7 dicas para preparar seu restaurante para a ceia de Natal

Saiba como oferecer a ceia de Natal no seu restaurante e confira 7 dicas para deixar tudo perfeito para receber seus clientes e proporcionar uma experiência incrível.
ceia de natal

Sumário

Muitas pessoas procuram ceias de Natal em restaurantes, seja pela comodidade de receber um jantar especial pronto para servir aos familiares e amigos em casa, seja para ter uma experiência gastronômica diferenciada nesta data. 

Por isso, abrir o seu restaurante no Natal pode ser uma excelente forma de atrair clientes e aumentar os lucros. Se você pretende oferecer esse serviço, confira a seguir algumas dicas rápidas para deixar tudo preparado e surpreender seus clientes. Acompanhe!

7 dicas para preparar a ceia de Natal no seu restaurante

O Natal é uma celebração especial e, se você espera receber seus clientes nesta data, deve estar muito bem preparado, cuidando de todos os detalhes para que o momento seja perfeito. Confira nossas dicas abaixo!

1-  Cardápio

Monte um cardápio especial para a Ceia de Natal, incluindo os clássicos e fazendo adaptações conforme a proposta do seu restaurante. 

Uma boa ideia é oferecer um menu completo, com entrada, pratos principais, sobremesas e bebidas para harmonização. Outra opção é montar um buffet com diversas opções, no qual as pessoas se servem como desejarem. 

Alguns pratos que não podem faltar na ceia de Natal são:

  • Chester ou Peru de Natal
  • Tender 
  • Pernil
  • Arroz à grega 
  • Arroz com passa
  • Bolinhos de bacalhau
  • Bacalhoada
  • Farofa de bacon
  • Salpicão
  • Rabanada
  • Pavê

No entanto, vale pesquisar quais são as comidas tradicionais de Natal na sua região e oferecer uma variedade que agrade todo mundo. Além disso, lembre-se de pensar no cardápio infantil, trazendo opções que contemplem as crianças. 

2 – Encomendas

Algumas pessoas não sabem ou não querem ter o trabalho de preparar a própria ceia de Natal, então você pode montar um menu para encomendas. Aproveite essa demanda para aumentar a lucratividade do seu restaurante nesta data. 

Inclua no menu as opções tradicionais, mas também busque um diferencial – afinal, a concorrência é grande e o público está buscando algo especial. 

Você também pode dar a opção do cliente personalizar o menu de acordo com as preferências e quantidade de pessoas. 

Neste caso, crie um menu com algumas opções para que o cliente escolha. Por exemplo: 3 tipos de entrada, prato principal com acompanhamentos variados para o cliente selecionar, dois ou três tipos de sobremesa etc. 

Por fim, você também pode oferecer um cardápio de bebidas que harmonizem bem com os pratos. Além de ser um diferencial, isso contribui para aumentar sua lucratividade. 

3 – Decoração natalina

Capriche na decoração de Natal para criar uma atmosfera festiva que essa data exige. Veja algumas dicas que podem ajudar:

  • Escolha uma paleta de cores, que podem ser os tradicionais vermelho e verde até mais modernos como azul com prateado. 
  • Aposte nas luzes para obter um clima especial. Pisca-pisca e cortinas de luzes ficam muito charmosos. 
  • Monte um pinheiro de natal bem enfeitado com bolas, laços e luzes. 
  • Use toalhas, capas de cadeira e guardanapos nas cores da paleta escolhida. 
  • Também decore as portas do banheiro com guirlandas e coloque enfeites natalinos nos balcões e pias, como arranjos de flores ou porcelanas de Papai Noel, renas, bonecos de neve e outros personagens clássicos. 
  • Crie um espaço bonito para que os clientes possam tirar fotografias, como um sofá ou banco com um painel ou cortina de luzes ao fundo.

4 – Atrações 

Incluir atrações para a noite de Natal no seu restaurante também pode ser um diferencial para se destacar da concorrência. 

Se você atende muitas famílias, pode fazer sentido contratar um Papai Noel para entregar presentes para as crianças. Se você tem um espaço kids, pode pensar em opções de recreação temática. 

Além disso, monte uma programação de shows ao vivo para animar o ambiente. 

5 – Reservas

A demanda para a ceia de Natal pode ser bem alta, especialmente em cidades que recebem muitos turistas nessa época. Além disso, é provável que você receba grandes grupos de pessoas. Para estar melhor preparado, organize as reservas: 

  • Pense na quantidade de mesas disponíveis para reserva; 
  • Divulgue nas suas redes sociais e outros canais de marketing que seu restaurante estará aberto no Natal; 
  • Explique quais são as regras para reservar.

Desta forma, você já tem uma previsão da quantidade de pessoas, evita imprevistos e presta um atendimento de excelência, proporcionando uma experiência incrível para seus clientes. 

Saiba mais: Como definir regras para reserva em restaurante

6 – Horário de atendimento 

Pense também em estender seu horário de funcionamento na ceia de Natal. Isso porque esse é um momento de celebração especial, e seus clientes podem querer ficar até mais tarde. 

O importante é que eles se sintam à vontade para curtir esse momento sem se preocupar com o horário. 

7 –  Equipe

Prepare sua equipe para garantir um atendimento ágil e de qualidade na ceia de Natal. Verifique as escalas de trabalho e as férias para saber quem estará disponível no dia. Se for necessário, contrate profissionais freelancers para reforçar o time. 

Além disso, faça um treinamento com todo mundo para repassar os processos e revisar os detalhes para que tudo corra bem. Isso é essencial para que o Natal no seu restaurante seja memorável e, nos próximos anos, seus clientes voltem e recomendem para outras pessoas. 

Ofereça o melhor atendimento com a EPOC

Na ceia de Natal e em todos os outros dias do ano, oferecer um atendimento de excelência é crucial para o sucesso do seu restaurante. 

A EPOC é uma plataforma feita para seu restaurante crescer, com recursos pensados para você ter agilidade no atendimento e facilidade na gestão. 
Para ver como funciona na prática, agende uma demonstração gratuita e converse com nossos consultores.

Marianne Ternes

Marianne Ternes

Graduada em Jornalismo pela UFSC, é especialista em marketing de conteúdo e SEO para negócios B2B no setor de tecnologia.

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