Que dono de bar nunca sonhou em gerar um bafafá e entrar para a lista de lugares imperdíveis da cidade?
Seria ótimo, não é? Mas essa não é uma tarefa fácil. Afinal, esse mercado é muito concorrido e só quem traz um conceito diferenciado consegue causar um burburinho e atrair cada vez mais clientes.
A boa notícia é que há muito espaço para a criatividade e inovação nesse ramo. Você pode investir em um tema divertido, uma decoração diferenciada, um drink especial… opções não faltam!
Então, que tal conferir algumas ideias de bar e começar a se inspirar? Veja nossa seleção a seguir!
Leia também: 10 dicas para abrir um bar ou restaurante e começar com o pé direito
8 ideias de bar para inspirar o seu negócio
A grande questão é: o que fazer de diferente em um bar? Cada vez mais os consumidores procuram (e estão dispostos a pagar) por experiências diferenciadas. E isso vale em dobro quando o assunto é entretenimento.
Para ajudar você a pensar no conceito do seu negócio, reunimos abaixo algumas ideias de bar. Aproveite!
1. Speakeasy
Esse tipo de bar surgiu durante a Lei Seca nos EUA. Como não era permitido produzir e consumir bebidas, eles eram escondidos, tinham uma produção de destilados no local e os clientes precisavam falar baixo para não levantar suspeitas.
Agora, os “bares secretos” apostam na exclusividade e na atmosfera intimista para atrair clientes. Espaços pequenos e aconchegantes, alta coquetelaria e degustação de destilados especiais são alguns dos diferenciais desse conceito.
O Câmara Fria e o Art Bar são dois exemplos de bares speakeasy em São Paulo.
2. Bar com decoração especial
A decoração valoriza qualquer estabelecimento, mas uma decoração especial pode se tornar um grande atrativo — as pessoas vão querer conhecer o seu bar porque ele é aconchegante, sofisticado, divertido ou exótico.
Existem muitos estilos que podem ser adotados. Por exemplo:
- Retrô ou vintage, como dos anos 50 ou 80
- Pub americano, com balcão e prateleiras de bebidas
- Taverna medieval rústica
- Garage, inspirado em carros antigos ou motos
Um exemplo de bar que explora decoração temática é o SP90. O local é cheio de referências da cultura pop da década de 90 e tem letreiros em neon com letras de músicas que foram sucesso para os clientes tirarem fotos.
Leia também: Como desenvolver uma programação especial para movimentar seu negócio
3. Bar com autosserviço
Nada mais chato do que ficar na fila esperando para encher o copo, não é?
Então, em vez de abrir um bar comum, por que não investir no autosserviço? Nesse modelo, o próprio cliente se serve, sem precisar aguardar pelo garçom.
O autosserviço é comum em torneiras de chopp, mas também pode ser aplicado em outros tipos de bares.
O Bardega, por exemplo, possui um corredor com máquinas de vinhos para degustação. O cliente recebe uma comanda individual, insere na máquina e pode escolher o rótulo e a quantidade (30ml, 60ml ou 120ml) que desejar.
O autosserviço em bares já se tornou tendência e dá super certo, pois proporciona uma ótima experiência.
4. Bar temático de séries ou filmes
Os bares com temas de filmes e séries chamam a atenção e são os queridinhos dos fãs. Você pode escolher uma série ou filme famoso e usar as referências para a decoração, o cardápio, o atendimento e as atrações.
O Spoiler é um exemplo de sucesso: o bar é dedicado a séries, novelas e filmes. O cardápio é cheio de referências, com e drinks autorais inspirados em “Game Of Thrones”, “Breaking Bad”, “La Casa de Papel” e outras produções. Além disso, os clientes podem deixar post-its revelando a trama de suas séries favoritas.
5. Drinks autorais
Um drink diferentão pode se tornar um chamariz para o seu bar.
Imagine que um cliente pede seu drink autoral e fica encantado com a apresentação. Ele tira uma foto e publica no Instagram — Pronto! Isso é suficiente para despertar a curiosidade em muita gente.
As pessoas gostam de descobrir e experimentar coisas novas.Então, aposte na originalidade e crie drinks exclusivos para o seu bar.
O Só Shots Gin Club é um exemplo de originalidade. Além das “banheiras” de gin, o bar tem uma carta de shots exóticos e exclusivos.
6. Brewpub
As cervejas artesanais têm uma legião de fãs e vale a pena investir em um negócio voltado para esse público. Pensando neles, uma das melhores ideias de bar é o brewpub.
A proposta é simples: servir apenas cervejas de fabricação própria ou local. No entanto, o mais bacana desse tipo de bar é a possibilidade dos clientes verem de perto como é a produção e, é claro, provarem as cervejas.
Em geral, são bares mais intimistas — e esse é justamente o ponto! Quem aprecia cervejas artesanais está buscando algo único.
Alguns exemplos bons exemplos de brewpub são o Brewteco, Goose Island e BrassBrew.
7. Degustação de bebidas
E se você oferecesse uma degustação de destilados? Essa é uma ideia de bar que faz sucesso entre os apreciadores de whisky, gin, vinhos, espumantes, entre outras bebidas.
As degustações são uma oportunidade do cliente provar uma variedade de rótulos ao mesmo tempo em que aprende sobre as origens, a produção e as diferenças entre cada um.
Bem belo exemplo é o Caledonia Whisky & Co., que tem mais de 140 variedades, réguas de degustação com três doses cada e drinks autorais. Além disso, promove cursos e degustações especiais para quem quer aprender sobre a bebida.
8. Rooftop com vista privilegiada
Em alguns casos, a localização é o maior atrativo do bar. O conceito de rooftop se aproveita disso: são bares que ficam no terraço de prédios e têm uma vista panorâmica da cidade. Se você ainda não escolheu um lugar para abrir o seu bar, comece a olhar para cima!
Os rooftops aliam a vista privilegiada dos terraços a uma decoração moderna e sofisticada. As propostas podem ser as mais variadas: gastrobar, lounge e até balada. Afinal, o que importa mesmo é estar no topo.
O Terraza Rooftop e o Sky Hall são excelentes exemplos de bares rooftop.
Leia também: 7 ideias de negócios gastronômicos para investir
Gostou das ideias? Então é hora de colocar em prática!
As ideias de bar que listamos acima são uma inspiração. E agora você já pode começar a criar o conceito do seu bar. Pesquise o mercado, conheça seu público-alvo e não tenha medo de inovar. Esse é o caminho para se diferenciar e ter sucesso.
Quer saber mais sobre gestão de bares? Aqui no blog EPOC você encontra conteúdos para ficar por dentro das tendências e boas práticas na administração do seu negócio.