Self-service: 7 dicas para montar um restaurante de sucesso

Restaurantes self-service são uma ótima oportunidade de investimento. Neste artigo, conheça as vantagens e confira dicas para ter sucesso!
homem se servindo em buffet em restaurante self-service com uma mulher ao lado. título "como montar um restaurante self-service"

Sumário

Se você está pensando em empreender no setor de alimentação fora do lar, um restaurante self-service pode ser um bom negócio! Eles fazem muito sucesso pois são uma opção acessível, prática e saudável para as refeições do dia a dia.  

Para entender as vantagens e conferir algumas dicas, continue lendo este artigo!

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O que é self-service?

Self-service é um termo em inglês que significa autosserviço. Ele se refere a estabelecimentos nos quais os clientes servem a si mesmos, sem depender do atendimento de um garçom. 

Em um restaurante self-service, os alimentos são dispostos em um buffet acessível aos clientes. Desta forma, eles podem montar o próprio prato escolhendo entre uma variedade de opções. Um buffet tradicional costuma ser composto por:

  • Saladas, temperos e molhos
  • Carnes
  • Arroz e feijão
  • Massas
  • Complementos como bolinhos e batata frita
  • Sobremesas
  • Bebidas

Após se servirem, os clientes dirigem-se ao caixa para realizar o pagamento. Há restaurantes que cobram pelo peso do prato, conhecidos como “buffet a quilo”, e outros que cobram um valor fixo para consumo à vontade, chamados de “buffet livre”. 

O self-service se popularizou nos estabelecimentos que funcionam no horário de almoço. A proposta é atender a demanda de quem deseja fazer uma refeição completa e saudável fora de casa, por um preço acessível e sem ter que aguardar pela produção do pedido.

Deu tão certo que outros modelos de negócio começaram a adotar o mesmo sistema. Se, em um primeiro momento, os buffet a quilo ou livre costumavam servir refeições simples, hoje há opções para todos os gostos, inclusive mais sofisticadas e caras. 

Além disso, também existem restaurantes com conceitos e culinárias diferentes que operam nesse mesmo sistema. É comum, por exemplo, encontrar self-service de sushi ou de massas.

Ou seja: há diversas possibilidades de restaurantes self-service e as vantagens são muitas. Veremos mais sobre isso a seguir, continue acompanhando!

Quais as vantagens desse modelo de restaurante?

Não é à toa que o self-service é tão popular. Esse sistema tem uma série de vantagens tanto para os clientes — que podem fazer uma refeição rápida com autonomia, praticidade e baixo custo —, quanto para o empreendedor. 

Abaixo, listamos as principais vantagens de abrir um restaurante self-service. 

Público mais amplo

Uma das características dos buffets self-service é a variedade de opções. O cardápio é bastante variado, pode mudar a cada dia da semana, e o cliente tem liberdade para compor a refeição da forma como desejar. 

Por isso, esse tipo de restaurante atende às preferências e necessidades de um público mais amplo. É diferente de um à la carte, no qual há opções mais limitadas e, normalmente, direcionadas a uma culinária específica. 

Maior capacidade e rotatividade das mesas

Como o cliente se serve direto no prato, não é preciso servir diferentes travessas. Portanto, as mesas do salão podem ser menores, aumentando a capacidade de atendimento do restaurante. 

Além disso, como não precisam esperar pela produção dos pedidos, os clientes consomem mais rápido e a rotatividade das mesas é maior. 

Ou seja: é possível atender mais clientes e faturar mais. 

Operação mais simples e equipe reduzida

A operação também costuma ser mais simples do que em outros modelos de restaurantes, tanto para a produção dos alimentos, quanto para o atendimento. 

Não é necessário produzir o pedido de cada cliente separadamente, como acontece no à la carte, o que torna o trabalho na cozinha muito mais simples. A produção é feita de acordo com o cardápio planejado e a demanda prevista, com reposições sempre que necessário.

Como o próprio cliente se serve, a equipe de atendimento pode ser reduzida, com poucos garçons para recolher os pratos, limpar as mesas e servir as bebidas. 

Desta maneira, o self-service consegue ter custos menores e uma boa rentabilidade. 

7 dicas para montar um self-service de sucesso

Além de cumprir todas as etapas para abrir um restaurante — como analisar o mercado e a concorrência, criar um plano de negócio, fazer toda a documentação, pensar na estrutura e equipamentos, entre outras. —, você também precisa considerar as especificidades do self service. Confira algumas dicas abaixo!

1 – Localização

Escolher uma boa localização para o seu estabelecimento é fundamental, mas no caso de um self-service isso é ainda mais importante. 

Encontre uma região movimentada, com muitas empresas e comércio por perto, pois nesses lugares há mais pessoas que precisam fazer uma refeição prática e rápida. 

Além disso, observe se o ponto é bem visível e se há outros restaurantes do mesmo estilo por perto.

2 – Público-alvo

Entender qual o perfil do seu público-alvo é muito essencial para definir o conceito do seu restaurante self-service. 

Como vimos anteriormente, o buffet a quilo pode tanto oferecer uma comida caseira e simples por um preço acessível, quanto apostar em um cardápio mais elaborado com preços mais altos. Isso vai depender das necessidades e exigências dos seus clientes. 

3 – Cardápio

Variedade é a palavra que define um cardápio de self-service. Um buffet a quilo deve trazer diversas opções de saladas, carnes, acompanhamentos e complementos. 

Também é importante fazer alterações ao longo da semana, pois é comum que os clientes frequentem o restaurante diariamente. Ter um dia temático, servindo um tipo de culinária específica, pode ser um diferencial atrativo. 

Além disso, sempre vale a pena incluir opções que atendam a diferentes hábitos e restrições alimentares (veganos, vegetariano, sem lactose, sem glúten). 

4 – Segurança alimentar e higiene

Em um buffet a quilo é preciso dar uma atenção especial à segurança alimentar e higiene, uma vez que os alimentos ficam expostos e acessíveis aos clientes. 

Além de garantir a saúde de todos, isso também pode interferir na percepção de valor e qualidade. A falta de organização e higiene pode prejudicar a credibilidade do seu restaurante. 

Siga as normas sanitárias à risca, certifique-se que o buffet está sempre limpo, deixe à disposição dos clientes álcool em gel e luvas, tenha cuidado com os talheres e guardanapos, entre outros cuidados. 

5 – Sistema PDV

Os restaurantes self-service costumam ter horários de pico, nos quais o movimento e a rotatividade é mais alta. Por isso, ter um sistema PDV ágil é essencial para evitar longas filas para pesar e pagar. 

Escolha um sistema com integração com a balança, que seja estável e confiável como o EPOC PDV. Com ele o operador de caixa pode registrar todas as vendas em poucos cliques e fazer as cobranças rapidamente. 

6 – Marketing

Um bom marketing é indispensável para o sucesso de qualquer negócio. No caso de um restaurante self-service, algumas ações que você pode investir são:

  • Criar um Google Meu Negócio para ser encontrado no buscador e Maps
  • Divulgar o cardápio do dia nas redes sociais
  • Mandar o cardápio do dia por WhatsApp para clientes
  • Distribuir panfletos nas empresas e comércios próximos
  • Ter uma placa em frente ao estabelecimento com destaques do dia

7 – Fidelização

Manter sua clientela fiel é o segredo para seu negócio prosperar. Crie um programa de fidelidade com descontos e benefícios para quem visita seu estabelecimento com frequência. 

Enviar comunicações por WhatsApp para os clientes cadastrados, informando o cardápio do dia, é uma excelente estratégia para manter um bom relacionamento. Ter parceria com empresas próximas, com descontos especiais, também é uma boa ideia. 

Por fim, você pode dar cortesias como um bombom ou uma sobremesa gratuita em datas especiais. Às vezes, pequenas ações demonstram o quanto você valoriza seu cliente e contribui para uma melhor experiência e fidelização. 

Conte com a EPOC para seu restaurante self-service crescer

Como vimos, abrir um restaurante self-service tem diversas vantagens e, seguindo as dicas que listamos neste artigo, você pode ter muito sucesso no seu empreendimento. 

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Marianne Ternes

Graduada em Jornalismo pela UFSC, é especialista em marketing de conteúdo e SEO para negócios B2B no setor de tecnologia.

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