Seja o seu estabelecimento um restaurante, bar, gastrobar ou pub, uma coisa é certa: contar com um cardápio happy hour pode aumentar suas vendas e atrair mais clientes. Neste post, veja como implementar esse diferencial no seu negócio de forma fácil e eficiente!
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5 itens para incluir no seu cardápio para happy hour
Na dúvida sobre o que incluir no seu cardápio de happy hour? Claro que as especificidades do menu serão ligadas ao tipo de comida que você serve no seu estabelecimento.
Mas, no geral, há dicas e boas recomendações que ajudam a construir um cardápio equilibrado. Assim, você incorpora o espírito do happy hour e torna-o funcional para uma reunião de várias pessoas.
Confira abaixo cinco tipos de itens que não podem faltar em um cardápio para happy hour!
1. Comidas fáceis de compartilhar
Um happy hour é uma confraternização de muitas pessoas – sejam elas amigos, familiares ou colegas de trabalho. Por isso, nesse momento é muito comum que os itens sejam compartilhados entre elas.
Ou seja, leve isso em consideração e inclua no seu cardápio de happy hour comidas que possam ser fracionadas facilmente (como em fatias, cubos etc) e também itens corriqueiramente consumidos em porções, como batatas e outros petiscos.
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2. Porções menores
Em um happy hour, o objetivo dos clientes não é necessariamente fazer grandes refeições com porções grandes. Além disso, geralmente ele é acompanhado por bebidas e drinks. Isso significa que é mais eficiente (e econômico) disponibilizar porções menores.
Isso evita que você desperdice insumos e também aumenta a rotatividade dos itens, incrementando o ticket médio das mesas – que pedem mais porções para um número maior de pessoas.
3. Combos e promoções exclusivos
Além de porções menores e petiscos em destaque, tenha também combos e promoções exclusivos para o happy hour. Isso ajuda a diferenciar o dia dos outros, destacando como um momento especial com chamarizes únicos.
Além disso, busque incentivar o consumo de combos, como rodadas duplas de chopp, uma cerveja acompanhada de alguma porção ou mesmo um período em que determinados itens estão mais baratos ou com uma promoção do tipo compre um, leve dois.
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4. Ofereça bons drinks
Todo happy hour de respeito tem um bom cardápio de bebidas. Afinal, esse momento é frequentemente associado a bebidas e drinks com os amigos e colegas. Por isso, capriche para garantir que as bebidas favoritas dos seus clientes estejam disponíveis.
Isso, claro, envolve criar bebidas e drinks específicos para o happy hour (bem como aquelas promoções que falamos anteriormente) e também garantir que o seu estoque estará bem abastecido para dar conta da demanda.
5. Tenha versões saudáveis e sem álcool
Mas isso também não quer dizer que um happy hour precisa ter somente comidas calóricas e bebidas alcóolicas. Cada vez mais os clientes buscam por opções saudáveis que permitam unir diversão com bem-estar.
Por isso, inclua no seu cardápio happy hour opções mais diversas, como pratos vegetarianos, veganos, bebidas sem álcool e itens que não deixarão ninguém de fora da diversão.
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5 dicas para criar um bom happy hour
Mas não é somente o cardápio que faz um happy hour de qualidade. Há outros aspectos que influenciam nesse momento e ajudam a criar um ambiente agradável, que cativa os clientes e aumenta as vendas.
Confira abaixo cinco dicas para fazer o happy hour do seu estabelecimento ser inesquecível para a sua clientela!
1. Capriche na decoração
O primeiro passo é garantir que o ambiente seja convidativo, agradável e diferenciado. Busque criar uma decoração que diferencie o happy hour dos outros dias.
Para isso, vale apostar em iluminação diferenciada, itens decorativos especiais, espaços “instagramáveis”, entre outros. O objetivo é criar uma identidade para o seu happy hour que o torne único.
2. Mantenha um dia/data específico
Além da decoração temática, a consistência na periodicidade do happy hour ajuda a marcar essa data na mente dos clientes. Por isso, é importante estabelecer uma data ou dia para que ele aconteça de forma consistente.
Você pode tanto realizar algo fixo, como todas as sextas-feiras, ou então mais esporádico, como na primeira sexta-feira do mês. Para definir essa periodicidade, o importante é levar em conta as características e preferências do seu público e do seu estabelecimento em si.
3. Conte com atrações chamativas
Para completar um bom happy hour, é importante ter atrações e atividades que tornem esse dia ainda mais diferenciado. Aqui também é indicado levar em conta o perfil dos seus clientes e o que eles gostariam de ter no happy hour.
Entre as atrações mais populares, estão karaokê, jogos de tabuleiro, bilhar, fla-flu, música ao vivo e transmissões de esportes. Implemente aquelas que vão chamar a atenção do seu público e, inclusive, teste diferentes atrações de forma rotativa.
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4. Divulgue o seu happy hour
Mas de nada adianta ter todas essas atrações se as pessoas não sabem que o seu estabelecimento conta com um happy hour. Por isso, divulgue o evento em todos os canais possíveis do seu estabelecimento, como redes sociais, sites e no próprio ambiente com banners e flyers.
Isso deve ser feito antes do happy hour e também durante ele. Faça postagens, divulgue vídeos, reposte o que seus clientes divulgarem em suas contas, divulgue seus combos, promoções e atrações extras do happy hour e, claro, certifique-se de sempre incluir a localização do estabelecimento e o horário do evento.
5. Busque feedbacks e continue testando e inovando
Por fim, tenha em mente que ter um bom cardápio happy hour e também atrações e decorações que complementam esse evento é apenas o começo. Como tudo que envolve o trabalho com restaurantes e bares, é fundamental se atualizar e melhorar constantemente.
Para isso, a melhor prática é escutar quem mais interessa nesse momento: seus clientes. Incentive o compartilhamento de feedback por parte da sua clientela para, assim, entender o que faz sucesso, o que pode ser melhorado e outras atrações, bebidas e comidas podem ser adicionadas ao happy hour.
Pronto, agora você já sabe como criar um cardápio happy hour perfeito e, além disso, apresentar algo novo e surpreendente para seus clientes. Assim, você garante diversão para a clientela e mais vendas para o seu estabelecimento!