

Desta forma, se um restaurante teve um faturamento de R$ 10.000 em um mês e atendeu 500 clientes durante o mesmo período, o ticket médio foi de R$ 20,00.

Ticket médio = 10.000 / 500

Ticket médio = 20

Após fazer o cálculo, você pode fazer uma análise comparativa ao mês anterior ou ao mesmo período no ano anterior. 

Assim, poderá entender se o ticket médio está aumentando ou diminuindo mês a mês e também identificar padrões, como os meses em que o ticket costuma ser mais alto, por exemplo. 

Outra análise interessante é por canal de venda. Você pode fazer o cálculo do ticket do delivery e de consumo no local para entender se há diferenças e qual precisa de mais atenção.

9 estratégias para aumentar o ticket médio de um restaurante

Agora que você já sabe como fazer o cálculo do ticket médio do seu restaurante, confira algumas estratégias que você pode aplicar para aumentá-lo!

1 – Engenharia de cardápio

A engenharia de cardápio é uma forma de otimizar o seu menu para destacar os pratos que são mais lucrativos, influenciando a escolha dos seus clientes. Ela contribui para o aumento do ticket médio pois direciona melhor a decisão sobre o pedido para o que é mais vantajoso para o restaurante. Confira nosso guia de engenharia de cardápio

2 – Treinar a equipe

Ter uma equipe preparada para atender e vender é uma das melhores maneiras de fazer com que seus clientes gastem mais. Os garçons devem ter um conhecimento aprofundado do cardápio e saber o que sugerir com base nas preferências dos clientes. 

3 – Programa de fidelidade

Os programas de fidelidade podem ser um incentivo para que seus clientes consumam mais. Um sistema de pontos, por exemplo, no qual o cliente ganha mais pontos conforme o valor gasto, é uma excelente estratégia. 

4 – Crie eventos especiais

Quanto mais tempo seus clientes passam no seu restaurante, mais eles gastam. Criar noites temáticas, eventos especiais, ter uma agenda de atrações e fazer ofertas é uma forma de atrair os clientes e fazer com que eles consumam mais. 

5 – Up selling e Cross selling

Essas também são estratégias clássicas para aumentar o ticket médio. Crie combos especiais por um preço atrativo – alguma comida mais uma bebida, por exemplo. Neste caso, também vale utilizar estratégias de precificação que influenciem a decisão. 

Além disso, ofereça porções maiores e complementos ao pedido. Lembre-se: o cliente precisa saber que você tem essas opções, então treine seus funcionários para fazer as sugestões. 

6 – Personalização

Utilize dados dos clientes para personalizar as ofertas e recomendações. Essa é uma forma de valorizar as preferências deles e acertar nas sugestões. Com um sistema para restaurante como o EPOC você consegue fazer análises dos produtos mais vendidos e perfil de consumo dos seus clientes para pensar estratégias de vendas. 

7 – Autoatendimento 

Cardápio digital e totem de autoatendimento são duas tecnologias que contribuem para o aumento do ticket médio. Como eles colocam o controle na mão do cliente, ele tem mais autonomia e facilidade para fazer os pedidos, sem nenhuma barreira. Assim, tendem a gastar mais. 

8 – Menu degustação

O menu degustação é uma excelente forma de aumentar o gasto médio por pessoa ao mesmo tempo em que proporciona uma experiência diferenciada. Nele os clientes podem experimentar os melhores pratos do seu restaurante em porções menores. 

9 – Pacotes para grupos

Encontros em grupo geralmente são bastante lucrativos para restaurantes. Crie pacotes especiais para aniversários e eventos corporativos, por exemplo. Assim seu estabelecimento atrai esse tipo de público e fatura mais. 

Qual o papel da tecnologia no aumento do ticket médio?

Ter o registro adequado de todas as vendas do seu restaurante é crucial para calcular o ticket médio. Sem informações precisas e confiáveis, você pode acabar traçando suas estratégias com base em dados errados. 

Para isso, é essencial contar com um bom sistema para restaurantes como o EPOC. Com ele você tem facilidade para fazer os registros e garante dados confiáveis. Além disso, é possível visualizar o ticket médio e outros indicadores de vendas em gráficos visuais, facilitando muito as análises e decisões estratégicas para aumentar a lucratividade do seu negócio. 


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Marianne Ternes

Marianne Ternes

Graduada em Jornalismo pela UFSC, é especialista em marketing de conteúdo e SEO para negócios B2B no setor de tecnologia.

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