Oferecer combos de lanches é uma ótima forma de aumentar as vendas e a lucratividade do seu restaurante.
Desde o tradicional “hambúrguer + batata frita + refrigerante” até o “combo família”, há diversas opções que você pode adaptar para o seu modelo de negócio e incluir no cardápio.
Neste artigo, entenda os benefícios de utilizar essa estratégia, confira ideias de combos de lanches e saiba o que fazer para alcançar excelentes resultados de vendas. Acompanhe!
Por que criar combos de lanches?
Os combos de lanches são uma estratégia de vendas clássica que pode ser utilizada em diferentes tipos de restaurantes para aumentar as vendas e a lucratividade. A ideia é simples: montar um combinado de itens e vender por um preço promocional.
Com isso, além de ter ofertas atrativas e ajudar os clientes na escolha, o restaurante também pode aumentar a lucratividade e otimizar a gestão de estoque, entre outros benefícios. Saiba mais a seguir!
Aumento do ticket médio
Ao agrupar itens em um combo, você incentiva seus clientes a gastar um pouco mais do que gastariam se comprassem os itens individualmente, aumentando seu ticket médio. O segredo é criar ofertas atrativas, que sejam ao mesmo tempo vantajosas e convenientes.
Facilidade na tomada de decisão
Muitas vezes, os clientes estão com pressa ou indecisos, sem saber como montar a refeição.
Os combos de lanches simplificam a tomada de decisão, tornando o processo de compra mais rápido. Isso é muito importante para manter o fluxo de atendimento, principalmente em horários de pico.
Controle de estoque e redução de perdas
Combos bem planejados também ajudam a equilibrar a demanda de diferentes itens do menu, evitando que insumos fiquem muito tempo parados no estoque e passem da data de validade. Isso otimiza o controle de estoque e reduz as perdas.
Maior lucratividade
Os combos de lanches também permitem aumentar a lucratividade do restaurante. A engenharia de cardápio pode ajudar a elaborar combos que unem itens populares e lucrativos, aumentando os lucros de cada venda.
Marketing e promoção
Combos também são uma excelente oportunidade para campanhas de marketing. Eles podem ser usados para promover novos produtos, testar itens sazonais ou temáticas, e até mesmo incentivar a fidelidade do cliente através de programas de recompensas e ofertas especiais.
Leia também: Promoções para restaurantes: guia completo para lucrar mais
Agora que você já conhece os principais benefícios de oferecer combos no seu restaurante, confira um passo a passo completo e ideias para incluir no seu cardápio!
Passo a passo: Como montar combos atrativos e lucrativos
Para ter bons resultados de vendas com seus combos de lanches, é preciso pensar de forma estratégica. As ofertas devem ser atrativas para os clientes e lucrativas para o negócio. Confira a seguir um passo a passo para montar combos ideais para seu negócio.
1 – Conheça seu público-alvo
Conhecer o seu público é essencial para montar combos atrativos. Para isso, recomendamos que você
- Faça pesquisas de mercado para entender as preferências de consumo de seus clientes.
- Analise seus resultados de vendas para identificar padrões.
- Colete feedbacks regularmente para saber como seus clientes avaliam seu cardápio e o que pode ser aperfeiçoado.
2 – Selecione itens estratégicos
Identifique os itens mais vendidos do seu menu e use-os como base para seus combos. A partir disso, crie combinações estratégicas, você pode adicionar, por exemplo:
- Itens que tenham uma alta lucratividade para maximizar seus lucros
- Itens de baixo desempenho para otimizar o estoque
- itens novos, que você deseja testar no seu cardápio
3 – Crie combinações convenientes
Além de estratégicos para seu negócio, os combos precisam ser atrativos para os clientes.
Então, analise as informações obtidas na sua pesquisa de mercado e o comportamento de consumo dos seus clientes para elaborar seus combos. Algumas dicas:
- Pense sempre na conveniência, criando refeições completas com prato principal + acompanhamento + bebida;
- Considere criar combos para diferentes dietas: vegetariana, sem glúten, low carb, entre outras;
- Avalie se faz sentido criar combos maiores, pensando em casais, grupos e famílias;
- Leve em conta diferentes ocasiões: combos para almoço, jantar, happy hour.
4 – Defina preços competitivos
Para precificar combos de lanches, o princípio básico é: o preço do combo deve ser mais barato do que a compra de todos os itens separadamente. Mas, para garantir sua margem de lucro, é preciso calcular os custos dos insumos e de produção.
E, por fim, observe os preços praticados pela concorrência e feche um valor que esteja alinhado com o valor percebido do seu produto.
5 – Monte uma oferta clara e atrativa
A maneira como você apresenta os combos para seus clientes faz toda a diferença nas vendas.
Acima de tudo, você precisa garantir que eles saibam que vão economizar dinheiro. Se a oferta for confusa, eles podem hesitar e acabar escolhendo outras opções não tão lucrativas para seu negócio.
Então, deixe claro os preços dos itens individuais para que eles possam comparar e destaque o benefício dos combos no seu menu. Por exemplo: “Leve dois pelo preço de um” é uma oferta clara e chamativa, que não deixa dúvidas de que o combo é um bom negócio.
9 ideias de combos de lanches para aumentar os lucros
A seguir, confira algumas ideias de combos de lanches para inspirar e criar os seus!
Refeição completa
É o combo tradicional, individual, com prato principal, acompanhamento e bebida. Por exemplo:
- Hambúrguer, batata frita e refrigerante
- Burrito, nachos e refrigerante
- Sanduíche de frango, salada e suco natural
Casal
O combo casal é ideal para duas pessoas. Inclua duas porções de cada item ou porções maiores para dividir, por exemplo:
- Dois hambúrgueres, duas batatas fritas, dois refrigerantes lata
- Dois hambúrgueres, batata frita grande, refrigerante 600ml
Você também pode permitir personalização do combo, com sabores e tamanho de hambúrguer diferentes, por exemplo.
Família
O combo família serve entre 3-4 pessoas, com porções grandes que podem ser compartilhadas e opções adequadas para crianças.
Por isso, você pode pensar em uma variedade de sabores e tamanhos. Por exemplo: 2 hambúrgueres grandes, 1 hambúrguer pequeno, porção de onion rings e porção de batata frita, com um refri 2L.
Infantil
Os combos infantis devem conter opções adequadas para o paladar das crianças e porções menores. Por exemplo: 1 mini hambúrguer, batata smile e suco de caixinha. Adicionar um brinquedo de brinde pode ser um atrativo extra que ajuda a fidelizar os clientes.
Grupos
Os combos para grupos são perfeitos para reuniões e eventos. Você pode apostar na variedade (incluindo diferentes sabores de lanches) ou na quantidade (o mesmo lanche para 5-10 pessoas).
Além disso, pode incluir porções de acompanhamentos gigantes para tornar o combo ainda mais atrativo.
Compre um, leve dois
Essa pode ser uma promoção de combos bastante atrativa, muito eficaz se o seu objetivo é esvaziar o estoque de um item que está próximo do vencimento, por exemplo.
A oferta pode ser de dois combos pelo preço de um, ou apenas com um item adicional gratuito, por exemplo: “compre um hambúrguer com batatas e leve outro hambúrguer grátis.”
Bebida ou sobremesa grátis
Na compra de um combo lanche + acompanhamento, a bebida ou a sobremesa é grátis. Esse é um tipo de combo que tem um benefício claro e pode incentivar os clientes a consumirem mais e aumentar o seu ticket médio.
Happy Hour
Se você promove happy hours, pode fazer sentido criar um combo especial para esse evento. Algumas ideias:
- 2 chopps + aperitivo + 2 lanches
- Balde de long necks + porção grande de batata frita + 4 mini hambúrgueres
Degustação
O combo degustação é uma boa ideia se você quer atrair novos clientes. Nele, você inclui porções menores de diferentes itens do seu cardápio, para que o cliente possa experimentar cada um deles.
Personalizado
Monte um combo personalizável para que seu cliente possa escolher os itens que preferir. Divida as opções por categorias para facilitar. Por exemplo:
- Hambúrguer: carne, frango ou grão de bico
- Acompanhamento: batata frita, onion rings ou nuggets
- Bebida: Refrigerante, suco ou água
Aumente suas vendas com a EPOC
Agora que você já sabe como montar combos atrativos e lucrativos, é preciso se preparar para receber os clientes e vender muito!
Para isso, contar com um sistema para restaurantes eficiente é fundamental. A EPOC é uma plataforma completa com PDV, ERP Multilojas, Analytics, Autoatendimento, Cardápio Digital, KDS, pagamentos e muito mais!
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