Os 5 grandes desafios na gestão de restaurantes, bares e baladas

Conheça os 5 principais desafios na gestão de bar e gastrobar e esteja preparado para enfrentá-los, melhorando os resultados do seu restaurantes!
gestão de restaurantes

Sumário

A gestão de restaurantes, bares e gastrobares pode apresentar diversos desafios, impondo obstáculos que precisam ser superados para o sucesso do negócios e a permanência no mercado.

Estes desafios muitas vezes podem passar despercebidos aos gestores e até mesmo, em alguns casos, podem ser considerados comuns.

Contudo, independente do dia a dia corrido, da falta de tempo, entre outras adversidades, é fundamental que os gestores conheçam estes desafios, para que possam identificá-los em seus negócios.

Além disso, identificando as falhas é possível elaborar ações e estratégias assertivas para garantir a sua resolução e, assim, melhorar os resultados da empresa.

Para lhe ajudar nessa tarefa, listamos cinco dos principais desafios na gestão de restaurantes, bares e gastrobares para você conseguir identificá-los no seu negócio e corrigi-los. Confira!

A importância de uma gestão de restaurantes eficiente

Uma gestão eficiente é capaz de proporcionar oportunidades para os negócios prosperarem e crescerem.

Assim, uma boa gestão permite:

  • utilizar de forma eficiente os recursos da empresa;
  • reduzir custos;
  • otimizar processos;
  • assegurar o controle de estoques;
  • gerir melhor a equipe;
  • ter maior controle financeiro;
  • reduzir falhas;
  • obter controle do fluxo de caixa;
  • maximizar os resultados da empresa.

Dessa forma, o gerenciamento estratégico permite melhorar todos os processos e áreas do negócio, maximizando os resultados positivos, e consequentemente levando a uma maior rentabilidade.

Contudo, gerir um restaurante pode apresentar diversos desafios, que impõem alguns obstáculos para os gestores. 

5 principais desafios na gestão de restaurante

Cada estabelecimento, seja restaurante, bar ou balada, pode enfrentar desafios diferentes conforme o seu modelo de negócios, região, clientes, dentre outros fatores. No entanto, alguns são comuns em boa parte dos estabelecimentos. Confira!

Leia também: 5 Passos para Cortar Custos, Acertar Investimentos e Crescer o Seu Negócio

1) Incompatibilidade e falta de sincronia entre a equipe

A falta de compatibilidade entre os colaboradores pode ser um dos grandes desafios na gestão de restaurantes, podendo impactar em todos os processos do estabelecimento. Inclusive pode levar ao surgimento de outros obstáculos, como atraso nas entregas de pedidos, atendimento ineficiente, entre outros. 

Além disso, a falta de sincronia entre os colaboradores pode levar à falta de agilidade nos processos, impactando na produtividade e satisfação dos clientes.

Por exemplo, a ausência de sincronismo entre garçom e cozinheiro pode levar ao atraso do pedido ou até mesmo ao preparo de refeições incorretas. Ou seja, eles prejudicam a experiência do cliente com seu pedido e com o ambiente.

Vale lembrar que o bom atendimento, em geral, é considerado pelo cliente um fator primordial para a escolha e indicação de um local para familiares e amigos. Desta forma, a incompatibilidade e falta de sincronia entre a equipe pode levar a prejuízos financeiros, além da perda de credibilidade no mercado.

Saiba mais: Como lidar com a falta de engajamento de funcionários do seu estabelecimento?

2) Demora na entrega dos pedidos

Dentre os desafios da gestão de restaurantes ou outros estabelecimentos do ramo gastronômico, está a demora do preparo dos pedidos. Este é um dos fatores que mais gera descontentamento dos clientes, inclusive pode ser um obstáculo decorrente do desafio citado anteriormente.

Atendimento ineficiente, demora na entrega dos pedidos, e até mesmo colaboradores despreparados, principalmente em dias de grande movimento,  podem estar entre os fatores que resultam na evasão e baixa procura pelo local.

Dentro deste contexto, dispor do uso de tecnologias pode ser uma forma de agilizar o atendimento e garantir que a refeição seja servida rapidamente. Por exemplo, um software que integre os pedidos à cozinha e garanta que as solicitações dos clientes chegarão até o setor de preparo pode acabar de vez com esse tipo de problema.

3) Imprevisão de demandas

Ter previsibilidade de demandas significa dispor de uma estimativa de mercado. Ou seja, um restaurante que trabalha com reservas permite ter uma previsão de demanda, por exemplo, de clientes que frequentam o estabelecimento, e seus hábitos de consumo.


Desta forma, é possível antecipar a rotina de consumo dos clientes e, assim, entender o que é necessário dispor no estoque, bem como a quantidade ideal  de colaboradores, para oferecer um serviço de excelência para os clientes. 

Quando há clientela fiel, é possível identificar as preferências tanto pela comida quanto pela bebida. Por isso é interessante ter em estoque vinho, espumante ou qualquer outra bebida, por exemplo, para que o cliente perceba que você está preparado para recebê-lo.

Quando a empresa não consegue ter esta previsão, que pode variar conforme a sazonalidade e dias de semana, por exemplo, isso pode levar a um desafio na gestão do restaurante. O resultado é um atendimento ineficiente, a falsa impressão da falta de colaboradores para atender a demanda de clientes, a falta de insumos para a preparação das refeições, entre outros prejuízos. 

4) Falta de integração entre processos

A integração entre os processos pode ser um dos obstáculos na gestão de restaurantes, principalmente porque o fluxo de atividades pode ser intenso. Ou seja, todas as informações e dados acabam ficando desorganizados e até mesmo perdidos, levando a prejuízos e falta de insumos para controle, gestão e tomada de decisão assertivas.

Integrando os processos é possível ter uma visão em tempo real de todas as áreas do negócio, desde pedidos, entradas e saídas de caixa, estoques, dentre outras funcionalidades que possibilitam identificar falhas, bem como gerir e otimizar todo o processo. Aqui também a tecnologia pode ser uma grande aliada através do uso de softwares de gestão que integram processos e diversas áreas de um estabelecimento.

5) Desperdícios

Este também pode ser um dos grandes desafios na gestão de restaurantes, uma vez que impacta diretamente o setor financeiro, gerando prejuízos. Inclusive, pode ser decorrente de um outro desafio: a imprevisibilidade de demandas.

Como o restaurante é um ramo que trabalha com alimentos e na grande maioria das vezes com prazo de validade curto, é fundamental dispor desta previsão de demanda. Desta forma é possível realizar a compra de insumos adequados para atender a demanda do restaurante, reduzindo os desperdícios e os custos.

Como superar estes obstáculos na gestão do negócio?

O primeiro passo para superar os desafios é conhecer cada um deles.

Assim, é possível visualizar quais as áreas e processos precisam ser otimizados ou até mesmo reestruturados, para melhorar os resultados dos negócios.

Além disso, oferecer treinamentos para a equipe, repensar e integrar processos e investir em tecnologia que possibilita maior controle dos negócios do restaurante são alguns dos meios de superar estes obstáculos.

Desta forma, você garante redução de prejuízos, satisfação dos clientes e gera ainda um diferencial competitivo, fundamental para se destacar no mercado.

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Guilherme

Guilherme

Jornalista, redator e membro da equipe de marketing da EPOC.

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