À la carte: o que é e como funciona?

Entenda o que é à la carte, quais as vantagens de oferecer esse tipo de serviço e dicas para melhorar a experiência do cliente e ter um restaurante diferenciado
chef finalizando um prato de comida e ao lado o título "Dicas para oferecer o melhor serviço à la carte"

Sumário

Se você quer oferecer uma experiência gastronômica de alta qualidade no seu restaurante, o serviço à la carte é a melhor opção. 

Nesse modelo, os clientes têm liberdade para escolher os pratos individuais a partir de um menu diversificado e, assim, podem desfrutar de uma refeição personalizada. 

Para saber como funciona, quais as vantagens e como oferecer um serviço à la carte de excelência, continue lendo este artigo!

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O que é à la carte?

A expressão francesa “à la carte” significa “como está no cardápio”. 

Esse é um dos tipos de serviço mais tradicionais em restaurantes: o menu apresenta os pratos individuais disponíveis e os clientes têm liberdade para compor a refeição de acordo com suas preferências. 

Um menu à la carte costuma ser dividido em:

  • Entradas
  • Pratos principais
  • Acompanhamentos
  • Sobremesas
  • Bebidas

Por conta disso, geralmente esse tipo de cardápio tem uma grande variedade de itens, cada um com seus respectivos preços. 

Como funciona um restaurante à la carte?

Um restaurante à la carte oferece uma experiência personalizada aos clientes, e por isso sua operação também é mais complexa. 

Os clientes podem examinar o menu, selecionar os pratos que desejam e fazer o pedido ao garçom. Cada prato será preparado individualmente na cozinha — o que exige dos chefs e assistentes mais experiência. 

Esse sistema oferece uma grande flexibilidade aos clientes, que podem decidir o que desejam pedir e a hora em que desejam pedir. Ao mesmo tempo, o estabelecimento tem que estar preparado para atender a pedidos variados e até mesmo adaptar os pratos. 

É diferente de um restaurante self-service, por exemplo, no qual os clientes se servem em um buffet com os pratos disponíveis e pagam pelo peso ou tipo de comida escolhida. Ou então dos pratos executivos, que oferecem uma refeição completa por um preço fixo. 

No à la carte, cada prato tem um preço único, além de um tempo de preparo e de espera. Pratos que levam mais tempo para serem produzidos podem ter o preço mais elevado. 

Leia também: Prato executivo: saiba como montar o menu perfeito

Quais as vantagens de oferecer esse tipo de serviço?

O serviço à la carte tem uma série de vantagens, tanto para os restaurantes quanto para os clientes. Confira as principais abaixo!

Variedade e personalização

Como vimos, uma das principais características do menu à la carte é a variedade de opções oferecidas aos clientes e a liberdade para escolher os pratos. A personalização da refeição é uma das grandes vantagens desse tipo de restaurante.

Qualidade e frescor

Como os pratos são preparados individualmente na hora, também têm mais qualidade e frescor. Esse tipo de serviço é comum em restaurantes de alta gastronomia, nos quais os pratos são mais elaborados, com ingredientes e preparos mais sofisticados. 

Controle de custos

Como os pratos são individuais, o restaurante sabe exatamente quais os ingredientes necessários para a produção e tem maior controle dos custos. Isso é possível a partir das fichas técnicas

Flexibilidade e adaptação

Como os pratos são individuais e cada cliente escolhe a própria refeição, é possível fazer adaptações para preferências ou restrições alimentares, tornando a experiência mais inclusiva e personalizada. 

Melhor experiência

Todas essas vantagens contribuem para uma melhor experiência dos clientes. No serviço à la carte, cada refeição é única e, se o atendimento for ágil e os pratos servidos de qualidade, com certeza os clientes sairão satisfeitos. 

homem comendo salmão grelhado em restaurante a la carte

Como montar um cardápio à la carte?

Para montar um cardápio à la carte eficaz e atrativo, é preciso levar em conta o conceito do seu restaurante e o perfil do seu público. 

Além de trazer uma diversidade de opções que atendam às preferências dos clientes, também é interessante manter um padrão e ter flexibilidade para que o cliente possa adaptar conforme desejar. 

Confira a seguir algumas dicas para criar um menu à la carte para o seu restaurante

  • Público-alvo: Conhecer as preferências e necessidades dos seus clientes é o primeiro passo para ter um menu atrativo. Faixa etária, estilo de vida, preferências alimentares e poder aquisitivo são alguns pontos que você pode observar. 
  • Conceito: As opções do cardápio também devem estar alinhadas com a proposta do seu restaurante, para que ele tenha um padrão e identidade própria. Focar em um tipo de culinária específica é recomendado para ter um menu coerente. 
  • Variedade: Traga uma variedade de opções para atender os gostos e restrições alimentares dos seus clientes. Pense em entradas, pratos principais, acompanhamentos e sobremesas diversificadas, considerando também as combinações que fazem sentido. Apenas tome cuidado para não acabar com um cardápio muito extenso — na maioria dos casos, um menu enxuto é mais eficaz. 
  • Preços: Ao elaborar o seu menu à la carte, é importante conhecer os ingredientes e custos envolvidos na produção, a fim de estabelecer uma faixa de preço acessível para seu público. Pense também em como aproveitar melhor cada tipo de insumo nas receitas para facilitar a gestão de estoque e evitar desperdícios. 
  • Personalização: Um menu à la carte também precisa ter alguma flexibilidade para que o cliente adapte o prato de acordo com suas preferências. Inclua opções que permitam substituições fáceis, já prevendo as necessidades como dietas restritivas e alergias. 

Exemplos de pratos à la carte

A seguir, confira algumas ideias de pratos à la carte que costumam ser populares e podem fazer parte do seu menu.

Entradas

Carpaccio de carne
Ceviche de peixe
Bruschetta de tomate e manjericão
Salada Caprese

Pratos principais

Filé Mignon ao Molho de Vinho Tinto
Risoto de Cogumelos
Salmão Grelhado com Molho de Ervas
Ravioli de Ricota e Espinafre

Acompanhamentos

Arroz à grega
Batatas Gratinadas
Legumes Sauté
Salada verde

Sobremesas

Petit Gateau
Sorvetes
Cheesecake de Morango
Tiramisu

Bebidas

Vinhos tinto e branco
Drinks: caipirinha, mojito, etc.
Cervejas 
Refrigerantes
Café

garçonete segurando dois pratos à la carte para servir

Dicas para oferecer o melhor serviço à la carte

Em geral, os clientes procuram restaurantes à la carte quando querem ter uma experiência gastronômica diferenciada. 

Por isso, é fundamental prestar um atendimento de excelência e garantir uma refeição de qualidade. Confira algumas dicas para oferecer o melhor serviço à la carte abaixo!

Apresentação dos pratos

O menu à la carte deve conter opções variadas e atrativas, mas se você quiser se diferenciar e impressionar seus clientes de verdade, é preciso também caprichar na apresentação dos pratos e drinks. 

Como o preparo dos pratos é individual, você pode fazer um empratamento mais elaborado para tornar os itens mais atrativos. Isso torna a experiência mais interessante e memorável.  

Atendimento consultivo

Prestar um atendimento de excelência é essencial. Isso significa receber e acomodar os clientes prontamente, tomar os pedidos com agilidade e precisão e estar disponível para tirar dúvidas e dar sugestões. 

Por isso, ter um sistema PDV eficiente é muito importante. Ele facilita o trabalho dos garçons, que não têm dificuldades para anotar os pedidos, não precisam se deslocar tanto para fazer isso e podem dedicar mais atenção aos clientes. 

Desta forma, sua equipe de atendimento não perde tanto tempo, pode se focar em vender mais e presta um serviço diferenciado. 

Tempo de preparo

O tempo de preparo dos pratos à la carte pode variar bastante. Para não deixar os clientes aguardando e gerar insatisfação, é importante fazer um planejamento e treinar sua equipe para organizar a produção.

Contar com um sistema KDS pode facilitar muito essa tarefa. Se integrado ao PDV, os pedidos são enviados diretamente para as ilhas de produção e organizados automaticamente. Além disso, há um cronômetro que indica há quanto tempo o pedido está na produção e um alerta para evitar atrasos. 

Conheça o EPOC e transforme a experiência do cliente

Como vimos, os restaurantes à la carte têm diversas vantagens, mas para ter sucesso é preciso prestar um atendimento de excelência e garantir uma ótima experiência para os clientes. 

Se você quer otimizar a sua operação e oferecer o melhor serviço aos seus clientes, conheça o EPOC: uma solução para restaurantes com PDV, KDS, retaguarda, controle de estoque, cardápio digital e muito mais. Para ver como funciona na prática, agende uma demonstração gratuita e entenda como podemos ajudar.

Dúvidas frequentes

O que é à la carte?

É um dos tipos de serviço mais tradicionais em restaurantes: o menu apresenta os pratos individuais disponíveis e os clientes têm liberdade para compor a refeição de acordo com suas preferências.

O que significa “à la carte”

A expressão francesa “à la carte” significa “como está no cardápio”. Refere-se a um tipo de serviço em restaurantes em que os pratos são servidos individualmente.

Qual a diferença entre à la carte e prato executivo?

Os pratos executivos oferecem uma refeição completa, servida direto no prato, por um preço fixo.  No serviço à la carte o cliente escolhe separadamente entre as opções do cardápio: entrada, prato principal, acompanhamentos, sobremesas. Assim, tem mais liberdade para compor a própria refeição.

Qual a diferença entre à la carte e self service?

Em um restaurante self-service os clientes se servem em um buffet com os pratos disponíveis e pagam pelo peso ou tipo de comida escolhida. No serviço à la carte o cliente escolhe entre as opções do cardápio qual prato deseja. Cada prato possui preço único e é preparado sob demanda, servido individualmente.

Como funciona um restaurante à la carte?

No serviço à la carte o menu apresenta os pratos individuais disponíveis e os clientes têm liberdade para compor a refeição de acordo com suas preferências. Um menu à la carte costuma ser dividido em: Entradas, Pratos principais, Acompanhamentos, Sobremesas e Bebidas.

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Marianne Ternes

Graduada em Jornalismo pela UFSC, é especialista em marketing de conteúdo e SEO para negócios B2B no setor de tecnologia.

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