Guia completo para criar um cardápio de bebidas

Confira um passo a passo para montar um cardápio de bebidas para o seu bar, restaurante ou casa noturna. Saiba o que fazer para aumentar sua lucratividade!
cardápio de bebidas

Sumário

Você já pensou que o cardápio de bebidas pode ser um grande diferencial do seu bar, restaurante ou casa noturna? 

As bebidas – água, sucos, refrigerantes, cervejas, drinks e destilados – costumam gerar boa parte da receita e aumentam o ticket médio. Portanto, elaborar um cardápio com uma boa variedade de opções e que também seja lucrativo é fundamental. 

Além disso, o cardápio também é uma excelente ferramenta de marketing, e pode contribuir para atrair mais clientes e estimular o consumo. Há diversas estratégias que você pode utilizar para aumentar suas vendas. 

Então, se você quer saber como montar um cardápio de bebidas atrativo e lucrativo, confira nossas dicas a seguir! 

Quais bebidas devem estar no cardápio?

Vamos começar pelo básico? Há uma infinidade de bebidas que você pode incluir no cardápio. Ter uma variedade de opções é importante para contemplar todos os clientes e não deixar ninguém insatisfeito. 

Podemos dividir as bebidas em duas grandes categorias: 

Bebidas sem álcool

  • Água sem gás
  • Água com gás
  • Refrigerantes
  • Energéticos
  • Sucos Naturais
  • Sucos Industrializados
  • Chás 
  • Cafés

Bebidas com álcool 

  • Cervejas
  • Chopps
  • Vinhos
  • Espumantes
  • Vodka
  • Whiskey
  • Gin
  • Tequila
  • Cachaça
  • Rum
  • Licores

Esses são apenas alguns exemplos das bebidas mais comuns. Elas podem ser servidas em garrafas, em doses ou compor coquetéis. 

Drinks e Coquetéis

A carta de drinks pode ser um grande diferencial do seu bar, restaurante ou casa noturna. É interessante oferecer os drinks já consagrados e populares, mas também ter opções de drinks autorais para se destacar da concorrência. 

Alguns dos drinks mais comuns são:

  • Negroni
  • Martini
  • Margarita
  • Mojito
  • Caipirinha
  • Cosmopolitan
  • Moscow Mule
  • Whisky Sour
  • Aperol Spritz
  • Sex on the beach

Agora que você já tem uma ideia do que um cardápio de bar deve conter, vamos ao passo a passo para montar o seu! Confira nosso guia a seguir. 

Guia: como criar um cardápio de bebidas passo a passo

Como vimos, o cardápio de bebidas tem um potencial estratégico para o negócio: ele pode contribuir para aumentar o ticket médio, ser um diferencial e atrair mais clientes. No entanto, para ter esses benefícios, é preciso que ele seja bem pensado. 

Saiba mais: 9 motivos para adotar cardápio por QR Code

Confira nosso guia completo a seguir e entenda quais pontos você deve considerar na hora de elaborar o seu! 

1. Público-alvo

O primeiro passo é entender as características do seu público-alvo e qual o perfil de consumo. 

Afinal, não faz sentido investir em um cardápio cheio de drinks se a sua clientela na verdade está mais interessada em vinhos. Da mesma forma, se você atende muitas famílias com crianças, é preciso ter muitas opções sem álcool, por exemplo. 

É fundamental ter em mente que você não precisa necessariamente oferecer todos os tipos de bebidas, mas ter uma boa variedade para atender os gostos dos clientes.

2. Conceito do seu negócio

Outro ponto importante é considerar qual o conceito do seu negócio. Qual é o estilo? É mais sofisticado ou mais descontraído? 

O cardápio de bebidas de um happy hour é bem diferente de um gastrobar que serve pratos mais elaborados. Logo, você deve pensar nas bebidas que se encaixam melhor na sua proposta. 

Leia também: Lounge bar: o que é, como começar e como ter sucesso

3. Estrutura e tipo de serviço

Outro ponto muito importante é considerar qual a estrutura do seu estabelecimento e o tipo de serviço que você está oferecendo.

Se quer oferecer uma carta de drinks extensa, você precisa garantir a estrutura adequada, com local para organizar as bebidas e demais ingredientes, os copos e outros instrumentos de preparo. 

Também considere qual é o espaço disponível para a produção e se você tem condições de contratar a equipe necessária. 

4. Harmonização com comidas

Leve em conta também quais são as comidas que você serve e ofereça opções de bebidas que harmonizam com elas. 

Por exemplo: se o cardápio do seu bar é composto exclusivamente porções e petiscos, faz mais sentido investir em opções variadas de cervejas e chopps e trazer apenas duas ou três opções de drinks e destilados. 

Já um gastrobar que serve pratos mais sofisticados pode se concentrar em uma carta de vinhos para harmonizar e trazer uma ou outra opção de cerveja. 

5. Seleção dos tipos de bebidas

Pode ser tentador incluir todos os tipos de bebidas. Fica bonito encher uma parede de garrafas e oferecer mais de 100 opções para seus clientes. Mas vá com calma, pois isso pode ser um tiro no pé. 

Imagine todo o investimento que você terá que fazer para adquirir as bebidas, os ingredientes e instrumentos necessários para produzir e servir. Pergunte-se: posso arcar com esses custos? É realmente viável manter o estoque? Não vou gerar desperdício?

Pense também na experiência do cliente: ter uma infinidade de opções pode tornar o cardápio confuso e a decisão mais difícil. Por isso, considere todos os pontos anteriores e faça uma seleção adequada dos tipos de bebida. 

6. Qualidade das bebidas

A qualidade das bebidas é um fator essencial para diferenciar seu cardápio. Escolha as marcas de renome, diversifique as opções, busque bebidas locais e sazonais, traga novidades. 

Tudo isso pode ser um chamariz para o seu estabelecimento e contribuir também para a fidelização dos clientes, que vão aprovar a qualidade e a experiência de conhecer novos drinks e sabores. 

7. Drinks autorais

Os drinks autorais são uma tendência. Eles são uma forma de oferecer algo exclusivo e uma oportunidade para surpreender os clientes. 

Criar uma carta de drinks com base no conceito do seu estabelecimento e que, além disso, também conte uma história, é uma das melhores estratégias para se diferenciar da concorrência e proporcionar uma experiência única aos seus clientes. 

8. Precificação

Depois de escolher quais bebidas você vai incluir no seu cardápio, é hora de precificar! Essa etapa merece toda a sua atenção, pois é determinante para obter uma boa lucratividade. 

A precificação deve ser feita a partir das fichas técnicas e considerar todos os custos envolvidos na produção. A dica aqui é: seja detalhista para não acabar no prejuízo! 

9. Elaboração do cardápio

Com tudo definido, é hora de criar o cardápio em si. É muito importante que ele seja bem organizado para que o cliente encontre as opções com facilidade. Por isso, separe as bebidas por categorias e em uma sequência lógica.

Também é muito bacana criar nomes e descrições criativas e relacionadas ao conceito do seu negócio. Isso contribui para reforçar a sua marca e pode estimular seus clientes a consumir mais. 

Lembre-se: o cardápio é também uma ferramenta de marketing, então na hora de montar o seu é preciso ser muito estratégico. A engenharia de cardápio pode ser aplicada para impulsionar as vendas e otimizar os resultados. 

Leia também: 7 dicas para montar um cardápio de restaurante lucrativo

10. Feedbacks

Depois de criar o seu cardápio de bebidas, incentive seus clientes a darem feedbacks! Peça a opinião deles sobre as opções disponíveis e o que consumiram. 

Escute o que eles dizem para fazer melhorias contínuas. Assim, você garante que seu cardápio será um sucesso de vendas. 

11. Atualização e rotatividade

Por fim, mantenha seu cardápio de bebidas sempre atualizado. Adicione novas opções de tempos em tempos, utilize ingredientes sazonais para os drinks, retire aquelas bebidas que ninguém nunca pede. 

Desta forma, você consegue testar novas opções, entende melhor as preferências do seu público e mantém o cardápio sempre interessante, com novidades que incentivam os clientes a experimentar e retornar sempre. 

Dicas para aumentar sua lucratividade com bebidas

Elaborar um cardápio de bebidas estratégico para o seu bar, restaurante ou casa noturna é o primeiro passo para aumentar a sua lucratividade, mas é preciso também tomar alguns cuidados. Por isso trouxemos mais algumas dicas para você ter resultados ainda melhores. 

A primeira delas é sobre o aproveitamento das bebidas. Se você incluir um drink que vai whisky, por exemplo, então inclua também a dose de whisky pura. Assim você tem duas opções de saída para a mesma bebida. 

Seguindo a mesma lógica, pense em uma diversidade de drinks que utilizam a mesma base, como o gin ou a vodka. Desta forma você pode ter um cardápio diversificado sem precisar adquirir tantos insumos diferentes.

Outra dica é em relação ao controle de estoque e às compras. Para garantir uma boa gestão, crie fichas técnicas para todos os drinks que você serve, indicando exatamente qual a dose necessária de bebida e quantidade de cada ingredientes.

Assim você faz um controle muito mais preciso, evita falta de insumos e desperdícios, e também consegue precificar as bebidas adequadamente. Além disso, não precisa sair correndo para comprar uma bebida por um preço mais caro porque ela acabou em uma noite mais movimentada. 

Para facilitar essa gestão, conte com um sistema como o EPOC. Ele é um PDV integrado à retaguarda e à produção, com cardápio digital e tudo o que você precisa para uma operação mais eficiente e gestão simplificada.

Com EPOC você pode criar as fichas técnicas e dar baixa no estoque automaticamente assim que o produto é vendido, o que possibilita um acompanhamento detalhado e em tempo real. 

Além disso, com EPOC você também tem disponíveis dados detalhados sobre quais produtos são mais populares e rentáveis, qual o perfil do seu público e como estão seus resultados de venda. Assim fica muito mais simples entender quais ações são necessárias para fazer seu negócio crescer. 

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Marianne Ternes

Graduada em Jornalismo pela UFSC, é especialista em marketing de conteúdo e SEO para negócios B2B no setor de tecnologia.

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