Como montar um cardápio infantil para restaurantes

Saiba como montar um cardápio infantil para o seu restaurante e confira 11 ideias de pratos para incluir no menu para agradar as crianças!
cardápio infantil restaurante

Sumário

Já pensou em criar um cardápio infantil para o seu restaurante? 

Essa é uma demanda bastante comum do público que busca um local para fazer uma refeição em família e precisa de opções que contemplem o paladar das crianças. Portanto, ao oferecer um menu kids você atrai mais clientes e proporciona uma ótima experiência. 

Para saber como montar um cardápio que a criançada vai adorar, continue lendo esse artigo e confira nossas dicas! 

7 dicas para montar um cardápio de restaurante lucrativo

Por que oferecer um menu kids no seu restaurante?

Crianças têm necessidades nutricionais e preferências alimentares diferentes dos adultos. Por isso, vale a pena criar um cardápio infantil — também conhecido como menu kids — para atender essa demanda. 

Isso demonstra que seu restaurante está realmente preocupado em proporcionar uma boa experiência gastronômica — não importa qual a faixa etária.  

Além disso, ter um cardápio pensado especialmente para os pequenos facilita muito a vida dos pais ou pessoas responsáveis. Eles não precisarão pedir para adaptar itens do cardápio ou deixar as crianças se alimentando mal porque estão sem opções. 

Esse fator conta muito na escolha do restaurante. Afinal, é a garantia de que as crianças vão poder escolher o que desejam, comer bem e aproveitar o momento.  

Dessa forma, o menu kids contribui para atrair famílias e expandir sua carteira de clientes, além da vantagem de os grupos serem maiores e gastarem mais, aumentando o seu faturamento por mesa. 

11 ideias do que incluir no cardápio para crianças

Um cardápio para crianças deve trazer opções saudáveis e adequadas para as preferências infantis. Apostando na variedade, você poderá atender a diversas exigências. A seguir, veja algumas sugestões de pratos para colocar no cardápio infantil:

  1. Arroz e feijão: O prato feito com arroz, feijão, batatas sorriso e uma opção de proteína (carne, frango, peixe, omelete) pode ser um coringa no cardápio, uma vez que faz parte da dieta da maioria dos brasileiros. 
  2. Mini hambúrgueres: Uma versão em miniatura do clássico hambúrguer é sempre um sucesso entre as crianças. Sirva com batatas fritas ou legumes crus para um toque saudável.
  3. Macarrão: Um prato reconfortante e popular entre os pequenos, o macarrão pode ser servido com almôndegas, queijo e diferentes molhos. É uma escolha infalível. 
  4. Pizza: Ofereça pizzas com coberturas simples e saborosas, como queijo, calabresa ou presunto.
  5. Frango empanado: Frango crocante empanado é uma opção que agrada a maioria das crianças. Acompanhe com ketchup ou molho barbecue.
  6. Sanduíches divertidos: Crie sanduíches usando pães coloridos e cortados em formas divertidas, como estrelas ou corações. Adicione recheios simples, como queijo, presunto e vegetais.
  7. Mini tacos: Mini tacos são uma maneira divertida de servir comida mexicana para crianças. Encha as tortilhas com carne moída, queijo e vegetais.
  8. Isca de peixe à milanesa: Opção comum em restaurantes de frutos do mar, as iscas de peixe são fáceis de comer e não têm espinhos.  
  9. Bolinhos de carne: São populares entre as crianças e podem ser servidos com diferentes tipos de molho. 
  10. Sorvete: Para a sobremesa, o sorvete é um dos preferidos. Faça apresentações diferentes com confetes ou granulados coloridos. 
  11. Mini Crepes: Outra opção de sobremesa são mini crepes com sabores diversos, como chocolate derretido e doce de leite. 

E é claro: o cardápio deve conter itens que se encaixem na proposta do seu restaurante. A escolha do que incluir deve levar em conta o tipo de culinária que você serve, adaptando para o paladar infantil. 

Para ajudar você a elaborar esse menu, trouxemos também algumas dicas. Continue lendo e saiba mais! 

Dicas para montar um cardápio infantil perfeito

Para conquistar as crianças é preciso muito mais do que um cardápio apetitoso. Aliar comida de qualidade à diversão é o segredo para que elas saiam satisfeitas do seu restaurante. 

Abaixo, listamos algumas dicas para você montar um cardápio que vai agradar tanto as crianças, quanto os pais ou responsáveis. Acompanhe!

1 – Inclua opções saudáveis

A preocupação com uma alimentação saudável é cada vez maior, e isso também vale para as crianças. Embora muitas delas não gostem de comer verduras e legumes, os pais buscam por opções que não sejam compostas apenas por açúcar e gordura. 

Pensando nisso, você pode contar com a ajuda de uma nutricionista para elaborar pratos com ingredientes mais saudáveis e nutritivos nas receitas. Também considere incluir sucos, vitaminas e frutas de sobremesa. 

2 – Atenção aos temperos e ingredientes

O paladar infantil é diferente e, por isso, é preciso ter atenção na hora do preparo. Muitas crianças não estão acostumadas com alguns temperos ou não curtem muito experimentar ingredientes diferentes. 

Então, evite usar temperos fortes, como pimentas, e inclua pelo menos um prato “tradicional e básico”. Além disso, seja flexível para adaptar os itens do cardápio, incluindo ou retirando o que o cliente solicitar. 

3 – Porções menores

As porções servidas para crianças geralmente são menores, pois elas não têm tanto apetite quanto os adultos. Então, preste atenção às quantidades para não exagerar e acabar desperdiçando muita comida.  

Se for o caso, estabeleça um limite de idade para servir o menu kids, uma vez que crianças maiores, a partir dos 10 anos, já comem em quantidades semelhantes aos adultos. 

Precificação no restaurante: 5 erros que você precisa evitar

4 – Apresentação criativa

A apresentação dos pratos é um diferencial na experiência do seu restaurante. Para os pratos infantis, você pode abusar da criatividade para tornar a refeição mais divertida. 

Fazer desenhos no prato, escolher utensílios coloridos ou temáticos, com personagens famosos, brincar com cores e outros elementos são algumas ideias para caprichar na apresentação. 

5 – Brindes

Que tal criar combos com brindes especiais? Incluir opções de combos no cardápio infantil é uma ótima estratégia para aumentar seu faturamento e ainda divertir as crianças. 

Por exemplo: o combo com prato + suco + sobremesa vem com um brinde surpresa. Ou então você também pode criar diversos combos, cada um com um brinquedo diferente de brinde. Com certeza será um sucesso! 

Monte seu cardápio e aumente seus lucros

E então, o que achou das dicas? Como vimos, ter um cardápio infantil no seu restaurante é uma boa maneira de atrair mais clientes e aumentar suas vendas. 
E, para ter resultados ainda melhores, você pode utilizar técnicas de Engenharia de Cardápio. Baixe agora nosso guia gratuito e aprenda como aumentar sua lucratividade criando um menu mais estratégico.

Picture of Marianne Ternes

Marianne Ternes

Graduada em Jornalismo pela UFSC, é especialista em marketing de conteúdo e SEO para negócios B2B no setor de tecnologia.

Inscreva-se em nosso blog

Receba os melhores conteúdos para ajudar a alavancar seu negócio gastrônomico

Ferramentas, Planilhas e Guias completos totalmente gratuitos para ajudar seu restaurante a crescer