A Black Friday é uma das datas comerciais mais aguardadas pelos consumidores, que esperam ansiosos pelos descontos e promoções em diversos produtos e serviços. Embora as ofertas sejam mais comuns em lojas do varejo e comércio eletrônico, muitos restaurantes também aproveitam a oportunidade para atrair mais clientes e aumentar as vendas.
Mas, para obter bons resultados, é preciso planejar as ações e se preparar. Neste artigo, saiba tudo sobre a Black Friday em restaurantes, confira um passo a passo para fazer o planejamento e confira ideias de promoções. Acompanhe!
Por que restaurantes devem participar da Black Friday?
A Black Friday foi criada nos Estados Unidos e ocorre sempre na sexta-feira após o Dia de Ação de Graças, tradicionalmente celebrado na 4ª quinta-feira de novembro. A Black Friday 2023 acontece no dia 24 de novembro.
Com a ideia de promover liquidações e abrir a temporada de Natal, ela se tornou a data comercial mais importante do mundo. Todas as grandes empresas promovem ações com descontos e os consumidores aguardam ansiosos para fazer compras.
Assim, o movimento aumenta não só no varejo e e-commerce, como também em outros setores — entre eles os negócios gastronômicos. Portanto, é uma oportunidade para os restaurantes atraírem novos clientes, ganharem visibilidade e aumentarem as vendas.
Para saber como planejar suas ações e tirar o máximo proveito dessa data, confira o passo a passo a seguir.
Passo a passo para planejar a Black Friday no seu restaurante
Sem dúvidas, a Black Friday é uma ótima oportunidade para vender mais no seu restaurante, mas antes é preciso ter um bom planejamento.
Afinal, a concorrência é grande, as ofertas precisam ser realmente atrativas, os clientes precisam ficar sabendo das suas ações e você tem que estar pronto para atender uma demanda maior que o de costume.
Então, siga o passo a passo para fazer o planejamento:
1 – Pesquise e colete ideias
Comece com uma pesquisa para coletar ideias de promoções para Black Friday em Restaurantes.
Você pode investigar seus concorrentes diretos e os grandes nomes do mercado. Busque notícias e publicações nas redes sociais para saber quais ações realizaram e como foi a divulgação. Selecione as ideias que fazem mais sentido para seu negócio.
Para ajudar você, listamos algumas ideias mais adiante. Não deixe de conferir!
2- Defina as ofertas
Depois de analisar as ideias selecionadas, defina quais serão suas ofertas para a Black Friday 2023.
Você pode se concentrar em apenas uma oferta ou criar diferentes promoções. Por exemplo: combo especial para o Delivery, um desconto relâmpago em um horário específico, um desconto especial para quem interagir nas redes sociais e assim por diante.
Só tome cuidado para não se perder com tantas ofertas! Certifique-se de que tem capacidade de atender todas elas com qualidade.
3 – Planeje a campanha de divulgação
Depois de decidir quais serão as suas ofertas da Black Friday, é preciso planejar a divulgação para atrair os clientes.
Escolha quais canais você irá utilizar (como redes sociais, anúncios e e-mail marketing, por exemplo) e providencie tudo o que é necessário para realizar a campanha, como o planejamento editorial, a produção dos conteúdos e o contato com prestadores de serviços.
É importante criar antecipação e não deixar para a última hora. Publicações nas redes sociais que estimulam a interação são ótimas para gerar engajamento no seu público e aumentar a expectativa para a Black Friday.
4 – Prepare a infraestrutura
As promoções da Black Friday atraem muitos clientes e você precisa estar bem preparado para uma alta demanda. Se a sua infraestrutura não estiver preparada para isso, pode acabar gerando frustração e insatisfação dos clientes.
Alguns pontos que você deve verificar para ter certeza de que estão funcionando corretamente ou fazer a manutenção e preparo necessários são:
- Equipamentos e insumos da cozinha
- Sistema PDV
- Rede de internet
- Máquinas de Cartão
- Impressoras de produção e KDS
- Espaço físico do salão
5 – Verifique o estoque
Abasteça o seu estoque para garantir que nenhum insumo falte no meio da Black Friday. Liste quais são os itens do cardápio que estarão em promoção e verifique como está o estoque de cada um dos insumos necessários para a produção.
Uma boa dica é negociar com os fornecedores para adquirir uma quantidade maior, já que provavelmente você terá mais saída.
6 – Organize os processos
Para garantir que tudo corra perfeitamente no dia da Black Friday, revise e organize os processos: reservas e filas de espera, atendimento, produção, apresentação dos pratos, pagamento etc.
Isso é essencial para que sua operação flua sem problemas e os clientes sejam atendidos com agilidade. Se for preciso, faça adaptações e contrate freelancers para reforçar a equipe.
7 – Treine sua equipe
Por fim, faça o treinamento da sua equipe para a Black Friday. Dê orientações sobre os descontos e promoções que serão realizados, garantindo que todos saibam como explicar e tirar dúvidas aos clientes.
Repasse todos os processos e responsabilidades de cada um para que todos saibam exatamente o que fazer no dia.
Seguindo esses sete passos, sua Black Friday tem muito mais chances de sucesso! E, para começar agora mesmo, confira a seguir uma lista de ideias de promoções que você pode adotar no seu restaurante.
10 ideias de promoções para Black Friday em restaurantes
Lembre-se: as promoções da Black Friday devem ser atrativas para os clientes e lucrativas para o restaurante. Não adianta dar 10% de desconto no prato que é o carro-chefe da casa se isso for acabar em prejuízo.
Por isso, na hora de pensar as ofertas, é importante considerar os pratos mais populares e lucrativos, analisar o estoque e entender se há algum insumo que pode ser melhor aproveitado ou fazer parte de um combo, por exemplo.
Desta forma, seu restaurante não só vai vender mais, como também lucrar mais. Com isso em mente, confira algumas ideias para inspirar:
1 – Itens gratuitos
Quem não gosta de ganhar algo grátis? Na compra de um prato específico, o cliente ganha um item gratuito, como acompanhamentos, sobremesas ou bebidas.
Essa é, com certeza, uma das ideias mais atrativas para a Black Friday. Se você tem algum insumo parado no estoque, pode ser uma boa ideia utilizá-lo nesse tipo de promoção.
2 – Combos especiais
Os combos já são tradicionais, e há um motivo para serem tão populares: eles vendem muito. Na Black Friday, você pode inovar e criar algo diferente para chamar a atenção dos clientes.
Uma dica para vender bastante é combinar os pratos preferidos dos clientes com alguma novidade. Além disso, você pode aumentar as porções de acompanhamentos e dar a opção de personalização.
Por fim, é importante ter atenção na precificação dos combos na Black Friday para alcançar o máximo de lucratividade.
3 – Menu degustação
Se você já oferece um menu degustação, que tal oferecer um desconto especial na Black Friday? Essa é uma forma de atrair mais clientes e também apresentar os melhores sabores do seu restaurante.
Muitas pessoas gostam de conhecer novos restaurantes começando pelo menu degustação, e uma promoção como esta é um belo convite. Invista na divulgação, demonstre como será a experiência e, com certeza, será um sucesso de vendas.
4 – Casais, famílias e grupos
Outra boa ideia para a Black Friday é apostar em promoções direcionadas para públicos específicos. Desta forma, você incentiva que seus clientes tragam mais pessoas e sua rentabilidade também aumenta.
- Um jantar romântico com desconto no vinho.
- Refeição completa com preço especial para a família, com entrada, prato principal e sobremesa.
- Porções gigantes para grupos.
- Ofertas progressivas: descontos que aumentam quanto maior for o grupo.
5 – Promoção relâmpago
Ofertas que duram apenas algumas horas são uma forma de provocar o senso de urgência e escassez, estimulando os clientes a visitarem seu estabelecimento para conseguir o melhor desconto ou uma experiência exclusiva.
Utilizar as redes sociais para divulgar esse tipo de ação também pode ser uma boa estratégia para aumentar o alcance. Por exemplo: quem compartilhar a publicação ganha uma condição especial.
6 – Descontos no delivery
Se você trabalha com delivery, vale a pena pensar em uma promoção exclusiva para esse canal. Os aplicativos costumam criar as próprias ofertas de Black Friday, o que já atrai muitos clientes. Então, por que não aproveitar essa oportunidade?
Crie combos com descontos, divulgue cupons nas redes sociais e prepare-se para atender muitos pedidos!
7 – Drinks em dobro
O famoso “compre um e leve dois” funciona muito bem e é bastante comum durante happy hours em bares. E pode ser uma forma de atrair mais clientes para seu restaurante, também!
Para ficar mais fácil, você pode escolher um único drink para a promoção, como caipirinha em dobro, ou um drink autoral da casa. Desta forma, você consegue fazer o pré-preparo e agilizar a produção.
8 – Happy Hour estendido
Outra ideia na mesma linha da anterior é estender o horário do happy hour, caso você já promova esse tipo de evento e ele tenha um público fiel.
Faça um especial de Black Friday com bebidas em dobro, porções de aperitivos maiores e com desconto. Para deixar ainda melhor, você pode convidar uma atração musical para animar o público.
9 – Pontos de fidelidade extras
Você também pode aproveitar essa data para ações de fidelização dos clientes. Se você já tiver um programa de fidelidade, pode dar pontos extras, liberar recompensas ou elaborar algo que se encaixe no seu programa.
Aliar as promoções com a fidelização dos clientes é uma ótima forma de valorizar quem já frequenta seu restaurante.
10 – Take away com desconto
Pense também em promoções para diferentes modalidades de vendas. Se você trabalha com take away, dê descontos exclusivos para quem escolhe essa opção de retirar o produto para consumir em casa ou outro local.
Essa é uma ótima estratégia para divulgar o serviço, mostrar que ele é eficiente e conquistar clientes com um perfil diferente.
Aproveite a Black Friday e outras datas importantes para restaurantes
A Black Friday em restaurantes é uma excelente oportunidade de aumentar suas vendas, atrair e fidelizar clientes.
Como vimos, para ter sucesso é preciso fazer um bom planejamento e estar preparado para atender as demandas. Além disso, as promoções devem ser atrativas e estratégicas, sempre alinhadas com os objetivos do seu negócio.
A boa notícia é que você pode aplicar todas essas dicas em qualquer data comercial. Se quiser estar sempre pronto para elas, baixe agora o Calendário Definitivo de Datas Importantes Para Bares e Restaurantes.