O que faz um sommelier? Saiba se vale a pena contratar

Entenda o que faz um sommelier, quais são as habilidades e conhecimentos exigidos e por que contratar esse profissional para o seu restaurante ou bar
o que faz um sommelier

Sumário

Oferecer uma experiência incrível aos clientes é um dos principais objetivos de todo restaurante ou bar que deseja se tornar um sucesso. Afinal, o público valoriza cada vez mais a qualidade, exclusividade e excelência. 

No entanto, encontrar maneiras de se diferenciar da concorrência e chamar a atenção dos consumidores é um desafio. Nesse sentido, a figura do sommelier se destaca pelo potencial de aprimorar a experiência gastronômica. 

Se você quer saber o que faz um sommelier e quais os benefícios de contratar esse profissional, continue lendo este artigo. 

Confira também: Cardápio de restaurante chique: como se destacar?

baner treinamento de atendimento ao cliente


O que é sommelier?

A palavra “sommelier” tem origem francesa e inicialmente se referia aos profissionais encarregados de provar vinhos antes de serem servidos ao rei para assegurar que a bebida não estava envenenada. 

Já no século 19, o termo passou a ser utilizado para nomear os profissionais responsáveis pelas bebidas de restaurantes, especialmente os vinhos. 

Assim, com o passar do tempo, o sommelier se tornou um especialista em vinhos, com profundos conhecimentos sobre variedades de uvas, métodos de produção, regiões vinícolas e rótulos renomados. 

Recentemente, profissionais especializados em outros tipos de bebidas — como cervejas, destilados, cafés e chás — também passaram a ser chamados de sommelier. 

Leia também: Quais as funções dos profissionais que trabalham em bar?

O que faz um sommelier?

Um sommelier pode ajudar seu restaurante ou bar a oferecer uma experiência mais sofisticada aos seus clientes. Esse profissional desempenha diversas funções em um restaurante ou bar, entre as principais estão:

Construção da carta de bebidas

É responsável pelo cardápio de bebidas do restaurante ou bar. Um sommelier de vinhos, por exemplo, escolhe quais rótulos melhor se adequam ao conceito do estabelecimento e às preferências dos clientes. 

Ou seja: tem um papel fundamental para reforçar a identidade da sua marca e atender às exigências dos consumidores. Ele pode manter a carta sempre atualizada, trazer novidades e apresentar rótulos especiais para impressionar os clientes.

Harmonização de bebidas e comidas

Outra função do sommelier é sugerir harmonizações entre as bebidas e os pratos servidos no restaurante ou bar. Como possui um paladar treinado para identificar diferentes sabores, ele é o profissional indicado para criar combinações perfeitas em parceria com o chef. 

O sommelier pode colaborar, por exemplo, na elaboração de um menu degustação. Esta é uma das melhores formas de oferecer uma experiência gastronômica de alto padrão aos seus clientes. 

Gestão do portfolio de bebidas

O sommelier faz também a gestão do portfolio de bebidas, mantendo uma variedade de rótulos e garantindo o armazenamento correto, com temperatura, luz e umidade ideais. Também toma o cuidado de servir cada garrafa em seu auge de qualidade. 

Seu trabalho também envolve aspectos financeiros, como negociações com fornecedores, definição do preço de venda e análises para identificar quais vinhos ou outras bebidas têm mais saída. 

Além disso, o sommelier também está sempre acompanhando o mercado e buscando novas opções para compor o acervo de bebidas. 

Sugestões aos clientes

Uma outra atividade de um sommelier de restaurante ou bar é fazer recomendações aos clientes com base em suas preferências e nos pratos que pediram. 

Esse contato direto com os clientes é menos comum e geralmente ocorre em estabelecimentos mais refinados. Essa é uma maneira de proporcionar uma experiência exclusiva e personalizada

Quais são as habilidades e conhecimentos de um sommelier?

Se você está considerando contratar um sommelier para o seu restaurante ou bar, precisa avaliar algumas habilidades e conhecimentos do profissional. Em primeiro lugar, leve em conta quais qualificações ele possui, como certificações e cursos reconhecidos

Para exercer sua função, é recomendado que o sommelier tenha as seguintes habilidades e conhecimentos:

  • Variedades de uvas e regiões vinícolas.
  • Degustação e identificação de sabores.
  • Harmonização entre vinhos e pratos.
  • Técnicas de vinificação e produção de bebidas.
  • Safras e envelhecimento de vinhos.
  • Etiqueta e serviço de vinhos de alto padrão. 
  • Criar cartas de vinhos equilibradas e atraentes.
  • Orientação personalizada na escolha de vinhos para clientes.
  • Gerenciamento de estoque e armazenamento de vinhos.
  • Compreensão das tendências e novidades no mundo das bebidas.

Além disso, também vale avaliar se o profissional tem experiências anteriores, possui uma boa comunicação e relacionamento interpessoal (pois terá que interagir com a equipe e com os clientes) e flexibilidade para trabalhar nos horários do seu estabelecimento, como o período noturno, finais de semana e feriados. 

Por que contratar um sommelier?

Agora que você já sabe o que faz um sommelier e quais habilidades são necessárias para exercer a função, é preciso entender se vale a pena contratar esse profissional para o seu estabelecimento.

Contar com um sommelier pode ter um grande impacto no seu negócio, especialmente se o seu objetivo é oferecer uma experiência mais sofisticada e exclusiva aos seus clientes. 

Em primeiro lugar, é interessante analisar o perfil do seu público para entender o comportamento e padrão de consumo. Se você costuma atender clientes exigentes, um sommelier pode ajudar a elevar o nível de satisfação. 

Isso porque a experiência do cliente é aprimorada: eles serão atendidos de maneira personalizada, terão a orientação de um especialista e poderão experimentar novos sabores com confiança. 

Outro ponto relevante é que você pode passar a oferecer vinhos premium, o que contribui para elevar o ticket médio e a receita do seu restaurante ou bar. Isso também pode atrair um público interessado em vinhos de alta qualidade e ampliar sua base de clientes

Por fim, a longo prazo seu negócio pode se destacar e conquistar a reputação de um restaurante sofisticado e especializado. 

Ofereça a melhor experiência para seus clientes

Um sommelier certamente pode contribuir muito para aperfeiçoar a experiência do cliente, mas é preciso lembrar que ela é impactada por diversos outros aspectos, como um atendimento de excelência, uma operação ágil e eficiente

Nesse sentido, contar com um sistema para restaurantes e bares como o EPOC pode ser o grande diferencial do seu negócio. 

Isso porque, além de ser um PDV completo e com recursos flexíveis que se adaptam à sua operação e facilitam o atendimento, o EPOC também tem outras soluções integradas para simplificar a gestão e potencializar seu negócio: sistema KDS, cardápio digital, controle de estoque, CRM, Analytics e muito mais. 

Para saber como funciona na prática, agende uma demonstração gratuita agora mesmo!

Marianne Ternes

Marianne Ternes

Graduada em Jornalismo pela UFSC, é especialista em marketing de conteúdo e SEO para negócios B2B no setor de tecnologia.

Inscreva-se em nosso blog

Receba os melhores conteúdos para ajudar a alavancar seu negócio gastrônomico