Smart POS: quais as vantagens de usar o PDV na maquininha?

Entenda o que é Smart POS, saiba como funciona a maquininha e confira as principais vantagens para seu restaurante
smart pos

Sumário

Aceitar o pagamento com cartão de crédito e débito é indispensável em qualquer estabelecimento no varejo, inclusive em bares e restaurantes. Por isso, as maquininhas de cartão são equipamentos essenciais para qualquer operação. 

Nos últimos anos, a tecnologia dos terminais de pagamento avançou e surgiram as máquinas Smart POS, que possuem o sistema Android embarcado, o que expande as funcionalidades e permite instalar aplicativos como um PDV (frente de caixa). 

Isso tem diversas vantagens, como mais agilidade no atendimento e redução de custos. Se você está pensando em adotar esse tipo de sistema, não deixe de ler este artigo!

O que é Smart POS?

A Smart POS é a evolução das maquininhas de cartão tradicionais. Ela também é chamada de maquininha inteligente, pois funciona com o sistema operacional Android — o mesmo utilizado em diversos smartphones e tablets. 

Há diversos modelos disponíveis no mercado e cada um possui suas próprias características, mas em geral elas contam com:

  • conectividade Wi-Fi, rede móvel 4G e bluetooth
  • impressora embutida
  • tecnologia NFC
  • touchscreen
  • câmera integrada

Além das funcionalidades já conhecidas das maquininhas comuns, como processar e registrar os pagamentos com cartão de crédito e débito, ela também conta com outros recursos, como pagamento por Pix QR Code e carteiras digitais. 

Mas o principal diferencial desse equipamento é a possibilidade de instalar aplicativos e gerenciar toda a operação através dele. Saiba mais sobre isso a seguir! 

Como funciona o sistema Smart POS?

Como mencionamos acima, o sistema Smart POS é Android, o que permite instalar diversas aplicações para facilitar a gestão do seu bar ou restaurante —  inclusive um PDV como o EPOC. 

Com o PDV instalado na maquininha, fica muito mais fácil gerenciar os pedidos dos clientes e oferecer um atendimento ágil. Além disso, também é possível controlar as vendas, o estoque e fazer a gestão da operação direto pelo equipamento. 

A interface é semelhante à de um smartphone ou tablet, o que torna a navegação pela tela sensível ao toque muito intuitiva, facilitando o uso. 

Outra característica importante do sistema Smart POS é a mobilidade: ele não precisa estar ligado a um computador e funciona de forma autônoma. Ou seja, você terá um PDV móvel. Seus atendentes podem levar a maquininha consigo para prestar um atendimento rápido e eficaz. 

Em caso de queda da conexão Wi-Fi ou 4G, o aparelho salva as informações e faz a sincronização quando o serviço for restabelecido. Portanto, você pode operar offline sem ter prejuízos nas suas vendas. 

Desta forma, além de processar pagamentos, esse equipamento possui outras funcionalidades avançadas, tornando-se uma ferramenta multifuncional para restaurantes e bares.

Leia também: TEF e POS: saiba quais as diferenças e como escolher

9 vantagens de utilizar uma maquininha Smart POS 

A maquininha smart POS proporciona uma integração completa entre os processos de pagamento e gestão interna do seu restaurante e bar. Isso tem uma série de vantagens, que veremos com mais detalhes abaixo. Confira!

smart pos pdv

1 – PDV móvel

O Smart POS oferece a flexibilidade de um PDV móvel. O atendente pode levar a maquininha até a mesa do cliente, agilizando o processo de pedido e pagamento. 

Isso torna o atendimento mais dinâmico e economiza tempo, pois seus garçons não precisam se deslocar da mesa do cliente até a cozinha ou até um PDV fixo. Consequentemente, conseguem atender mais clientes em menos tempo. 

2 – Fácil de utilizar

A interface da Smart POS é semelhante a de um smartphone ou tablet, portanto, sua equipe terá facilidade para aprender a operar. Além disso, se você escolher um sistema PDV moderno e com boa usabilidade, seus garçons poderão anotar os pedidos com agilidade e sem erros. O EPOC, por exemplo, foi construído para que os pedidos sejam feitos em poucos cliques. 

3 – Mobilidade

A mobilidade é, sem dúvidas, uma das principais vantagens. 

Com o Smart POS, não há necessidade de ficar restrito a um único ponto de pagamento. Os clientes podem pagar em qualquer lugar do estabelecimento, proporcionando maior comodidade.

4 – Agilidade no pagamento 

O processamento rápido de pagamentos é outra vantagem do Smart POS. A agilidade na transação contribui para reduzir filas e proporciona uma experiência mais eficiente tanto para os clientes quanto para os funcionários.

5 – Diversas opções para pagar

Além dos pagamentos com cartões de crédito e débito, o Smart POS pode integrar outras opções de pagamento, como carteiras digitais, aproximação (NFC) e Pix QR Code. 

Isso garante que o estabelecimento esteja preparado para atender a uma ampla gama de clientes.

Saiba mais: Quais formas de pagamento oferecer em restaurantes?

6 – Praticidade

A praticidade é uma palavra-chave quando se trata das maquininhas inteligentes. 

Isso porque elas permitem gerenciar diversos aspectos da operação (pedidos, pagamentos, estoque, relatórios etc.) em um único dispositivo, simplificando significativamente a operação do estabelecimento. 

Para ter maior controle, você pode configurar as permissões de acesso do seu sistema PDV. Assim, as ações gerenciais só são liberadas para pessoas autorizadas. 

7 – Melhor experiência do cliente

Todas as vantagens que citamos até agora contribuem para um atendimento muito mais ágil e personalizado. Seus garçons deixam de perder tempo e podem dar mais atenção aos clientes, tirar dúvidas, dar sugestões e estar sempre de prontidão. 

Assim, seu estabelecimento terá uma experiência do cliente mais positiva. E você já sabe: clientes satisfeitos têm mais chances de retornar e recomendar o estabelecimento.

8 – Impressora embutida

A Smart POS tem uma impressora embutida, que facilita a emissão de recibos e comprovantes de pagamento instantaneamente.

Isso elimina a necessidade de esperar pela impressão em um local específico, aumentando a eficiência. 

9 – Redução de custos

Como o dispositivo integra diversas funções, você reduz a necessidade de investir em várias soluções independentes. 

O simples fato de cada maquininha rodar um PDV com todas as funcionalidades de um sistema para restaurante que opera em um computador, por exemplo, já é vantajoso. Você pode ter múltiplos PDVs com um investimento menor. 

Isso resulta em uma redução de custos operacionais e melhora a eficiência financeira do estabelecimento.

smart pos pdv epoc

Utilize EPOC e tenha o máximo de eficiência

Agora que você já conhece todas as vantagens de utilizar uma maquininha Smart POS, conheça a EPOC, uma plataforma para restaurantes que oferece soluções para melhorar o atendimento ao cliente, ganhar eficiência e aumentar a lucratividade. 

Nosso PDV é o mais ágil e moderno do mercado, e pode ser instalado em qualquer dispositivo com sistema Android — inclusive nas Smart POS. Você poderá contar com todos os recursos do nosso sistema direto na maquininha. 

Quer ver como funciona na prática? Então agende agora mesmo uma demonstração gratuita e tire suas dúvidas com nossos especialistas.

Picture of Marianne Ternes

Marianne Ternes

Graduada em Jornalismo pela UFSC, é especialista em marketing de conteúdo e SEO para negócios B2B no setor de tecnologia.

Inscreva-se em nosso blog

Receba os melhores conteúdos para ajudar a alavancar seu negócio gastrônomico

Ferramentas, Planilhas e Guias completos totalmente gratuitos para ajudar seu restaurante a crescer