7 ideias para aumentar o faturamento durante o Carnaval

Saiba como preparar seu restaurante para receber o público durante o Carnaval e confira 7 ideias para aumentar seu faturamento.
carnaval para restaurantes

Sumário

O Carnaval é uma excelente oportunidade para atrair mais clientes e aumentar as vendas no seu restaurante ou bar. Com um feriado prolongado e muita folia rolando, o movimento cresce e os estabelecimentos que estiverem bem preparados para receber o público só têm a ganhar. 

De acordo com projeções divulgadas pela Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel), o setor deve faturar até 15% a mais do que em 2023. O aumento deve ser maior nas grandes cidades, como Salvador (BA), Belo Horizonte (MG), Recife (PE), Rio de Janeiro (RJ) e São Paulo (SP).

Então, aproveite! Se você quer aumentar seu faturamento neste Carnaval, confira nossas dicas a seguir.

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Como preparar seu restaurante para o Carnaval 

O Carnaval é a maior festa do Brasil: desfiles das Escolas de Samba, trios elétricos, bloquinhos de rua e muitos shows animam o feriado. A programação é intensa e a folia também envolve muita comida e bebida.

Como o movimento é mais intenso e a demanda é alta, especialmente nas grandes cidades, é fundamental estar bem preparado para receber o público e proporcionar uma boa experiência. 

Para isso, alguns pontos essenciais são:

  1. Entre no clima e crie uma decoração carnavalesca, com cores vibrantes, muito brilho e glitter.
  2. Adeque o espaço para receber um volume maior de pessoas, afaste as mesas para facilitar a circulação, melhore a sinalização de banheiros, bar, caixas etc. 
  3. Determine qual será o horário de funcionamento do seu restaurante durante o Carnaval. Divulgue com antecedência pelas redes sociais e também na entrada do estabelecimento. 
  4. Contrate reforços para a sua equipe. Busque freelancers com antecedência e deixe combinado para garantir que terá pessoal suficiente. 
  5. Planeje um cardápio especial para o Carnaval, com pratos e drinks temáticos. Considere incluir itens mais fáceis de produzir e servir – assim você simplifica e agiliza o processo. Crie combos para facilitar a decisão do cliente e atender os pedidos mais rápido. 
  6. Pense no perfil do seu público e monte uma programação especial com atrações como música ao vivo, karaokê ou um baile de Carnaval à fantasia. 
  7. Planeje promoções e parcerias para aumentar as vendas. Mais adiante daremos algumas ideias que você pode adotar. 
  8. Verifique o seu estoque para garantir que terá todos os insumos necessários para atender a demanda. Também repasse toda a logística e, se preciso, faça adequações para evitar problemas durante o Carnaval. 
  9. Treine sua equipe para realizar um atendimento eficiente, mesmo recebendo um público muito maior que o habitual. 
  10. Observar questões de segurança, como ventilação adequada, lotação máxima e extintores de incêndio. Também considere contratar uma equipe de segurança para os dias do Carnaval. 

A atenção aos detalhes é o que faz a diferença. Deixar tudo preparado e pensar soluções para os possíveis imprevistos é o segredo para oferecer o melhor para os seus clientes e ter um Carnaval inesquecível. 

Com tudo pronto, só falta chamar seu público e traçar estratégias para vender mais e aumentar seu faturamento. Confira nossas dicas a seguir!

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Carnaval para restaurantes: 7 dicas para faturar mais

Para aumentar o faturamento durante o Carnaval não basta abrir as portas e esperar que os clientes cheguem. É preciso criar boas promoções, fazer parcerias, divulgar e, acima de tudo, ter uma operação ágil. Para conferir nossas dicas, continue lendo! 

1 – Horário estendido

A folia começa cedo e vai até tarde. Por isso, amplie o horário de funcionamento para atender as pessoas que buscam opções de alimentação antes e depois dos eventos carnavalescos. 

2 – Delivery e Take Away 

Algumas pessoas preferem ficar longe das festas e evitar tumulto. Oferecer opções como delivery e take away com promoções especiais é uma maneira de atender esse perfil e ampliar seu público. 

3 – Parcerias com blocos

Se a sua cidade tem blocos de rua, por que não fazer parcerias? Promova um “esquenta” ou um “after” do bloco com descontos especiais para os foliões. Crie ações em conjunto para atrair o público, como concursos de fantasia ou sorteios. 

4 – Programa de fidelidade 

Uma estratégia para fazer com que os clientes voltem mais vezes é criar um cartão fidelidade especial para o carnaval, oferecendo descontos para quem já consumiu no seu estabelecimento em outros dias. 

5 – Reserva para grandes grupos

Crie uma promoção especial para grandes grupos que fizerem reserva com antecedência: uma porção ou drink grátis para cada um, por exemplo. Assim, você atrai muito mais gente para o seu restaurante e aumenta as vendas. 

6 – Combos carnavalescos

Crie combos especiais e com nomes temáticos, que sejam um diferencial durante o período do Carnaval. Você pode unir itens populares do seu cardápio a outros que são mais lucrativos. Outra ideia é oferecer combos de drinks ou porções para grupos maiores. 

7 – Venda praticidade

Muitas vezes, os foliões estão buscando apenas uma refeição prática. Ter sanduíches, hambúrgueres, fatias de pizza, mini porções prontas para levar são algumas ideias para atender os pedidos rapidamente e vender muito!

Dica extra: aumente a eficiência da sua operação 

O segredo para aumentar o faturamento é ter eficiência operacional. Em datas com muito movimento como o Carnaval, atender os clientes com agilidade é crucial não só para proporcionar uma boa experiência, mas também para aproveitar a alta na demanda. 

Afinal, quanto mais rápido saírem os pedidos, mais pessoas você consegue atender. 

Por isso, contar com uma plataforma como a EPOC é essencial. Com um PDV ágil e fácil de utilizar, os pedidos são lançados em poucos segundos e enviados diretamente para a produção. 

Além disso, nossa solução é versátil e pode ser adaptada de acordo com a sua operação, para que o atendimento seja feito da forma mais eficaz e inteligente. O EPOC PDV funciona para mesa, comanda individual ou balcão, e você pode utilizar todas essas modalidades simultaneamente. 

Ou seja: o PDV se adapta à sua necessidade e você tem flexibilidade para organizar sua operação da melhor forma. 

E se você quiser ainda mais eficiência, também pode contar com outras soluções como o EPOC GO, um cardápio digital QR Code que funciona direto no smartphone do seu cliente, sem precisar instalar aplicativos. Com ele é possível fazer o pedido e pagar sem precisar esperar pelo atendimento. 

Quer ter essas soluções no seu restaurante e aumentar o faturamento? Agende agora mesmo uma conversa com nossos consultores para saber mais sobre a EPOC.

Marianne Ternes

Marianne Ternes

Graduada em Jornalismo pela UFSC, é especialista em marketing de conteúdo e SEO para negócios B2B no setor de tecnologia.

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