Cashless: entenda o que é e quais as vantagens

Quer saber o que é cashless? Entenda tudo sobre neste artigo: como funciona, quais as tecnologias, vantagens para o seu negócio e exemplos!
cashless

Sumário

Você ainda anda com dinheiro em espécie na carteira? Quando foi a última vez que pagou um jantar utilizando notas e moedas? Pois é, isso já não é tão comum quanto era há 20 anos.

Os meios de pagamento evoluíram muito nas últimas décadas e estamos caminhando para a “cashless economy”, ou seja: uma economia sem dinheiro físico. 

Se você está de olho nessa tendência, quer entender o que é cashless e como adotar no seu negócio, continue lendo este artigo! 

O que é cashless?

Cashless quer dizer “sem dinheiro” em inglês. O termo se refere a um sistema de pagamento em que as transações são realizadas sem o uso de dinheiro em espécie. Em vez disso, são utilizados meios eletrônicos como o Pix, por exemplo. 

O objetivo é ter mais segurança, eficiência e comodidade. No sistema cashless, os consumidores podem pagar utilizando dispositivos como cartões de aproximação, smartphones e smartwatches. Desta forma, não é necessário lidar com dinheiro vivo. 

À medida que a tecnologia vai evoluindo, o pagamento cashless se torna mais comum. Ele já é amplamente utilizado em lojas do varejo, restaurantes, casas noturnas, eventos, festivais, transporte público e muito mais. 

De acordo com a Pesquisa Febraban de Tecnologia Bancária 2023, 8 em cada 10 transações bancárias realizadas no Brasil são feitas em canais digitais e 66% das operações foram feitas pelo celular. 

Assim, oferecer formas de pagamento cashless se tornou indispensável para qualquer negócio. Conheça as principais tecnologias a seguir. 

Tecnologias de pagamento cashless

Há diversas tecnologias que possibilitam o pagamento cashless e provavelmente você já utiliza alguma delas no seu estabelecimento. Saiba mais sobre elas a seguir. 

Cartões de crédito e débito

Cartões de crédito e débito são uma das formas mais tradicionais de pagamento sem dinheiro. Eles são tão comuns que, muitas vezes, não são nem considerados uma tecnologia cashless — exceto aqueles por aproximação, que veremos a seguir.  

Pix

O Pix é um sistema de pagamento instantâneo brasileiro que permite transferências de fundos entre contas bancárias. 

Para utilizar o Pix, é preciso ativar uma chave de acesso (e-mail, telefone, CPF ou aleatória) no aplicativo do banco. A transferência pode ser feita inserindo a chave do destinatário ou lendo um QR Code com a câmera do celular. 

Carteiras Digitais

Carteiras digitais são aplicativos que transformam os smartphones e smartwatches em meios de pagamento. Basta cadastrar os cartões de crédito e débito para fazer pagamentos sem precisar de dinheiro ou do cartão físico. 

NFC (Near Field Communication)

O NFC é uma tecnologia de comunicação sem fio de curto alcance, que conecta dispositivos em um raio de poucos centímetros. Ela possibilita os pagamentos por aproximação nos terminais POS utilizando smartphones, smartwatches e cartões habilitados para NFC. 

RFID (Radio-Frequency Identification) 

O RFID é uma tecnologia que permite a identificação por radiofrequência de dispositivos como cartões, pulseiras e tags. 

Os clientes adquirem créditos e, na hora do pagamento, aproximam o dispositivo de um leitor RFID para efetuar a transação. É utilizada em cartões de transporte público e em comandas individuais, por exemplo. 

Essas são as principais tecnologias cashless utilizadas, mas há muitas outras formas de fazer o pagamento sem dinheiro: com reconhecimento facial ou de voz, por mensagens SMS, criptomoedas, entre outras. 

Por que utilizar o pagamento cashless no seu negócio?

Oferecer opções de pagamento cashless para os clientes é indispensável para qualquer estabelecimento. Confira a seguir algumas das vantagens para restaurantes, bares e casas noturnas. 

Maior conveniência para os clientes

As formas de pagamento disponíveis são um fator importante para a experiência do cliente. 

Além de oferecer diversas opções para que o cliente possa escolher a mais conveniente, também é preciso pensar na agilidade. Nesse sentido, o pagamento cashless tem a vantagem de ser rápido e fácil de fazer. 

Mais segurança 

Outra vantagem de trabalhar com o sistema cashless é a redução dos riscos de furto e fraudes. 

Como não é preciso lidar com dinheiro em espécie, o caixa pode ter quantias menores, suficientes para dar um eventual troco ou para uma emergência. Além disso, as transações eletrônicas são mais seguras, pois são automatizadas e podem ser rastreadas com facilidade. 

Gestão financeira eficiente

Os meios eletrônicos de pagamento tornam a gestão financeira mais eficiente, pois permitem automatizar processos (como o fechamento de caixa, por exemplo), coletar dados, gerar relatórios e ter um maior controle de todas as operações. 

Redução de custos operacionais

A adoção de pagamentos cashless também pode contribuir para a redução dos custos associados à gestão do dinheiro em espécie (eliminação de erros no troco, depósitos, transporte de dinheiro) e também às taxas de cartões. 

Melhor experiência do cliente

Pagamentos cashless são mais ágeis, e isso torna a experiência do cliente muito melhor. Ele não precisa pegar fila no caixa, faz o pagamento com facilidade e tem mais segurança. 

Também é possível criar programas de fidelidade e personalizar ofertas com base nos dados das transações. Programas de cashback e pontuação que geram créditos para consumo são bons exemplos de ações para fidelização dos clientes. 

Exemplos de pagamentos cashless em restaurantes, bares e casas noturnas

Agora que você conhece as tecnologias cashless e seus benefícios, pode estar se perguntando: como aplicar isso no meu negócio? 

Há muitas possibilidades, então trouxemos alguns exemplos práticos que alguns dos clientes EPOC utilizam para ter mais eficiência na operação.

Comanda individual 

A comanda individual com tecnologia NFC é uma excelente opção. 

Elas podem ser pré-pagas (com aquisição de créditos para consumo ao longo do evento) ou pós-pagas (o consumo é registrado e o pagamento é feito no final do evento). 

Assim, os clientes não precisam ir diversas vezes ao caixa nem utilizar dinheiro. 

EPOC GO

Nosso cardápio digital QR Code permite que o cliente visualize o menu, abra uma comanda e faça o pagamento por PIX, cartão de crédito ou carteiras digitais Google Wallet e Apple Pay. 

Com o EPOC GO, você tem uma solução de autoatendimento completa e dá total autonomia para o cliente. 

Conta Digital Pix

Com a Conta Digital Pix do EPOC, a pré-conta no PDV vem com um Pix QR Code e Copia & Cola. Assim, você facilita o pagamento para os clientes e ainda pode reduzir em até 40% dos custos de recebimento com cartão. 

Quer conhecer as soluções da EPOC e saber como podemos ajudar seu restaurante, bar ou balada a ter mais eficiência e lucratividade. Então agende uma demonstração gratuita agora mesmo!

Picture of Marianne Ternes

Marianne Ternes

Graduada em Jornalismo pela UFSC, é especialista em marketing de conteúdo e SEO para negócios B2B no setor de tecnologia.

Inscreva-se em nosso blog

Receba os melhores conteúdos para ajudar a alavancar seu negócio gastrônomico

Ferramentas, Planilhas e Guias completos totalmente gratuitos para ajudar seu restaurante a crescer