Como aumentar as vendas no happy hour? Veja 5 estratégias

Quer lucrar mais no happy hour? leia este artigo para saber como criar ofertas eficazes e o que fazer para aumentar as vendas.
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Sumário

Quem não gosta de um happy hour depois do trabalho? Ir a um barzinho ou restaurante no fim do dia, tomar uma cervejinha com os amigos e descontrair depois do expediente é tradição em muitos lugares. E pode ser uma oportunidade para o seu negócio. 

Promover um happy hour é uma excelente estratégia para atrair mais clientes e aumentar o seu faturamento. Mas, para ter sucesso, é preciso saber como criar as ofertas, divulgar o evento e proporcionar uma ótima experiência. 

Se você quer saber como fazer isso e aumentar suas vendas no happy hour, continue lendo este artigo!

O que é happy hour?

Happy hour significa “hora feliz” em inglês. O termo se refere a um momento de descontração que ocorre depois do período de trabalho, dos estudos ou outras tarefas. Por isso, geralmente é realizado no final da tarde ou início da noite. 

Bares e restaurantes promovem eventos nesse horário com o intuito de atrair clientes que desejam relaxar com os amigos depois de um dia cansativo. Esses happy hours costumam ter promoções de bebidas e petiscos com duração limitada — das 18h às 20h, por exemplo. 

Para tornar o ambiente mais animado, alguns estabelecimentos incluem atrações musicais, stand-up comedy, karaokês ou transmissões de esportes. 

Há locais que recebem clientes para o happy hour todos os dias da semana, e outros que preferem fazer o evento apenas uma vez na semana, escolhendo um dia específico. Em alguns lugares, a quinta-feira já é conhecida como o “dia oficial do happy hour.”

Além disso, há bares e restaurantes que promovem happy hours apenas em datas especiais. Eles podem ser temáticos, como o St. Patrick ‘s Day , ou anteceder um outro evento, como o Carnaval. 

Leia também: Como criar um cardápio happy hour perfeito

Por que fazer happy hour no seu restaurante ou bar?

Fazer um happy hour no seu restaurante ou bar tem muitas vantagens. A primeira delas, claro, é atrair mais clientes

Ao promover esse tipo de evento, você estará convidando grupos de pessoas que trabalham ou estudam juntos, e isso pode expandir sua clientela. Algumas pessoas talvez nunca conhecessem seu estabelecimento se não fossem convidadas para um happy hour. 

Com a casa cheia de clientes, você também pode aumentar o faturamento — basta criar boas promoções e saber vender! Com certeza seu público vai querer aproveitar as ofertas e, se o clima estiver agradável, talvez queira ficar por mais tempo. 

Essa também é uma forma de movimentar aqueles dias e horários que costumam ser meio parados. Além de atrair um público diferente, o happy hour estimula seus clientes fiéis a chegarem mais cedo para aproveitar as ofertas. 

Saiba mais: Como desenvolver uma programação especial para movimentar seu negócio

Esse tipo de evento também pode ser estratégico para a sua gestão de estoque. Se perceber que algum produto não está vendendo muito ou está perto do vencimento, por exemplo, uma promoção do happy hour pode ajudar a evitar perdas. 

Por fim, como é um evento que geralmente tem o tempo limitado, é ótimo para testar novos itens do cardápio. Para isso, você pode criar um menu especial com pratos e drinks que gostaria de implementar. Se a saída for boa durante o teste, você já tem a validação dos clientes. 

Como criar ofertas de happy hour?

Quando buscam um lugar para fazer o happy hour, as pessoas estão atrás de um ambiente agradável, descontraído e com ofertas especiais. Por isso, um dos segredos para fazer dar certo é criar promoções eficazes. 

Antes de tudo, é fundamental conhecer o perfil dos seus clientes e quais suas preferências. Busque dados nos seus relatórios de vendas que ajudem a compreender quais são os pratos e bebidas mais populares. Você deve montar promoções com base neles. 

Também vale a pena entender quais são os dias de maior e menor movimento. Isso vai ajudar a escolher os dias do evento e delimitar a promoção para o período correto. 

A ideia é atrair mais gente e manter a casa cheia, então não faz sentido fazer happy hour e promoções quando o seu movimento já é bom. Isso pode, inclusive, sobrecarregar sua equipe e impactar negativamente a experiência dos clientes. 

Outro aspecto importante que deve ser analisado é a lucratividade dos itens do seu cardápio. Para criar boas promoções, você deve considerar não apenas os itens que são mais populares, como também os que são mais vantajosos para seu negócio. 

Levando tudo isso em conta, confira a seguir algumas ideias de promoções para happy hour.

Leia também: É obrigatório pagar couvert artístico? Entenda a lei

Ideias de ofertas para happy hour 

As promoções mais populares em happy hour são:

  • Bebida em dobro: Chopp ou drink em dobro é um clássico dos happy hour e fazem muito sucesso. 
  • Bebida + porção: Escolha as porções mais populares e crie um combo especial com bebida para o happy hour. 
  • Descontos progressivos: Consumindo uma bebida, o desconto é X. Consumindo duas bebidas, o desconto é 2X e assim por diante. 
  • Welcome drink: Ganha um drink de graça quando chega, desde que consuma outro depois. 
  • Combos para grupos: Baldinhos de long necks, chopp em litro, garrafas de destilados com preços atrativos para grupos maiores. 
  • Programas de fidelidade: A cada X pontos ganha alguma bebida ou porção. 

5 estratégias para vender mais durante o happy hour

Além de criar promoções eficazes com base em dados, há algumas ações que você pode colocar em prática para aumentar as suas vendas. Confira a seguir!

1 – Atendimento ágil 

A melhor estratégia para vender mais em um happy hour é ter um atendimento ágil. Sua operação deve estar preparada para atender a demanda com eficiência. 

Afinal, se o cliente precisar esperar muito para repor um drink, ele vai pensar duas vezes antes de pedir o próximo. Por outro lado, se o serviço for ágil, ele continuará pedindo e, consequentemente, consumindo mais. 

Outro ponto é o encerramento de conta e pagamento. Se for demorado demais, o tempo de permanência nas mesas é maior e os clientes que acabaram de chegar ficam esperando para poder consumir. 

2 – Treinamento da equipe

Outro ponto importantíssimo é o treinamento da sua equipe para vender. Seus garçons não estão ali apenas para servir os pedidos, mas também para fazer sugestões e estimular o consumo dos clientes. 

Sua equipe deve conhecer bem o cardápio, saber o que é mais lucrativo e como fazer sugestões adequadas para os clientes. Por exemplo: para acompanhar um chopp, sugerir uma porção que é o carro-chefe da casa, e vender esse prato para estimular o consumo. 

3 – Última chance

O happy hour geralmente tem um horário limitado para as promoções. Você pode aproveitar esse fato para incentivar seus clientes a pedir “a saideira”, aproveitando a última chance de pedir e ganhar desconto. 

Para isso, basta passar em todas as mesas alguns minutos antes do horário de encerramento e perguntar se eles gostariam de pedir mais alguma coisa. Essa é uma ação simples, mas eficaz. 

4 – Parcerias 

Converse com seus clientes para saber se eles trabalham ou estudam por perto e se costumam fazer happy hour com frequência. A partir disso, você pode buscar parcerias com essas instituições para oferecer descontos especiais. 

Essa estratégia é ótima para atrair grandes grupos e fidelizar os clientes que estão na sua área. Seu happy hour pode acabar virando rotina para essas pessoas!

5 – Autoatendimento 

Que tal usar a tecnologia a seu favor? Com um cardápio digital ou totens de autoatendimento, seu cliente ganha autonomia e pode fazer os pedidos ou repor bebidas sem precisar aguardar pelo atendimento. 

Imagine ter um totem de autoatendimento em que o cliente pode comprar o chopp, imprimir um comprovante e retirar direto no balcão? Essa é apenas uma das possibilidades. 

Além disso, os cardápios digitais são mais atrativos e estimulam o consumo. Navegando com mais facilidade, o cliente acaba consumindo mais — e seu ticket médio sobe. 

Mais agilidade e eficiência para o seu happy hour

Gostou das nossas dicas para criar promoções e aumentar as vendas no happy hour do seu restaurante ou bar?

Como vimos, é fundamental conhecer o perfil dos seus clientes, saber quais itens do seu cardápio são mais lucrativos e ter um atendimento ágil para alcançar os melhores resultados. 

Tudo isso fica muito mais fácil com uma plataforma como a EPOC. Oferecemos soluções de PDV, ERP, Analytics, Cardápio Digital, Autoatendimento e muito mais! Agende uma conversa com nossos especialistas e saiba como podemos ajudar seu restaurante ou bar. 

Marianne Ternes

Marianne Ternes

Graduada em Jornalismo pela UFSC, é especialista em marketing de conteúdo e SEO para negócios B2B no setor de tecnologia.

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