Steakhouse: 5 dicas para se destacar no mercado

Saiba quais são as vantagens de investir em uma steakhouse, conheça diferentes modelos de negócio e confira dicas para ter sucesso.
carne de steakhouse

Sumário

O steakhouse é um tipo de restaurante especializado em carnes de alta qualidade. Ele se popularizou nos últimos anos e segue em alta. Por isso, é um modelo de negócio atrativo e lucrativo. 

Se você está buscando uma nova oportunidade de investimento ou quer saber como fazer seu empreendimento dar certo, confira nossas dicas neste artigo. Nele você vai entender o que é steakhouse, por que vale a pena investir e o que fazer para se destacar nesse mercado. Confira!

O que é steakhouse?

“Steakhouse” significa churrascaria em inglês. Esse termo é utilizado para se referir a restaurantes especializados em carnes de alta qualidade e cortes especiais como, por exemplo: 

  • Tomahawk
  • Ribeye
  • T-bones
  • Denver Steak
  • Prime Rib
  • Flat Iron Steak
  • Wagyu
  • Chorizo
  • Picanha
  • Bife Ancho

Essas carnes nobres são preparadas em grelhas e churrasqueiras especiais e harmonizadas com acompanhamentos, vinhos e outras bebidas cuidadosamente selecionadas. 

Além disso, as steakhouses costumam ter um ambiente acolhedor e um atendimento especial. Dessa forma, esse tipo de restaurante proporciona uma experiência gastronômica diferenciada. 

Por que investir em uma steakhouse?

O Brasil já tem uma tradição de churrascarias e o modelo steakhouse se popularizou rapidamente por aqui, conquistando os consumidores mais exigentes.

Há uma demanda crescente por experiências gastronômicas de alta qualidade e o consumo de carne bovina premium também tem aumentado, seguindo a tendência dos produtos gourmet. 

Assim, os clientes que antes frequentavam as churrascarias tradicionais agora buscam as steakhouses para ter uma experiência de qualidade superior. 

Esse tipo de restaurante costuma ser associado, inclusive, a luxo e exclusividade — e por isso atrai um público disposto a gastar mais.  

Assim, investir em uma steakhouse pode ser uma boa escolha se você deseja um negócio lucrativo e com potencial de crescimento. 

Saiba mais sobre essas e outras vantagens a seguir! 

  1. Alta margem de lucro: Produtos premium e um ticket médio elevado garantem uma margem de lucro atraente.
  2. Demanda crescente: As steakhouses agradam a diversos públicos, desde casais em busca de um jantar romântico até grupos de amigos que querem celebrar uma ocasião especial.
  3. Fidelização de clientes: A experiência diferenciada e qualidade das refeições são fatores que facilitam a fidelização dos clientes. 
  4. Presença no mercado: As steakhouses têm uma presença forte e positiva no mercado, o que facilita a captação de novos clientes.
  5. Possibilidade de franquias: O sucesso de uma unidade pode ser replicado em outras localidades, expandindo o negócio através de franquias.

Para usufruir desses benefícios, no entanto, é preciso escolher o melhor modelo de negócio e ter uma gestão eficiente. Confira no próximo tópico algumas ideias e dicas para você ter sucesso no seu empreendimento. 

Leia também: 7 ideias de negócios gastronômicos para investir

Modelo de negócio para steakhouses

O modelo tradicional de steakhouse é bastante conhecido: um restaurante com ambiente sofisticado, que serve carnes premium, geralmente em pratos individuais. Embora esse modelo de negócio seja testado e aprovado, existem muitas outras possibilidades. 

Outros modelos de negócio no segmento de steakhouse estão ganhando espaço e conquistando os clientes. Portanto, antes de abrir uma steakhouse, vale a pena analisar a concorrência e estudar seu público-alvo para entender qual modelo tem maior potencial. 

Franquias

Há diversas franquias de steakhouse que já conquistaram o mercado e têm uma marca forte. Elas podem ser uma excelente opção de empreendimento, especialmente se ainda não há uma loja na sua região. 

Delivery 

Você também pode apostar no serviço de delivery, oferecendo uma refeição de alta qualidade e comodidade para os clientes — e, além disso, expandir a abrangência do seu negócio. 

Cardápio reduzido

Outra boa ideia é criar um conceito único para a sua steakhouse e criar um cardápio reduzido, pensando em atrair um público específico. 

Por exemplo: uma versão mais acessível e descontraída, com um ambiente propício para grupos de amigos. Ou então levar a experiência da steakhouse para a rua em um food truck

Temático

Criar uma steakhouse temática, focada em um tema específico, pode ser um atrativo extra, criando uma experiência única para seus clientes. 

Independentemente do modelo de negócio escolhido, é preciso fazer uma boa gestão e prestar um atendimento de excelência. A seguir, confira dicas para se destacar nesse mercado! 

5 dicas para sua steakhouse se destacar no mercado 

O público das steakhouses costuma ser bastante exigente e busca excelência no atendimento e alta qualidade nos pratos. Por isso, é necessário ter uma operação eficiente. 

Além disso, para que o negócio seja de fato lucrativo, é preciso fazer uma boa gestão, controlando os custos e identificando oportunidades para otimizar os processos e obter os melhores resultados. 

Algumas dicas para alcançar esses objetivos são:

1 – Ambiente agradável

O ambiente tem um grande impacto na experiência gastronômica. 

Por isso, é importante escolher uma boa localização e investir em uma decoração acolhedora, sofisticada e original, que transmita a proposta do seu negócio. 

2 – Qualidade das carnes

Entregar um produto de qualidade é indispensável. Afinal, o público está em busca de cortes premium e esperam pratos de alto padrão. 

Para isso, é preciso encontrar os melhores fornecedores e ter um controle de estoque eficiente, evitando perdas e desperdícios (que podem acabar com a sua lucratividade) e também garantir a disponibilidade de todos os itens do cardápio. 

3 – Treinamento da equipe

Para prestar um atendimento de excelência, você deve contar com uma equipe de profissionais qualificados e bem treinados. 

Esse costuma ser um desafio na gestão de restaurantes, principalmente pela alta rotatividade dos funcionários e falta de tempo dos gestores para realizar os treinamentos. 

Ter processos bem definidos e um sistema eficiente são dois pontos essenciais para manter a equipe bem alinhada e a operação fluindo sem problemas. Com isso, seu restaurante poderá oferecer um serviço de qualidade e fidelizar seus clientes.

4 – Agilidade no atendimento 

Além do treinamento da equipe, outro fator que contribui para um bom atendimento é contar com um sistema ágil para a gestão dos pedidos dos clientes. 

Com o EPOC PDV, por exemplo, os garçons podem personalizar os pedidos de acordo com as preferências dos clientes e fazer o lançamento em poucos segundos. 

O pedido é enviado automaticamente para a produção e isso torna o serviço muito mais rápido, aumentando a satisfação dos clientes. 

5 – Gestão baseada em dados

Para que o steakhouse alcance uma boa lucratividade e tenha sucesso, é preciso identificar as oportunidades, otimizar os processos e prever riscos. Para isso, é fundamental contar com uma ferramenta de coleta e análise de dados

Assim, os gestores podem tomar decisões com base em dados confiáveis (e não apenas em achismos) e traçar estratégias muito mais eficazes. Isso acelera o crescimento do negócio. 

Conte com a EPOC na gestão do seu restaurante

Seguindo essas dicas, você estará à frente da concorrência e conquistará um lugar de destaque no mercado. Para alcançar o máximo potencial do seu negócio, é importante contar com a tecnologia e escolher os melhores parceiros. 

A EPOC é uma plataforma completa com PDV, ERP, Analytics, Cardápio Digital, Autoatendimento e muitas outras soluções para restaurantes. Converse com nossos consultores e saiba como podemos ajudar você a ter um negócio com alta lucratividade. 

Dúvidas frequentes

O que é steakhouse?

Uma steakhouse é um restaurante especializado em servir diversos cortes de carne grelhada, especialmente bifes, acompanhados de guarnições e bebidas.

O que significa steakhouse?

 “Steakhouse” é um termo em inglês que significa “casa do bife”, referindo-se a restaurantes focados em preparar e servir bifes de alta qualidade.

O que é carne steakhouse?

Carne steakhouse refere-se a cortes de carne de alta qualidade, como ribeye, T-bone, filet mignon e New York strip, servidos nesses restaurantes.

Como funciona um steakhouse?

Uma steakhouse funciona oferecendo uma seleção de carnes grelhadas conforme a preferência do cliente, com acompanhamento de guarnições, bebidas e um ambiente acolhedor.

Como abrir um steakhouse?

Para abrir uma steakhouse, é necessário realizar pesquisa de mercado, desenvolver um plano de negócios, escolher uma localização adequada, obter licenças, contratar equipe qualificada e criar uma estratégia de marketing.

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Marianne Ternes

Graduada em Jornalismo pela UFSC, é especialista em marketing de conteúdo e SEO para negócios B2B no setor de tecnologia.

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