Soft opening de restaurante: como fazer a pré-inauguração

Entenda o que significa soft opening, saiba por que fazer uma pré-inauguração do seu restaurante é vantajoso e confira um passo a passo completo de como fazer.
placa na porta de um restaurante escrito "welcome open", em referência ao soft opening de restaurante

Sumário

A inauguração de um restaurante exige atenção a muitos aspectos, e para garantir que tudo esteja perfeito para abrir as portas e receber os primeiros clientes, uma boa estratégia é o soft opening

Ele funciona como uma pré-inauguração, um momento de testar a operação rodando na prática, desde o atendimento até a cozinha. Assim, é possível identificar pontos de melhoria e aprimorar o serviço antes de abrir para o público geral. 

Neste artigo, entenda o que é soft opening, quais as vantagens dessa estratégia e um passo a passo completo para fazer o seu. Acompanhe!

O que é soft opening?

O termo “soft opening” significa “abertura suave” em inglês, e é usado para se referir a uma pré-inauguração de restaurantes, bares e hotéis, por exemplo. 

Como a operação desses negócios é bastante complexa e há muitos detalhes que precisam ser observados para garantir a qualidade do atendimento, o soft opening é uma estratégia utilizada para testar tudo antes da inauguração oficial. 

Funciona como uma prévia, na qual é convidado um grupo seleto de clientes – geralmente familiares, amigos e parceiros de negócio – para experimentar o ambiente, o serviço e, é claro, a culinária. 

Após a experiência, as pessoas deixam feedbacks que ajudam o empreendedor a compreender o que precisa de ajuste. 

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Para que serve a pré-inauguração?

Como vimos, o soft opening de restaurante serve para testar na prática toda a operação, desde o atendimento ao cliente até a produção na cozinha. 

Isso é importante para que a equipe possa vivenciar a operação rodando com a casa cheia, mas em um ambiente seguro e controlado. Ou seja: é a hora de errar! Dessa forma, é possível perceber como os processos fluem e identificar o que precisa ser aperfeiçoado. 

Realizar uma pré-inauguração é fundamental para fazer os ajustes finais, preparar a equipe e ganhar mais confiança para receber os primeiros clientes. 

Afinal, prestar um atendimento de excelência desde o início é estratégico para um novo empreendimento. Como ainda está conquistando a clientela, é necessário caprichar no serviço para ganhar credibilidade.

5 vantagens do soft opening para restaurantes

Agora que você já entendeu o que é soft opening de restaurante e para o que serve, entenda quais são as vantagens de utilizar essa estratégia no seu negócio. Confira as principais abaixo. 

1 – Validar o cardápio 

No soft opening seus convidados podem provar os diferentes itens do seu cardápio e avaliar a qualidade. Essa é a melhor forma de validar se o menu realmente é atrativo, se os preços estão adequados e se a experiência gastronômica atende às expectativas. 

Além disso, seu chef e equipe podem praticar a produção dos pratos e fazer os ajustes necessários nos processos, organizando melhor a cozinha para ter mais eficiência. 

2 – Treinar a equipe

O treinamento da equipe do restaurante é essencial para prestar um atendimento de excelência. Ele pode ser feito de diversas formas, mas a pré-inauguração é uma ótima oportunidade de aprendizado e aperfeiçoamento do time. 

Como estarão em uma espécie de “ensaio”, você pode observar o atendimento, identificar os pontos fortes de cada um, dar orientações específicas e otimizar os processos. Assim, sua equipe estará melhor preparada para o dia da inauguração. 

3 – Receber feedbacks

Outra grande vantagem do soft opening de restaurante são os feedbacks recebidos das pessoas presentes.

Você pode, inclusive, solicitar os feedbacks de forma mais estruturada, questionando seus convidados sobre a qualidade de diferentes aspectos, como o ambiente, o atendimento, o cardápio, a limpeza e higiene, entre outros. 

Todas essas informações servirão de insumos para fazer melhorias e deixar tudo perfeito. Sem esses feedbacks, muitos pontos poderiam passar despercebidos e impactar na experiência dos clientes no futuro. 

4 – Aperfeiçoar processos

O maior benefício é poder aperfeiçoar os processos antes da abertura oficial do restaurante. Como vimos anteriormente, isso contribui para evitar erros que podem acabar prejudicando a experiência dos clientes logo no início, gerando insatisfação. 

Com o soft opening, você pode fazer as melhorias necessárias e, logo de cara, oferecer um serviço de alta qualidade. Isso é crucial para ganhar credibilidade, fidelizar os clientes, ter uma boa reputação e se destacar da concorrência. 

5 – Antecipação

Por fim, o soft opening também é uma forma de gerar antecipação, criando uma expectativa positiva entre os futuros clientes. 

Você pode, por exemplo, convidar influenciadores locais, jornalistas e outras pessoas da comunidade, estabelecendo desde cedo uma rede sólida de apoio e contando com a contribuição delas para divulgar seu novo empreendimento e atrair o público. 

Passo a passo: como fazer um soft opening de restaurante

Já decidiu fazer o soft opening do seu restaurante? A organização é essencial para tirar o máximo proveito dessa estratégia. Confira a seguir o passo a passo que preparamos. 

1 – Defina data e duração

Primeiro, escolha uma data que permita uma preparação completa: estrutura física, cardápio, sistema, equipe, compras e tudo o que é necessário para a operação rodar plenamente. 

Também defina qual será a duração da pré-inauguração. Por exemplo: alguns estabelecimentos fazem apenas um evento, outros operam em soft opening por alguns dias ou semanas. Isso vai depender do seu modelo de negócio e da complexidade da sua operação. 

Outro ponto de atenção é a data prevista para a inauguração. Reserve um período de no mínimo uma semana para conseguir fazer os ajustes necessários depois do soft opening. 

2 – Escolha os convidados

Faça a lista de convidados para participar da pré-inauguração. Geralmente ela inclui familiares, amigos e outras pessoas de confiança do dono do restaurante e da equipe. 

Mas, se fizer sentido, também vale convidar influenciadores, jornalistas e especialistas na área de gastronomia. Dessa forma você aproveita a ocasião para criar uma rede e inicia parcerias que podem impulsionar seu negócio. 

3 – Faça a divulgação

Mesmo que seja uma pré-inauguração restrita aos convidados, é importante divulgar que seu restaurante está se preparando para abrir as portas. 

Utilize as redes sociais para gerar antecipação e já começar a atrair seus clientes. 

Leia também: Marketing para restaurantes e bares: confira 15 dicas!

4 – Treine a equipe

Faça um treinamento da sua equipe para o dia da pré-inauguração, alinhando os processos e dando orientações para que a operação flua o melhor possível. 

Também deixe claro que esse é o momento de “ensaiar” e que tudo bem cometer erros, mas que também é preciso manter a atenção para identificar os aspectos que precisam ser melhorados. 

5 – Prepare-se para os feedbacks

Há diversas maneiras de coletar feedbacks e, quanto mais preparado você estiver, mais retornos conseguirá. 

Pense sobre quais aspectos você gostaria de saber a opinião dos seus convidados e estruture um formulário, online ou impresso, para que seus convidados respondam. 

Também converse com eles durante o evento, perguntando o que estão achando da experiência, e registre o que for relevante em um documento. 

6 – Organize a operação

Por fim, organize toda a operação e garanta que tudo está pronto para receber seus convidados e proporcionar uma experiência incrível, como se fosse a inauguração de verdade. 

Além de verificar se todos os equipamentos e sistemas estão funcionando, também cheque a decoração, higiene e limpeza do seu restaurante. Tudo isso deve estar perfeito para o dia do soft opening. 

O que fazer após a pré-inauguração?

Após realizar a pré-inauguração, é hora de analisar os resultados e os feedbacks dos convidados para implementar as melhorias. Nesse momento, três pontos são essenciais:

  • Examine os dados operacionais e as opiniões dos convidados para identificar pontos fortes e áreas de melhoria.
  • Faça ajustes no cardápio, se necessário, com base no feedback sobre os pratos mais populares e aqueles que podem precisar de refinamentos. Além disso, avalie os processos de serviço e aperfeiçoe o que for necessário.
  • Use as lições aprendidas no soft opening para aprimorar a inauguração oficial. Isso pode incluir ajustes na equipe, nos processos, no sistema, na forma de atendimento, no cardápio, no ambiente.

Desta forma, você estará preparado para oferecer a melhor experiência aos seus novos clientes. 

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Marianne Ternes

Graduada em Jornalismo pela UFSC, é especialista em marketing de conteúdo e SEO para negócios B2B no setor de tecnologia.

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