Marketing para restaurantes e bares: guia prático + 15 dicas

Confira esse guia prático de marketing para restaurantes e bares, veja um passo a passo para criar um plano de marketing e 15 dicas de estratégia

Sumário

Está precisando movimentar seu restaurante ou bar? 

Com certeza você sabe que investir em marketing é fundamental para se destacar da concorrência e atrair mais clientes. Mas como definir um plano de marketing realmente eficaz? 

Se você quer conhecer estratégias de marketing digital que funcionam e saber como aplicar no seu negócio, confira a seguir nosso guia completo com 33 dicas de marketing para restaurantes e bares. Aproveite!

A importância de estratégias de marketing para restaurantes e bares

Com frequência o marketing é deixado um pouco de lado na gestão de um negócio. 

Pode ser por falta de conhecimento para executar as ações, pode ser porque o movimento está bom e tudo está fluindo bem — até não estar mais e você precisar de um plano emergencial para sair de uma crise. 

Se você não investe em marketing, seu negócio está entregue à própria sorte. Você está contando apenas com indicações boca a boca, pouca concorrência, praça movimentada… Aspectos externos que estão fora do seu controle e podem mudar a qualquer momento. 

O marketing é estratégico e fundamental para:

  • Construir uma marca forte – Ter um posicionamento único no mercado que diferencia seu estabelecimento da concorrência e conquista a confiança dos consumidores. Isso é fundamental para a longevidade do negócio. 
  • Atrair e reter clientes – Aumentar a visibilidade e alcance, atingindo um público maior e “fora da bolha” para expandir o negócio. Incentivar a fidelidade e fazer com que os clientes retornem mais vezes. 
  • Aumentar a lucratividade – Impulsionar as vendas e maximizar a receita, por meio de promoções, eventos e programas de fidelidade. Trabalhar a percepção de valor e aumentar o ticket médio. 

O primeiro passo para obter todas essas vantagens — e muitas outras — é fazer um bom planejamento. Quer começar agora mesmo? Então confira a seguir nosso passo a passo completo para criar um plano de marketing para restaurantes. 

Passo a passo: como criar plano de marketing para restaurantes e bares

O plano de marketing para restaurantes e bares serve para orientar e direcionar as ações de marketing e ajuda a manter o foco para alcançar os objetivos traçados. Aprenda como fazer com nosso guia rápido abaixo!

Leia também: 4 Ps do marketing: o que é e como aplicar no seu restaurante

Passo 1 – Defina os objetivos

Um dos erros mais comuns no marketing de restaurantes e bares é simplesmente fazer a divulgação do estabelecimento sem ter clareza dos objetivos do negócio. Identificar esses objetivos é o primeiro passo para uma estratégia mais eficaz. 

Avalie o que faz mais sentido para o seu momento de negócio. Por exemplo: 

  • Se você está começando o negócio agora, foque em atrair novos clientes e ganhar visibilidade. 
  • Se quer fidelizar os clientes, dedique-se a criar programas de fidelidade e estreitar o relacionamento. 
  • Se precisa aumentar seu ticket médio, concentre-se em fortalecer a marca e aumentar a percepção de valor. 

Passo 2 – Conheça seu público-alvo

Quanto melhor você conhecer seu público-alvo, mais eficaz será sua estratégia de marketing. Então, busque entender quem são seus clientes ideais — qual o perfil que consome mais, volta com frequência e aproveita a experiência ao máximo. 

Além disso, identifique características demográficas, preferências alimentares, interesses e  hábitos de consumo. Essas informações serão valiosas para direcionar direcionar as ações e elaborar a mensagem correta e atrair o público ideal para o seu estabelecimento. 

Passo 3 – Analise a concorrência

Você não está sozinho no mercado. Pelo contrário: a concorrência é alta e, mesmo indiretamente, você tem outros estabelecimentos disputando a atenção dos consumidores. Por isso, estude seus concorrentes para entender como pode se destacar. 

Primeiro, liste os pontos fortes e fracos. Depois, analise quais estratégias de marketing eles estão realizando. Por fim, pense como você pode se diferenciar, criando uma proposta única de valor. 

Passo 4 – Determine o orçamento 

Neste ponto, é importante ser muito realista. Sabemos que nem sempre sobra dinheiro para realizar o plano de marketing perfeito. Então, certifique-se de que o orçamento esteja adequado aos recursos que você tem disponíveis e aos objetivos traçados. 

Inclua no orçamento os investimentos nas estratégias que você deseja implementar. Por exemplo: publicidade, marketing digital, materiais promocionais e eventos. Veja nossas dicas mais adiante para ter ideias! 

Passo 5 – Escolha as estratégias de marketing

Com base em tudo o que você já desenhou até aqui, escolha quais estratégias de marketing irá adotar. A lista de opções é enorme:

  • Redes sociais
  • Inbound marketing
  • E-mail marketing
  • Remarketing
  • Geomarketing
  • SEO Local 
  • Marketing de Influência
  • Marketing off-line
  • E muito mais… 

Para não perder o foco e acabar com resultados desanimadores, é crucial ir com cautela e selecionar aquelas estratégias que são mais adequadas para atingir o objetivo traçado. Não deixe de checar nossas dicas a seguir, ela com certeza ajudará no seu planejamento. 

Passo 6 – Defina as métricas de sucesso

É essencial ter um parâmetro para saber se você está na direção certa e se conseguiu alcançar seus objetivos. Métricas e indicadores-chave de desempenho (KPIs) são a melhor forma de avaliar o sucesso do seu plano de marketing. 

Você pode incluir, por exemplo: número de novos clientes, aumento nas vendas, taxa de retenção de clientes, aumento do engajamento nas redes sociais, avaliações positivas, entre outras. 

Pronto! Seguindo esses 6 passos você terá um planejamento de marketing para começar a implementar. 

Além de executar as ações previstas, lembre-se de acompanhar as métricas regularmente para avaliar o progresso e fazer os ajustes necessários. Esteja aberto para experimentar, aprender com os erros e fazer mudanças, mas não perca o foco nos seus objetivos! 

15 dicas de marketing para restaurantes e bares

1. Tenha um bom site

Ter o seu endereço na web é indispensável para reforçar a presença digital da sua marca. Tenha um site bem desenvolvido e otimizado para dispositivos móveis. 

Invista em fotografias profissionais para mostrar o ambiente do seu restaurante ou bar, e também os pratos e drinks que serve. Inclua todas as informações essenciais do seu negócio, como cardápio, horário de funcionamento, endereço e contatos. 

2. Configure o Google Meu Negócio

O Google Meu Negócio é uma ferramenta gratuita que permite incluir informações essenciais do seu negócio e ganhar destaque nos resultados de pesquisa e no Google Maps. Ele é uma excelente forma de dar visibilidade para o seu estabelecimento. 

3. Disponibilize o cardápio online

Uma boa experiência do cliente começa muito antes de ele chegar ao estabelecimento. Inclua o cardápio no seu site e redes sociais para que as pessoas possam conferir os itens e valores com facilidade. Isso demonstra profissionalismo e passa confiança. 

Além disso, promova seu menu criando publicações e destaques nas redes sociais. Desta forma, você desperta o interesse dos seus seguidores e aumenta o engajamento. 

4. Direcione os anúncios para seu público-alvo

Invista em publicidade paga online, tanto no Google, quanto nas redes sociais como Facebook e Instagram. Essa é uma excelente estratégia para ampliar seu público e conquistar novos clientes. 

As plataformas de anúncios permitem segmentar o público-alvo e direcionar os anúncios, e para atingir exatamente o seu perfil de cliente ideal. A segmentação por localização, por exemplo, exibe os anúncios para quem está perto do seu estabelecimento. 

5. Faça parcerias

Faça parcerias com empresas da sua região e ofereça descontos especiais para os colaboradores que visitarem seu bar ou restaurante. 

Outra boa ideia é fazer parceria com agências de turismo e hospedagem, seja incluindo o restaurante no roteiro de pacotes de viagem, seja oferecendo descontos aos clientes. 

6. Reforce sua presença nas redes sociais 

Se você quer ter uma marca reconhecida no mercado e ter clientes fiéis, é indispensável estar presente nas principais redes sociais. Crie seu perfil, publique fotografias e vídeos atraentes e, acima de tudo, interaja com seus seguidores. 

Leia também: 11 ideias de post para Instagram de restaurantes e bares

7. Seja “instagramável”

Uma das formas de estimular as interações e ganhar destaque nas redes sociais é criar ambientes “instagramáveis” — aquele cantinho bonito para sair bem na foto. 

Também funciona caprichar na apresentação de pratos e drinks. A lógica é simples: se for bonito a ponto dos olhos dos seus clientes brilharem, eles vão querer compartilhar. Assim, você conquista uma recomendação espontânea que atinge muitas pessoas. 

8. Faça parceria com influenciadores digitais

O marketing de influência é uma ótima maneira de tornar sua marca mais conhecida e expandir seu alcance nas redes sociais. Faça parcerias com influenciadores ou micro influenciadores locais. 

Procure pessoas que produzem conteúdo relacionado à gastronomia, que tenham um bom número de seguidores e estejam dispostas a divulgar seu restaurante ou bar.  

9. Estimule avaliações e comentários

Se você tiver abertura, peça para que seus clientes deixem avaliações e comentários positivos no Google, nas redes sociais e, se for o caso, nos aplicativos de delivery. Esse tipo de prova social é muito importante para ganhar credibilidade e conquistar novos clientes. 

Você pode, inclusive, estimular os clientes oferecendo brindes ou descontos em troca. Isso com certeza vai ajudar seu estabelecimento. 

10. Compartilhe as avaliações positivas

Depois que conseguir avaliações e comentários positivos, responda agradecendo e compartilhe! Fazendo isso, você aumenta o alcance dessas mensagens e reforça a credibilidade da sua marca. 

11. Crie um programa de fidelidade

Tenha um programa de fidelidade para incentivar seus clientes a voltarem com frequência. Há diversos modelos: cartões fidelidade, acúmulo de pontos para resgate de recompensas, descontos em visitas futuras. 

Se quiser saber mais sobre este assunto, acesse nosso conteúdo: Como criar um programa de fidelidade para restaurantes

12. Use o e-mail marketing 

Aproveite as informações da sua base de clientes para fazer campanhas de e-mail marketing. Envie e-mails com promoções e novidades sobre o seu negócio. 

Esse tipo de comunicação ajuda a estreitar o relacionamento com os seus clientes e aumentar as vendas. 

13. Crie um programa de indicação 

Outra boa estratégia para atrair novos clientes é criando um plano de indicação. Ofereça uma recompensa para os clientes que trouxerem outras pessoas. Pode ser uma promoção especial, descontos e brindes. 

14. Aproveite as plataformas de delivery

Se você trabalha com delivery, aproveite a visibilidade da plataforma para aumentar o alcance do seu negócio e reforçar sua marca.  

Tenha um cardápio bem elaborado e chamativo, com fotos atraentes dos seus produtos. Inclua todas as informações sobre o seu estabelecimento e faça um bom atendimento. 

Faça uma boa engenharia de cardápio para atrair mais clientes. Uma boa dica é utilizar palavras-chave nas descrições do seu cardápio para facilitar as buscas. 

15. Faça SEO Local

Com técnicas de SEO Local, seu restaurante ou bar pode alcançar os primeiros resultados nas buscas do Google ou outros buscadores, sem ter que pagar por anúncios. 

Quando alguém que estiver na sua região pesquisar por algum termo relacionado a restaurantes, seu site ganhará destaque. 

Para isso, é preciso otimizar o site — incluindo informações sobre sua localização e utilizando palavras-chave relevantes localmente — e ter um perfil atualizado no Google Meu Negócio e outras plataformas de avaliação. 

Comece agora mesmo a criar seu plano de marketing!

Neste artigo você viu um passo a passo para criar um plano de marketing e muitas dicas de estratégias que vão ajudar a atrair mais clientes, vender mais e melhorar os resultados do seu bar ou restaurante. 

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Dúvidas Frequentes

Como fazer marketing para restaurantes?

Existem diversas estratégias de marketing que podem ser utilizadas em restaurantes: redes sociais, inbound marketing, e-mail marketing, remarketing, geomarketing, SEO Local, Marketing de Influência, Marketing off-line.

Qual a importância das estratégias de marketing para restaurantes?

O marketing é estratégico e fundamental para construir uma marca forte, atrair e reter clientes e aumentar as vendas e a lucratividade do restaurante.

Como criar um plano de marketing para restaurantes?

O plano de marketing para restaurantes e bares serve para orientar e direcionar as ações de marketing e ajuda a manter o foco para alcançar os objetivos traçados. Para criar um plano de marketing, é preciso: 

Passo 1 – Definir os objetivos
Passo 2 – Conhecer seu público-alvo
Passo 3 – Analisar a concorrência
Passo 4 – Determinar o orçamento 
Passo 5 – Escolher as estratégias de marketing
Passo 6 – Definir as métricas de sucesso

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Marianne Ternes

Graduada em Jornalismo pela UFSC, é especialista em marketing de conteúdo e SEO para negócios B2B no setor de tecnologia.

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