7 ideias de negócios gastronômicos para investir

Confira uma lista de ideias de negócios gastronômicos que são tendência para investir. Saiba como escolher a melhor opção para você e ter sucesso
ideias de negócios

Sumário

Está pensando em empreender no ramo de alimentos e bebidas? Abrir um restaurante ou um bar é o sonho de muitas pessoas, seja porque desejam ter o próprio negócio e conquistar mais autonomia, seja porque amam a gastronomia e têm espírito hospitaleiro. 

O primeiro passo dessa jornada é decidir qual o tipo de restaurante com maior potencial de sucesso. Por isso, nesse artigo reunimos algumas ideias de negócio que são tendência e trouxemos algumas dicas para você acertar na escolha. Confira! 

Ideias de negócios gastronômicos para empreender 

O mercado gastronômico tem inúmeras possibilidades, e os empreendedores mais bem-sucedidos são aqueles que sabem identificar oportunidades de negócio considerando o local, o público e as tendências. 

A seguir, confira algumas ideias de negócios gastronômicos que podem inspirar seu novo empreendimento. 

1 – Dark kitchen

As dark kitchens, também conhecidas como cozinhas fantasmas, são uma das maiores tendências do mercado de food service no pós-pandemia. 

Nesse modelo de negócio, os restaurantes não têm um espaço físico para receber os clientes, e produzem os alimentos apenas para entrega ou retirada. Em muitos casos, utilizam cozinhas compartilhadas com outros estabelecimentos. 

Como os custos operacionais são reduzidos, os restaurantes dark kitchen são uma boa opção para quem não quer investir muito em infraestrutura e busca um retorno financeiro elevado. 

2 – Delivery e Take Away 

Os hábitos de consumo mudaram e os clientes buscam cada vez mais conveniência. Popularizado durante a pandemia, o restaurantes delivery e take away vem crescendo ano a ano e se consolidando no mercado. Por isso, são uma excelente ideia de negócio. 

Entre as vantagens podemos destacar o baixo custo operacional e a maior abrangência do público, uma vez que você consegue atender diferentes regiões. 

3 – Restaurante vegano ou vegetariano

Outra grande tendência no mercado gastronômico são os restaurantes veganos ou vegetarianos.

Isso porque a demanda é crescente, com cada vez mais pessoas se tornando veganas, vegetarianas ou até mesmo flexitarianas, aquelas que optam por alimentos baseados em plantas apenas em algumas refeições. 

Esse mercado ainda tem muito espaço para inovação e oferta de produtos diferenciados. É possível investir não só em restaurantes veganos, como também em cafés e docerias, por exemplo. 

4 – Gastrobar

Se você prefere um negócio que atenda um público mais sofisticado, abrir um gastrobar pode ser a melhor opção. 

Esse modelo de negócio é uma fusão de restaurante com bar, e costumam servir pratos mais elaborados em um ambiente mais descontraído. Além disso, um gastrobar também costuma ter drinks e bebidas especiais no cardápio. 

Para ter sucesso, é necessário oferecer uma experiência diferenciada, criando uma atmosfera única e proporcionando um excelente atendimento. 

5 – Franquias de restaurantes

As franquias de restaurantes são a melhor escolha se você é um empreendedor iniciante que busca um modelo testado e aprovado. Há diversas opções disponíveis, algumas com baixo investimento inicial. 

Além de obter um suporte corporativo, que orienta todo o processo de abertura do negócio, você também conta com uma marca já reconhecida no mercado, o que ajuda a conquistar clientes e consolidar o negócio mais rapidamente. 

6 – Comida japonesa

Os restaurantes de comida japonesa, como sushis e temakis, são negócios bastante promissores, pois costumam ter o ticket médio alto e obter uma excelente lucratividade.

Apesar disso, antes de se aventurar em um negócio desse tipo é importante compreender que ele também é desafiador: há muita concorrência, os clientes são exigentes em relação à qualidade e frescor dos produtos e é preciso inovar, oferecendo pratos autênticos e uma experiência diferenciada. 

7 – Cafés especiais

Café especiais ganharam o coração dos consumidores. Mais do que tomar uma simples xícara de café, eles também buscam experimentar diferentes sabores, conhecer os variados tipos de grãos, torras e preparos. 

Ao investir em um café, você precisará conhecer esse universo e preparar um ambiente acolhedor para receber os clientes. Nesse tipo de estabelecimento, a experiência conta muito na fidelização dos clientes.

Dicas para escolher o melhor negócio para investir

Com tantas ideias de negócios gastronômicos, pode ser difícil escolher o tipo de restaurante ideal para você.

Essa é uma decisão determinante para o sucesso do seu empreendimento e há diversos fatores que devem ser levados em consideração. Veja a seguir algumas dicas para acertar na escolha.

Leia também: Soft opening de restaurante: como fazer a pré-inauguração

Conheça Seu Público-Alvo

Antes de mergulhar em qualquer empreendimento gastronômico, é crucial entender quem é o seu público-alvo. Considere a demografia local, os hábitos alimentares e as preferências culinárias. 

Se estiver localizado em uma área residencial familiar, pratos familiares e opções de delivery podem ser mais atraentes. Em uma área urbana movimentada, uma cafeteria com opções rápidas e saudáveis pode ser a chave para o sucesso. 

Conhecer seu público permitirá que você adapte seu conceito de negócio para atender às necessidades específicas e, desta forma, conquistar mais clientes. 

Considere a Sua Experiência e Paixões Pessoais

Seu investimento gastronômico não deve ser apenas financeiramente lucrativo, mas também pessoalmente gratificante. Por isso, avalie suas próprias habilidades culinárias, experiência no setor e paixões pessoais. 

Se você é um mestre na preparação de pratos japoneses e tem uma paixão por essa culinária, abrir um restaurante especializado pode ser uma escolha natural. 

Unir suas habilidades e paixões pessoais ao negócio não apenas aumenta a sua motivação, mas também contribui para a autenticidade e qualidade dos seus produtos e atendimento. 

Analise a Concorrência

A concorrência é uma realidade em qualquer setor, e no mercado gastronômico não é diferente. 

Então, antes de tomar uma decisão, faça uma análise da concorrência. Investigue a quantidade de estabelecimentos similares na área, bem como o que eles oferecem. 

Se a concorrência for acirrada, pense em maneiras de diferenciar o seu negócio, seja por meio de uma proposta única de valor, um cardápio exclusivo ou um serviço excepcional. 

Uma análise cuidadosa da concorrência pode revelar oportunidades valiosas para se destacar no mercado local.

Avalie a Viabilidade Financeira

Avaliar a viabilidade financeira é indispensável para o sucesso do seu negócio gastronômico. 

Realize uma análise detalhada dos custos iniciais, despesas operacionais recorrentes, margens de lucro esperadas e tempo necessário para atingir o ponto de equilíbrio. Esteja preparado para enfrentar os desafios financeiros iniciais e tenha um plano de contingência.

Além disso, explore opções de financiamento, parcerias ou investidores para garantir que você tenha os recursos necessários para sustentar e expandir o negócio.

Conte com a EPOC para seu restaurante ter sucesso

Seguindo essas dicas, você certamente fará a melhor escolha. No entanto, esse é apenas o primeiro passo da sua jornada. 

Empreender na gastronomia é muito mais do que oferecer pratos saborosos. Para ter sucesso, é preciso prestar um atendimento de excelência, ter eficiência operacional, controlar os custos e traçar estratégias de melhoria contínua. 

A EPOC é uma plataforma que ajuda você em todos esses aspectos, contribuindo para o crescimento do seu restaurante. Para conhecer nossas soluções e saber como podemos ajudar, entre em contato com nossos especialistas

Marianne Ternes

Marianne Ternes

Graduada em Jornalismo pela UFSC, é especialista em marketing de conteúdo e SEO para negócios B2B no setor de tecnologia.

Inscreva-se em nosso blog

Receba os melhores conteúdos para ajudar a alavancar seu negócio gastrônomico