Como estabelecer metas no seu negócio e quais estratégias para atingir estas metas?

Saiba como estabelecer metas para o seu bar ou restaurante e veja algumas dicas e estratégias para atingi-las
como estabelecer metas para negócios

Sumário

Ao abrir seu negócio, você deve estabelecer metas para recuperar o seu investimento dentro do menor período de tempo e definir estratégias para atingir esta meta.

Quando você decide abrir um empreendimento, vários estudos precisam ser feitos. O mercado, a viabilidade financeira, as metas que devem ser atingidas, além das estratégias que você irá usar para atingir estas metas. Com os objetivos definidos e as estratégias estabelecidas, é mais fácil executar o planejamento, e botar em prática as ações necessárias para que o investimento feito tenha retorno no período determinado.

Mas para saber como estabelecer metas, é preciso muita pesquisa, principalmente para quem está começando neste ramo. Nesse post, você confere algumas dicas de como atingi-las com maior facilidade em menor tempo.

Entenda do seu negócio

Conhecer o mercado em que seu negócio está inserido é o principal fator para você ter embasamento para estabelecer metas alcançáveis. Mas é só a partir do momento que tudo começa a funcionar, que você terá mais facilidade em entender o que está dando certo e o que ajustar. Além disso, com a mão na massa, você já vai ter números mais concretos para poder comparar e definir com mais assertividade os próximos passos.

Com os negócios em ação, observe quais os aspectos que mais impactam nos resultados, como: 

– Funcionários;

– Estoque;

– Equipe de marketing;

– Divulgação em diversos canais;

– Impostos;

– Aluguel do espaço se ele não for próprio.

Em quanto tempo você deve reaver seu investimento?

Os investimentos com o aspecto material e burocrático de um empreendimento não são baixos. O empreendedor, ao realizar o planejamento, já deve saber em quanto tempo precisa reaver o dinheiro investido. Ainda é preciso disponibilizar o giro suficiente para pagar as contas até esse momento chegar. Na prática, o cálculo é simples: você precisa dividir o montante investido pelo lucro líquido estabelecido, assim você chega ao período onde começa a retornar o dinheiro gasto.

O problema ao fazer este cálculo, é que quando você é novo no mercado, todos os dados são baseados em estimativas, o que nem sempre se concretiza. Por isso que o gestor precisa fazer pesquisa de mercado, análise de concorrência, estudo de infraestrutura necessária e otimizada para ter os números mais aproximados. Este estudo, antes de iniciar efetivamente seu negócio, é a base de tudo. Ele vai ajudar você a definir e traçar seus objetivos, e muitas vezes também, com estes dados em mãos, é possível mudar de rota quando se percebe que um outro rumo é mais viável do que o pretendido inicialmente.

 Qual a meta de faturamento que você busca?

Ter uma meta específica ajuda no entendimento e desenvolvimento de toda equipe. Seja claro e objetivo sobre o que você quer e o que espera dos negócios para que você consiga atingir os seus anseios. Definir as metas com números, com prazos estipulados, é uma forma de fazer com que seu colaborador tenha clareza das suas intenções.

Por exemplo, você não pode dizer: é preciso vender mais, vender bastante. Mas sim: o time de vendas precisa aumentar em 12% as vendas até o final do mês; precisamos de 30 leads qualificados por mês. Isso é estipular metas concretas.

Desta forma, você precisa responder algumas questões para ter bem definidas as suas metas:

– O que você realmente busca?

– Quem é o responsável para cobrar e atingir as metas?

– De que forma as metas serão atingidas?

– E principalmente, o porquê desta meta?

A partir do momento que você tiver essas respostas, fica ainda mais claro para você e sua equipe, qual a meta de faturamento que você busca e as formas de atingi-la.

Quais são as estratégias para atingir estas metas?

O mercado está em constante e rápida evolução, por isso nossas ações também precisam manter o mesmo ritmo. O que ontem era regra, hoje já não é mais. O ambiente muda assim como a mentalidade e as preferências das pessoas. Desta forma, também muitos planos traçados precisam ser alterados ao longo do caminho para atingir nossos objetivos e manter a sustentabilidade dos negócios.

Vamos indicar algumas sugestões para que você e seu time consigam atingir as metas estabelecidas, dentro deste universo em constante mutação. Veja:

Aperfeiçoe sua equipe

Um bom time de colaboradores não nasce pronto, é necessário muito treinamento, estudo e aperfeiçoamento. Portanto, invista nisso, porque atender bem o cliente requer muita dedicação, conhecimento e empenho dos profissionais. 

Não basta apenas você sentar para conversar e cobrar as metas que precisam ser alcançadas. Motive seu grupo, troque experiências, faça com que se sintam envolvidos e confiantes. Porque trabalhar diariamente no contato com os clientes, precisa de um impulso a mais para enfrentar e superar os desafios diários.

Ofereça estrutura e recursos adequados

Com uma equipe bem treinada para trabalhar, o primeiro passo foi dado, mas oferecer uma estrutura adequada, ferramentas e recursos também é essencial para ter sucesso.

Todo colaborador precisa ter condições adequadas para executar um trabalho de excelência. Se você quer um atendimento de qualidade para seus clientes, então invista em qualificação, ferramentas, estrutura e todos os recursos necessários para fazer um trabalho de referência.

Avalie as ações

Com metas definidas, equipe treinada e ferramentas apropriadas, é hora de ir à luta. Com os processos em andamento, faça uma análise da evolução das ações, observe os números e faça um diagnóstico do que está dando certo e o que precisa de ajustes.

Com os dados em mãos, é mais fácil identificar os gargalos, onde as vendas ocorrem com maior facilidade e quais são os entraves para a concretização de bons negócios

Invista em marketing e produtos diferenciados

Você sabia que 60% das empresas fecham por não ter um plano de negócios definido? Desta forma, para você não entrar para esta estatística, é preciso saber o que você quer e onde quer chegar com seu empreendimento e partir para a ação.

Dentro do seu planejamento estratégico, é preciso constar um plano de marketing eficiente para que seu público alvo saiba quem é você no mercado. É importante que conheçam seu produto e identifique o diferencial positivo em comparação aos demais do ramo.  O marketing é essencial para qualquer tipo de negócio, desde que tenha como meta, construir e aumentar a visibilidade, bem como o consumo de seus produtos e serviços.

Saiba mais: Marketing para restaurantes e bares: guia prático + 15 dicas

Fazer um planejamento de marketing digital, que envolve propagandas, conteúdos no site, redes sociais, contato por e-mail, entre outros. Isso é uma forma de cercar o possível cliente com informações por todos os lados. É uma das maneiras de construir uma estratégia que irá resultar em bons números. As ferramentas para isso são diversas, é preciso saber usá-las com competência para turbinar seus resultados.

Para conferir mais dicas de como fazer o seu estabelecimento ter sucesso, continue acessando nosso blog!

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Guilherme

Jornalista, redator e membro da equipe de marketing da EPOC.

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