Catering: como oferecer esse serviço e lucrar mais

Entenda o que é catering e seus principais tipos, quais as vantagens de adicionar esse serviço no seu restaurante e dicas para ter sucesso
catering

Sumário

O catering é uma excelente oportunidade para restaurantes diversificarem as fontes de receita e aumentarem a visibilidade da marca. 

Se você está pensando em começar a oferecer esse serviço, continue lendo este artigo. Nele você vai entender o que é catering, quais as vantagens e dicas para ter sucesso. Acompanhe!

O que é o serviço de catering?

Catering significa “fornecer” em inglês. Como o nome sugere, é um serviço de fornecimento de comida e bebida no local solicitado pelo contratante — como casamentos, festas corporativas, conferências, entre outros. 

Diferente do serviço de buffet tradicional, em que os convidados se servem e montam o próprio prato como desejam, o catering também tem outras opções, como coffee breaks, pratos à la carte ou finger food, por exemplo. 

Um serviço completo de catering geralmente inclui:

  • Elaboração do cardápio;
  • Preparação dos alimentos e bebidas;
  • Logística de entrega e montagem no local;
  • Equipamentos e utensílios para servir;
  • Serviço de garçom;
  • Limpeza. 

Ou seja: o prestador de serviço de catering fica responsável por tudo que envolve a alimentação no local. Por conta dessa facilidade e comodidade, a demanda no mercado é alta e é possível atender diferentes públicos. Saiba mais a seguir!

Leia também: Como aumentar a margem de lucro do seu restaurante

Quais são os tipos de catering?

O mercado de catering é promissor porque o serviço pode ser oferecido em diferentes contextos. Saiba mais sobre os principais tipos abaixo:

Corporativo

O catering corporativo fornece refeições para empresas durante reuniões, eventos, treinamentos e conferências. 

O serviço deve ser adequado ao ambiente profissional, proporcionando praticidade e eficiência. Coffee break, almoço executivo, refeições completas e lanches para serem consumidos ao longo do dia são algumas opções que atendem essa demanda. 

Social 

O catering social atende eventos como casamentos, aniversários e festas particulares. Nesses casos, as refeições podem ser servidas de diversas formas: em buffets, estações temáticas, coquetel, finger food, à la carte, entre outras. 

A domicílio

O catering a domicílio prepara refeições para serem consumidas na casa do cliente, seja em um evento familiar, seja no dia a dia. 

Refeições especiais, churrascos, marmitas e kits são alguns exemplos do que pode ser oferecido. Para esse público, a ideia é trazer praticidade para a rotina diária e mais facilidade para eventos familiares. 

Industrial

O catering industrial é aquele que fornece refeições para fábricas, hospitais, escolas e outros locais em que a demanda é muito grande e recorrente. Ou seja: serve comida em grandes quantidades. 

Esse tipo de catering tem suas especificidades e depende das necessidades de cada ambiente. Em indústrias, por exemplo, as refeições podem ser servidas em refeitórios em diversos turnos. Também é comum fornecer lanches já embalados, marmitas, entre outros. 

Esses são apenas os principais tipos de catering. O mercado tem uma alta demanda e diferentes necessidades. Por isso, empresas de catering podem se especializar em um serviço específico ou escolher diversos modelos. 

Confira também: 5 dicas para aumentar o faturamento do restaurante

Por que oferecer serviço de catering no seu restaurante?

Embora seja um serviço complexo, o catering é um caminho natural para muitos restaurantes e tem algumas vantagens. Como por exemplo:

Diversificação da receita

Oferecer catering é uma forma de diversificar as fontes de receita do restaurante. 

Após conquistar uma clientela fiel e recorrente, pode ser também uma maneira de ter um faturamento garantido e equilibrar as contas, especialmente em períodos de baixo movimento. 

Utilização otimizada de recursos

O catering pode ajudar a utilizar a capacidade de cozinha e a expertise da equipe de forma mais eficiente, aproveitando ao máximo os recursos já disponíveis. 

Restaurantes que abrem apenas para o jantar, por exemplo, podem utilizar a estrutura em outros períodos para produzir refeições de catering. 

Expansão da marca

Atender eventos externos ajuda a aumentar a visibilidade da marca, criando uma oportunidade para o restaurante se destacar e atrair novos clientes. 

Da mesma forma, se o restaurante já possui uma marca conhecida no mercado, pode conquistar clientes de catering com mais facilidade e fortalecer sua presença no mercado. 

Como oferecer o serviço de catering?

Fazer um bom planejamento, ter uma comunicação eficiente e oferecer um serviço de qualidade são alguns pontos essenciais para ter sucesso no catering. Confira a seguir algumas dicas!

Defina seu nicho e público-alvo

Como vimos, há diversos tipos de catering. O ideal é escolher um nicho e público-alvo que estejam de acordo com a proposta do seu restaurante, principalmente no início. Assim você pode oferecer um serviço de qualidade e que seja lucrativo para o seu negócio. 

Depois de ganhar experiência, você pode expandir seus serviços para outros nichos e atender públicos diversificados. 

Faça um planejamento detalhado

Como o catering é um serviço completo — e muitas vezes complexo — é indispensável fazer um bom planejamento, considerando todos os aspectos, desde a elaboração do menu até a limpeza.

Identifique quais são os recursos necessários (equipe, equipamentos, utensílios, insumos) e os processos que devem ser realizados (preparação dos pratos, logística de entrega e montagem, serviço de garçom). 

Com isso você garante a qualidade da entrega e também pode prever quais serão os custos envolvidos, evitando imprevistos. 

Crie um cardápio flexível 

Crie um cardápio flexível que possa ser facilmente adaptado para as necessidades e preferências dos clientes. Cada ocasião é única e, por isso, ter diferentes opções no menu é importante para atender a todos. 

Também considere incluir variedades para os diferentes tipos de serviço (finger food, à la carte, buffet, etc.), pois assim você consegue atender um público maior. 

Tenha uma equipe qualificada

Escolha profissionais qualificados e bem treinados para o catering. Isso é muito importante para manter um padrão de qualidade, não só das refeições, mas do serviço como um todo. 

Afinal, a montagem, organização, limpeza e atendimento são fatores que impactam na percepção dos clientes e, assim como ocorre no seu restaurante, isso é determinante para a fidelização. 

Ofereça preços competitivos

O segmento de catering é bastante concorrido e, além da qualidade das refeições, os clientes também buscam bons preços. Restaurantes têm a vantagem de poder contar com a estrutura, equipamentos e equipe para realizar o serviço. 

Ainda assim, é preciso controlar os seus custos, negociar com fornecedores e otimizar processos para oferecer um preço competitivo e, ao mesmo tempo, uma boa margem de lucro. 

Confira mais dicas para lucrar mais no seu restaurante

Com um planejamento cuidadoso, uma equipe bem treinada e um compromisso com a qualidade, os gestores de restaurantes podem transformar o serviço de catering em um negócio bem-sucedido e aumentar os lucros. 

Implementar essas práticas garantirá não apenas a satisfação dos clientes, mas também o crescimento e a sustentabilidade do negócio a longo prazo. 

Para conferir outras dicas para a gestão de restaurantes, continue acompanhando o blog da EPOC e confira nossos materiais gratuitos

Dúvidas frequentes

O que é catering?

Catering é o serviço de fornecimento de alimentos e bebidas para eventos, reuniões e outras ocasiões especiais. Esse serviço pode incluir desde a preparação e entrega dos alimentos até o serviço completo, que abrange a organização do local, a decoração, o atendimento aos convidados e a limpeza após o evento.

O que significa catering?

A palavra “catering” vem do verbo inglês “to cater”, que significa “fornecer” ou “atender”. No contexto de eventos, catering refere-se à prática de fornecer alimentos e bebidas de acordo com as necessidades e preferências dos clientes.

O que é serviço de catering?

Serviço de catering é a oferta profissional de preparação, entrega e apresentação de alimentos e bebidas para diversos tipos de eventos. Esse serviço pode variar desde a entrega de refeições prontas até a organização completa de um evento, incluindo: planejamento do menu, preparação dos alimentos, montagem do local, serviço aos convidados e limpeza.

 

Picture of Marianne Ternes

Marianne Ternes

Graduada em Jornalismo pela UFSC, é especialista em marketing de conteúdo e SEO para negócios B2B no setor de tecnologia.

Inscreva-se em nosso blog

Receba os melhores conteúdos para ajudar a alavancar seu negócio gastrônomico

Ferramentas, Planilhas e Guias completos totalmente gratuitos para ajudar seu restaurante a crescer