Cardápio online: tudo o que você precisa saber

Veja tudo que você precisa saber sobre cardápio online: as formas de usar, vantagens, tipos de cardápio, ferramentas que facilitam a criação!
cardápio online

Sumário

Praticamente todo mundo possui um smartphone. É por isso que, ao mesmo tempo, os modelos de cardápio online também vêm ganhando popularidade, já que podem ser visualizados justamente nos smartphones (e outros dispositivos móveis).

Mas será que vale a pena contar com um cardápio digital? E como criar um cardápio digital? Quais as vantagens que ele pode trazer para o seu bar ou restaurante?

Abaixo você conhece as respostas para essas e outras questões. Confira!

Saiba mais: Otimize seu menu com a engenharia de cardápio

O que é um cardápio online?

O cardápio online serve o mesmo propósito da sua versão “clássica”: apresentar os itens que estão à venda para os seus clientes, juntamente com imagens ilustrativas e informações sobre preço, quantidade etc.

A grande diferença é que, como o nome indica, esse tipo de menu não é físico, e sim digital. Dessa forma, ele pode ser acessado pelos clientes (e também pelos seus colaboradores) através de smartphones e tablets.

Por causa dessa natureza diferente, o cardápio virtual permite que você o edite muito mais facilmente. Além disso, ele oferece economia, já que você não precisa gastar com impressões – especialmente se costuma atualizar o menu frequentemente.

A forma de visualização do cardápio online, claro, se dá pelo dispositivo móvel, mas essa não é sua única diferença. Ele pode também incorporar a função de comanda digital.

Ou seja: os clientes podem não apenas visualizar os itens que querem pedir de forma totalmente autônoma, como também já realizar o pedido e até efetuar o pagamento dele de uma vez com o próprio smartphone. Muito mais rápido e prático sem deixar de ser seguro.

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Como fazer cardápio online?

Agora que você já sabe o que é um cardápio online, é a hora de descobrir como criar um para o seu estabelecimento. Existem algumas formas diferentes de fazer isso – umas mais eficientes do que outras – e abaixo você entende mais sobre as principais.

Cardápio online em imagens e PDF

Esse tipo de cardápio virtual é bastante comum. Esse é o tipo mais básico dessa forma de cardápio. Você só precisa criar uma imagem (ou PDF) com os itens do cardápio e seus respectivos preços.

Ele pode ficar acessível via redes sociais, apps de mensagens instantâneas e/ou de pedidos online. Embora seja facilmente acessado pelos clientes, esses cardápios não são muito versáteis nem práticos.

Isso porque podem se tornar desatualizados rapidamente e, além disso, não contam com recursos avançados como permitir que os clientes façam o pedido na hora nem informações sobre itens mais populares. 

Cardápio online em redes sociais

Essa é uma variação um pouco mais específica do cardápio anterior. A principal diferença é que ela costuma ficar disponível em redes sociais, em ferramentas que facilitam a visualização.

Por exemplo, você pode usar um Destaque do Instagram para disponibilizar ali a imagem do seu cardápio virtual.

Novamente, isso representa mais facilidade para o estabelecimento, que pode centralizar o cardápio online em um só lugar.

No entanto, por outro lado, pode representar dificuldade para clientes que não possuam determinada rede social ou que não saibam que o cardápio está disponível nela.

Além disso, não garante que seja possível que os clientes façam seus pedidos de forma autônoma apenas com seus smartphones.

Cardápio online via QR Code

Um cardápio em QR Code se diferencia justamente pela forma como ele é acessível. Ao contrário de estar disponível via um link ou em uma rede social, ele é acessado através de uma espécie de código de barras.

Dessa forma, seus clientes só precisam apontar a câmera de seus smartphones para o código e, assim, visualizar as opções do menu. Dessa forma, o acesso se torna mais universal.

Porém, vale ressaltar que, assim como nas variações anteriores, o cardápio via QR Code também gera mais trabalho para ser atualizado e não permite, por si só, que os pedidos sejam feitos automaticamente pelos clientes.

Existem diversas ferramentas online que permitem criar um link QR Code que direcione os clientes para a imagem do seu cardápio (estando ela em suas redes sociais, em um site etc.).

No entanto, o melhor é utilizar uma solução integrada, que já faça esse trabalho simultaneamente assim que você cria o cardápio digital – como, por exemplo, o EPOC GO.

Cardápio online via sistema de gestão de restaurantes/bares

E se você pudesse criar o seu cardápio virtual por conta própria, de forma fácil e rápida, conseguindo editá-lo no futuro quase automaticamente?

E se, além disso, você pudesse disponibilizá-lo de forma simples, via QR Code, sem que seus clientes precisem acessar alguma rede social ou baixar outro app?

Basta contar com um sistema para restaurantes ou para bares para fazer isso e muito mais. Com o EPOC GO, por exemplo, você consegue criar seu cardápio em minutos e, depois, atualizá-lo sempre que necessário facilmente.

Depois, o menu fica disponível para a clientela, que pode acessá-lo via QR Code ou por outros meios, como links e posts em redes sociais. Além disso, os clientes podem já realizar os pedidos através do próprio cardápio, trazendo muito mais agilidade e modernidade para a sua operação.

Outro ponto positivo de um cardápio virtual como o EPOC GO é a integração com todas as outras áreas do estabelecimento – como PDV, ERP, KDS, Estoque, Financeiro –, além de plataformas de delivery.

Assim, você conta com uma ferramenta completa que não somente facilita a vida da sua clientela como também traz mais eficiência e economia para a operação do seu bar ou restaurante.

Leia também: Tipos de cardápio: conheça 13 modelos e faça a escolha ideal

5 vantagens do cardápio online

Veja abaixo cinco dos principais benefícios que um cardápio online pode oferecer tanto para o seu estabelecimento quanto para os seus clientes.

1. Tornar mais fácil que os clientes visualizem os itens

Falta de cardápio para todas as mesas, cardápios rasgados ou rasurados, cardápios velhos e desatualizados… São muitos os problemas que podem acontecer ao usar um menu físico de papel (ou outro material).

Já com o modelo digital, isso não acontece. Basta que os clientes tenham um smartphone – o que praticamente todo mundo possui – para conseguir visualizar os produtos e seus preços de forma rápida e fácil.

Isso melhora a experiência da clientela e ainda evita erros e dúvidas na hora de fazer o pedido, que por sua vez gera frustração para o cliente e desperdício para o seu restaurante/bar.

2. Reduzir o custo de impressão e operação

Essa facilidade não acontece somente para os clientes, mas também para você. Com um cardápio online você não precisa se preocupar com custos de impressão sempre que atualizar o seu menu. 

Além disso, você não corre o risco de ter que utilizar alguma solução “improvisada”, como rasurar ou aplicar fitas ou notas em cima de itens/valores antigos. 

Outra economia vem da otimização da operação em si, já que com um cardápio online seu time de atendimento não precisa ficar se deslocando entre mesas e a cozinha, ficando assim com tempo para realizar outras tarefas mais estratégicas.

3. Agilizar os pedidos e a produção deles

Quando utilizada juntamente com um sistema de gestão para restaurante ou bar, a comanda virtual tem grande potencial de otimizar a operação do seu estabelecimento.

Com ela, o cliente mesmo realiza o pedido com o seu smartphone. Isso por si só agiliza o pedido.

E o preparo em si também fica mais fácil, afinal, os pedidos chegam automaticamente do smartphone do cliente até o monitor KDS da cozinha. Além disso, não há chance de ocorrer erros ou confusões – como não entender a letra de algum atendente, por exemplo, ou perder o papel com o pedido.

4. Proporcionar informações e dados para análise de performance do estabelecimento

Novamente, se você utiliza uma solução como o EPOC GO, pode não somente incrementar sua operação no dia a dia, como também agregar informações e dados valiosos sobre ela e sobre seus clientes.

Com ele você visualiza o perfil demográfico da clientela, os horários e dias mais ativos, os itens mais populares, entre outras informações que ajudam a entender sua operação. 

Assim, é possível usar essas informações para tomar decisões estratégicas e planejar ações para incentivar o que vem dando certo e consertar o que pode ser melhorado.

5. Modernizar a experiência dos clientes

Por fim, um benefício que é uma combinação de todos os outros: melhorar a experiência dos clientes. Um cardápio digital torna toda a experiência de pedir – e no caso do EPOC GO, até de pagar – muito mais fácil e rápida.

Isso, além da otimização na operação e a entrega de pedidos mais rapidamente e sem erros, faz com que a clientela se sinta confortável e satisfeita em um ambiente moderno. 

Dessa forma, voltam sempre – e indicam o seu estabelecimento para amigos, familiares e colegas.

Qual a melhor solução de cardápio virtual?

Como você já percebeu, o EPOC GO tem todas as soluções ideais de um cardápio online e ainda agrega muitas outras funcionalidades. Ele também é comanda digital e se conecta com o EPOC para interligar o cardápio e a comanda digitais ao PDV, ERP, KDS, Estoque e muito mais.

Para ver como esse recurso funciona na prática – bem como tudo mais que o EPOC oferece –, assista a uma demonstração gratuita sem compromisso e entenda como essa é a solução ideal para o seu estabelecimento.

Dúvidas Frequentes

O que é um cardápio online?

É um cardápio que serve para apresentar os itens que estão à venda para os seus clientes, juntamente com imagens ilustrativas e informações sobre preço, quantidade etc.

A diferença é que esse menu não é físico, e sim digital. Dessa forma, ele pode ser acessado pelos clientes (e também pelos seus colaboradores) através de smartphones e tablets.

Como fazer um cardápio online em imagem ou PDV?

Você só precisa criar uma imagem (ou PDF) com os itens do cardápio e seus respectivos preços. Ele pode ficar acessível via redes sociais, apps de mensagens instantâneas e/ou de pedidos online.

Como fazer um cardápio online nas redes sociais?

Essa é uma variação um pouco mais específica do cardápio anterior. A principal diferença é que ela costuma ficar disponível em redes sociais, em ferramentas que facilitam a visualização. Por exemplo, você pode usar um Destaque do Instagram para disponibilizar ali a imagem do seu cardápio virtual.

Como fazer um cardápio online via QR Code?

Existem diversas ferramentas online que permitem criar um link QR Code que direcione os clientes para a imagem do seu cardápio (estando ela em suas redes sociais, em um site etc). No entanto, o melhor é utilizar uma solução integrada, que já faça esse trabalho simultaneamente assim que você cria o cardápio digital – como, por exemplo, o EPOC GO.

Como criar um cardápio online via sistema de gestão de restaurantes/bares?

Basta contar com uma solução como o EPOC GO, por exemplo. Assim você consegue criar seu cardápio em minutos e, depois, atualizá-lo sempre que necessário facilmente.

Depois, o menu fica disponível para a clientela, que pode acessá-lo via QR Code ou por outros meios, como links e posts em redes sociais. Além disso, os clientes podem já realizar os pedidos através do próprio cardápio.

Outro recurso é ntegração com todas as outras áreas do estabelecimento – como PDV, ERP, KDS, Estoque, Financeiro –, além de plataformas de delivery

Quais são as vantagens do cardápio digital?

1 – Tornar mais fácil que os clientes visualizem os itens;
2 – Reduzir o custo de impressão e operação;
3 – Agilizar os pedidos e a produção deles;
4 – Proporcionar informações e dados para análise de performance do estabelecimento;
5 – Modernizar a experiência dos clientes.

Qual a melhor solução de cardápio virtual?

Como você já percebeu, o EPOC GO tem todas as soluções ideais de um cardápio online e ainda agrega muitas outras funcionalidades. Ele também é comanda digital e se conecta com o EPOC para interligar o cardápio e a comanda digitais ao PDV, ERP, KDS, Estoque e muito mais.

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Daniel Silva

VP de Finanças e Estratégia da EPOC Tech. Empreendedor experiente com profundo conhecimento nas indústrias de tecnologia, alimentos e bebidas. Especialista em liderança e operações, finanças, estratégia e marketing. Profissional altamente qualificado com MBA em Gestão Estratégica e Financeira pela FGV, Bacharel em Marketing pela ESPM e cursos de Pós-Graduação pela Stanford University.

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