Como escolher o melhor sistema para restaurante?

Confira nossas dicas para escolher a plataforma ideal para o seu restaurante. Saiba quais aspectos considerar e conheça as vantagens da EPOC.
melhor sistema para restaurante

Sumário

Entre todos os aspectos que envolvem a gestão de um restaurante, a decisão de qual sistema utilizar é uma das mais importantes. Afinal, contar com uma ferramenta eficiente e confiável é determinante para o sucesso do negócio. 

Mas como escolher o melhor sistema para restaurante? 

É preciso conhecer as diferentes funcionalidades e avaliar se essas soluções atendem às necessidades do seu negócio, considerando desde o atendimento ao cliente até a análise dos resultados. 

Neste artigo, você vai entender quais pontos observar ao avaliar um sistema para restaurante e conhecer as vantagens da EPOC. Confira!

Qual a importância do sistema para seu negócio?

Adotar tecnologias é indispensável em qualquer tipo de negócio, e em restaurantes não é diferente. Um bom sistema permite automatizar processos e ganhar muito mais eficiência, otimizando seus resultados. 

Apesar disso, é comum negligenciar a escolha do sistema e acabar optando pelo mais barato, deixando de lado aspectos fundamentais para o negócio. Um sistema inadequado pode resultar em diversos problemas, como:

  • Lentidão e instabilidade, prejudicando o andamento da operação.
  • Complexidade para utilizar, aumentando as horas de treinamento da equipe.
  • Desorganização nos pedidos e atrasos na produção.
  • Atendimento demorado, causando insatisfação nos clientes.
  • Dificuldades no controle de estoque, aumentando os desperdícios e perdas
  • Falhas de integração com outros sistemas, como plataformas de delivery.
  • Suporte técnico indisponível e ineficaz. 
  • Limitações que impedem mudanças na operação e a expansão do negócio.
  • Relatórios engessados e dados inconsistentes.
  • Falta de controle e visibilidade dos resultados de vendas. 

Tudo isso somado pode impedir o crescimento do seu restaurante. Você estará o tempo todo resolvendo contratempos e tentando manter a operação rodando — deixando de lado ações mais estratégicas de gestão.  

Portanto, o melhor sistema para restaurante é aquele que torna sua operação mais ágil e fluida, integrando todos os processos e proporcionando mais eficiência em todas as áreas. 

A seguir, confira quais aspectos avaliar para encontrar o sistema ideal para seu estabelecimento. Continue lendo para saber mais!

Como escolher o melhor sistema para restaurante?

A escolha do melhor sistema para restaurante depende, antes de tudo, das características do seu negócio: modelo de atendimento, volume de vendas, complexidade da sua operação, se possui mais de uma loja, entre outros aspectos. 

A partir disso, você deve avaliar os seguintes pontos:

Facilidade de uso

Quanto melhor a usabilidade do sistema, mais rápido seus colaboradores irão aprender a utilizá-lo — o que significa que você não precisará dedicar tanto tempo ao treinamento, inclusive de freelancers. 

Além disso, os processos serão realizados com mais agilidade, pois um sistema com boa usabilidade passa por menos telas e exige poucos cliques para finalizar uma ação. Na hora de lançar um pedido no PDV, por exemplo, isso faz total diferença. 

Mobilidade 

Alguns sistemas mais antigos têm limitações de mobilidade e só funcionam em determinados sistemas operacionais ou aparelhos. 

Mas hoje há tecnologias disponíveis no mercado que possibilitam acessar o sistema em diversos dispositivos: maquininhas de cartão Smart POS, smartphones, tablets, no computador e até pelo navegador web. 

A mobilidade é importante pois reduz os deslocamentos dos garçons pelo salão e acelera o atendimento. Também permite que os clientes paguem a conta sem precisar ir até o caixa. E você pode acompanhar sua operação de qualquer lugar. 

Modelos de atendimento

Mesa, comanda individual, venda direta no balcão. Cada tipo de restaurante utiliza um modelo de atendimento diferente. O sistema deve estar de acordo com o modelo escolhido e oferecer funcionalidades específicas para que o atendimento seja mais eficiente. 

Por exemplo: se você atende mesas e quer oferecer um serviço de excelência, o sistema deve permitir identificar os clientes por posição, facilitando o lançamento e entrega dos pedidos e também a divisão da conta, se for o caso. 

Retaguarda administrativa

O melhor sistema para restaurante também deve conter um ERP com módulos administrativos. Assim, você tem todas as informações do seu negócio centralizadas em um único local. 

Ainda é muito comum encontrar restaurantes que utilizam diferentes sistemas para a gestão. Isso leva a diversos problemas, como incompatibilidades, relatórios que não batem, perda de informações. Ou seja: não é nada eficiente. 

A retaguarda administrativa deve ter funcionalidades como o cadastro de inventário e produtos, controle financeiro e fiscal, controle de estoque, CRM, entre outras. 

Controle de estoque

O controle de estoque é um dos processos mais complexos na gestão de um restaurante. Por isso, o sistema ideal deve ter recursos que permitam criar fichas técnicas, cadastrar produtos, automatizar os registros e gerar relatórios confiáveis. 

Com isso, você evita perdas e desperdícios, organiza melhor as suas compras e consegue reduzir os custos. 

Relacionamento com cliente

Para fidelizar os clientes é preciso ter um relacionamento próximo. Por isso, vale a pena escolher um sistema com CRM. 

Essa ferramenta possibilita fazer o cadastro de clientes, reunir informações sobre suas visitas ao estabelecimento e o que consumiu, e também enviar comunicações com promoções e eventos. 

Segurança, estabilidade e suporte

Esses três pontos são cruciais para o seu negócio. Afinal, um sistema que fica indisponível pode causar prejuízos e insatisfação dos clientes. 

Então, procure saber mais sobre a tecnologia utilizada no desenvolvimento do sistema, como funciona o armazenamento de dados, se é possível continuar operando offline e como é feito o suporte em casa de falhas. 

Custo de implementação e manutenção

Um aspecto que conta muito é o investimento inicial para a implementação e manutenção do sistema. Em alguns casos, pode ser necessário adquirir equipamentos específicos para que o sistema funcione sem problemas. 

Portanto, não deixe de verificar as especificações do sistema. Em geral, as soluções mais modernas podem ser utilizadas em diversos sistemas e dispositivos, e você não precisa investir tanto em novos equipamentos. 

Flexibilidade e customização

O sistema deve ser flexível e customizável, para que você possa fazer mudanças e parametrizar da forma que fizer mais sentido para o momento do seu negócio.

Os melhores sistemas são aqueles que acompanham o crescimento do restaurante, permitindo expansão e adaptação a novas demandas sem problemas.

Integrações com outras tecnologias 

Por fim, o sistema deve possibilitar integrações com outras tecnologias essenciais para o seu restaurante, como meios de pagamento, plataformas de delivery e sistemas de gestão.

Nesse ponto, é preciso avaliar a confiabilidade e estabilidade dessas integrações para não ter problemas. 

Quais as vantagens da EPOC para restaurantes

A EPOC é uma plataforma para restaurantes desenvolvida para gerar inteligência na gestão e impulsionar seu crescimento. Oferecemos o melhor sistema para restaurantes, com diversas vantagens como:

1 – PDV incomparável

Nosso PDV é o mais moderno e veloz do mercado. Ele foi construído para agilizar o atendimento e facilitar o controle das vendas. Alguns dos diferenciais são:

  • Mobilidade: funciona na maquininha SmartPOS, celular, tablet e computador. 
  • Muito fácil de usar, com a melhor usabilidade do mercado
  • Garçom lança pedido em poucos cliques
  • Pedido faseado e com vendas sugestivas
  • Atendimento em mesa, comanda e balcão – ou todos juntos
  • Mesa desmembrada com lançamento por posição
  • Integração com sistema KDS e tela de expedição
  • Marcha prato para mais qualidade no serviço 

2 – ERP Multilojas completo 

Nossa plataforma também conta com um ERP Multilojas completo para descomplicar sua gestão. Você pode acessá-lo de qualquer lugar para acompanhar a sua operação em tempo real e gerenciar o seu restaurante, rede ou grupo. 

Com módulos administrativo, fiscal, financeiro, compras, estoque, CRM e muito mais, você tem todos os recursos e informações disponíveis em uma plataforma simples de usar. Automatize seus processos e facilite o dia a dia da sua gestão. 

3 – Dados confiáveis e relatórios personalizados

Um dos grandes diferenciais da EPOC é a confiabilidade dos dados. Nossa plataforma coleta todas as informações da sua operação, de ponta a ponta, e transforma em inteligência de negócio. 

Com nosso Dashboard Analytics, você tem dados altamente disponíveis e pode fazer análises personalizadas com facilidade. 

Tenha mais previsibilidade da sua demanda, identifique padrões de consumo, saiba quais produtos são mais lucrativos e crie promoções mais eficazes. 

4 – Estabilidade e Segurança

A EPOC é uma plataforma em nuvem que garante estabilidade e segurança para a sua operação. 

É possível continuar operando e vendendo mesmo offline. Se houver algum problema, você tem um suporte 24×7 humanizado e eficaz disponível. 

5 – Flexibilidade

Você pode parametrizar o sistema para atender as necessidades do seu restaurante e fazer mudanças sempre que necessário. 

A EPOC tem soluções para todos os tipos de atendimento: mesa, comanda e balcão – ou todos eles ao mesmo tempo. Isso expande as possibilidades do seu negócio e pode contribuir para oferecer um serviço de excelência.

Além disso, você também pode utilizar o sistema em diversos dispositivos, como Smart POS, smartphones, tablets, computadores e até pelo navegador web. 

6 – Cardápio Digital e Autoatendimento 

O EPOC GO e o KIOSK são nossas soluções de cardápio digital e autoatendimento. 

Com eles você pode criar um cardápio atrativo, fazer atualizações em tempo real, dar total autonomia para seus clientes, agilizar o atendimento, reduzir os custos operacionais e aumentar seu ticket médio. 

7 – Integrações 

A EPOC integra com as melhores soluções de meios de pagamento, plataformas de delivery e sistema de gestão do mercado. Assim, você tem tudo o que precisa para sua operação fluir sem problemas. 


Quer contar com todas essas vantagens e utilizar o melhor sistema para restaurante do mercado? Então fale com nossos especialistas e saiba como podemos ajudar a impulsionar o crescimento do seu restaurante. saber como podemos ajudar seu restaurante a crescer!

Marianne Ternes

Marianne Ternes

Graduada em Jornalismo pela UFSC, é especialista em marketing de conteúdo e SEO para negócios B2B no setor de tecnologia.

Inscreva-se em nosso blog

Receba os melhores conteúdos para ajudar a alavancar seu negócio gastrônomico