Lounge bar: o que é, como começar e como ter sucesso

Descubra o que é um lounge bar, como montar um estabelecimento desse tipo e ainda veja dicas para que esse empreendimento tenha sucesso!
lounge bar

Sumário

Assim como há pessoas que buscam um ambiente movimentado, animado e mais energético para curtir suas noites, há também aqueles que preferem o contrário – e, nesse caso, um lounge bar é ideal.

Continue lendo e descubra o que é um lounge bar, quais suas principais características e diferenciais, como iniciar esse tipo de empreendimento e também dicas para ter um estabelecimento de sucesso. Confira!

O que é lounge bar?

A palavra “lounge” pode ser traduzida do inglês como “descansar” ou “relaxar”. Ou seja: um lounge bar é um ambiente pensado para quem busca um entretenimento mais calmo, tranquilo e sem tantos estímulos sonoros e/ou visuais.

Dessa forma, esse tipo de bar costuma ser considerado mais sofisticado, onde os clientes podem desfrutar de bebidas, drinks, porções de comida e uma atmosfera mais descontraída e social do que a de bares tradicionais.

Por isso, a grande maioria dos lounge bars (ou lounge pubs) possui iluminação suave, móveis confortáveis, música ambiente agradável e uma decoração elegante.

Isso, unido ao ambiente mais calmo, faz com que esse tipo de estabelecimento seja versátil, combinando com a cultura de beber e socializar.

Como montar um lounge bar?

Como você percebeu, um lounge bar conta com diversos diferenciais que podem conquistar uma clientela mais fiel e de maior poder aquisitivo. Por isso, abrir um estabelecimento desse tipo é uma grande oportunidade de empreender.

Para que você comece com o pé direito, confira abaixo cinco dicas do que você precisa ter atenção ao iniciar seu lounge pub/bar.

Saiba mais: 10 dicas para abrir um bar ou restaurante

1 – Definir seu público-alvo

O primeiro passo de qualquer empreendimento é definir o que será ofertado e, consequentemente, para quem. Ou seja, um requisito importante ao abrir o seu lounge bar é saber quem irá frequentar seu estabelecimento.

Geralmente um lounge bar atrai um público mais tranquilo, sofisticado e que busca um local para socializar – seja com amigos, parceiros ou mesmo para encontros de negócios. Isso também representa um perfil com maior poder aquisitivo.

Leve tudo isso em conta mas não caia em generalizações. Para isso, realize pesquisas com potenciais clientes, faça análises de mercado e organize reuniões de benchmark com outros empreendedores do ramo.

2 – Encontrar o local ideal

Na hora de escolher o local, leve em conta alguns fatores, como:

  • Preço do aluguel do ambiente;
  • Como é a estrutura do bairro;
  • Como é a acessibilidade ao local;
  • Se a área combina com o seu público-alvo;
  • Se o ambiente tem o tamanho e infraestrutura que você precisa.

Tenha em mente que o seu objetivo é encontrar o espaço que seja tão bom para você (em termos de custos, localização, infraestrutura etc.) quanto para os seus clientes.

Leia também: Soft Opening: passo a passo para fazer uma pré-inauguração

3 – Contar com a equipe e equipamentos adequados

Agora que você já sabe onde será seu lounge bar e quem irá frequentá-lo, é hora de encontrar a equipe dos sonhos.

Aqui no blog EPOC já elencamos todos os profissionais que trabalham em bar. Veja quais dessa lista se enquadram nas necessidades do seu lounge bar e faça a contratação de equipe para bares de acordo.

Depois, garanta que você tenha todos os equipamentos para bares que ajudem na execução das tarefas e tragam agilidade, eficiência e economia para a sua operação.

4 – Cuidar da decoração

A decoração é parte muito importante de um lounge bar, portanto guarde muito tempo, esforço e verba para esse item. Escolha algo que represente a identidade do seu estabelecimento e, ao mesmo tempo, transmita a sensação de aconchego e sofisticação.

Para alcançar esse objetivo, utilize as cores da pintura do ambiente, os móveis, a iluminação e até mesmo os utensílios para criar essa personalidade única para o lounge bar.

5 – Montar um bom cardápio de comidas e bebidas

Mas, é claro, um ambiente bonito e aconchegante não vale de nada se as bebidas e comidas servidas não foram apetitosas, certo? Portanto, tenha muita atenção na hora de escolher o que servir.

Para saber como montar um cardápio de bar, use aquelas informações adquiridas na pesquisa de mercado e de público para entender o que seus futuros clientes buscam e gostam. 

Além disso, utilize a engenharia de cardápio para saber como valorizar itens estratégicos e para facilitar a vida dos clientes ao pedir. Outra dica é separar as comidas dos drinks e criar um cardápio de bebidas.

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5 dicas para o sucesso de um lounge bar ou lounge pub

Se você já tem um lounge bar ou já quer começar deixando a concorrência para trás, é preciso saber como administrar o estabelecimento da melhor maneira para garantir o sucesso.

A boa notícia é que abaixo você encontra cinco dicas de ouro para gerenciar seu lounge bar ou lounge pub e, assim, não apenas ter uma operação eficiente como também ampliar a sua clientela.

1 – Utilizar um sistema de gestão

A primeira e possivelmente a mais importante dica é utilizar um sistema de gestão para bar. Com uma solução dessas, como o EPOC, você pode integrar toda a sua operação em uma única ferramenta.

Dessa forma, você conta com PDV, gestão de estoque, ERP, KDS, cardápio digital, comanda online, dashboard de dados, integração com máquinas de pagamento e com serviços de delivery, além de muitas outras funcionalidades.

Isso garante que o seu lounge pub funcionará de forma eficiente, ágil e econômica, sem erros nem desperdícios. Como resultado, você tem mais lucratividade e, ao mesmo tempo, garante uma experiência encantadora para os clientes – que voltam sempre.

2 – Divulgar o seu estabelecimento nas redes sociais

Como diz o ditado, “propaganda é a alma do negócio”. E atualmente as redes sociais são sinônimo de boa propaganda, por isso o seu lounge bar precisa ter presença digital.

Utilize esses espaços virtuais para divulgar seu estabelecimento, se relacionar com os clientes e possíveis clientes, bem como anunciar promoções e atrações especiais.

Especialmente para o caso de redes voltadas para vídeos e fotografias (como o Instagram), é fundamental que um lounge bar esteja presente para mostrar o espaço, assim como as comidas e bebidas disponíveis.

3 – Ter atenção com a gestão financeira

Um erro bastante comum de quem busca saber como administrar um bar financeiramente é se preocupar com o preparo das receitas, a decoração do ambiente e o dia a dia da operação, mas deixar a gestão financeira de lado.

Como resultado, você acaba sofrendo com quebra de caixa e/ou de estoque, falta de conhecimento sobre seus insumos e fornecedores e, em casos extremos, até mesmo a falência.

Portanto, tenha sempre atenção com o seu fluxo de caixa, com o controle de vendas e, como já indicamos, utilize um sistema de gestão para integrar todas as áreas do lounge bar e facilitar a administração financeira.

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4 – Receba o feedback dos seus clientes

Você com certeza sabe qual o tipo de estabelecimento quer criar, definindo a identidade do ambiente, os pratos, as bebidas e todo o conceito por trás do lounge bar. Mas isso não quer dizer que você possui todas as respostas – ou que melhorias não podem acontecer.

Afinal, quem de fato usufrui do seu estabelecimento são os clientes, e escutar o que eles gostam e fazer mudanças de acordo pode aumentar a satisfação deles.

Portanto, crie formas de receber o feedback da clientela e, mais do que isso, estabeleça recompensas para estimular essa troca.

5 – Crie atrações e promoções

Por fim, além de ter um ambiente diferenciado que oferta aconchego e sofisticação, você pode criar ainda mais diferenciais que destacam o seu estabelecimento perante a concorrência.

Duas formas fáceis e eficientes de fazer isso é contar com noites temáticas e atrações musicais. Além disso, promoções exclusivas em dias específicos da semana, datas sazonais ou mesmo com itens específicos do cardápio (como, por exemplo, um combo de chope e batatas fritas).

Assim você cria uma identidade diferenciada para o lounge bar e de quebra consegue mais vendas.

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Guilherme

Guilherme

Jornalista, redator e membro da equipe de marketing da EPOC.

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