Entrega grátis: como oferecer no seu restaurante?

Saiba quais as vantagens de oferecer entrega grátis no seu restaurante e confira dicas para elaborar estratégias mais eficazes e lucrativas!
entregador delivery deixando pacote com uma mulher na porta de casa. Ao lado o título "Entrega grátis: como oferecer no seu restaurante"

Sumário

Oferecer entrega grátis no seu restaurante é uma ótima forma de sair na frente dos seus concorrentes, conquistar mais clientes e impulsionar as vendas. Mas, para alcançar esses resultados, é preciso levar alguns fatores em consideração e elaborar uma estratégia eficaz. 

Neste artigo, você vai entender quais as vantagens de trabalhar com entrega gratuita no delivery e conferir cinco dicas essenciais para ter sucesso. Acompanhe!

Vale a pena oferecer entrega grátis no restaurante?

Oferecer entrega grátis pode ser uma faca de dois gumes para os restaurantes. Por um lado, pode atrair mais clientes e aumentar as vendas. Por outro lado, os custos associados podem reduzir a lucratividade ou até causar prejuízos. 

Apesar disso, quando implementada estrategicamente, a entrega grátis tem potencial para gerar um retorno positivo sobre o investimento. Entre as vantagens podemos citar:

Atrair mais clientes

A taxa de entrega tem uma grande influência na decisão de compra. Afinal, todo mundo quer economizar e adora sentir que está sendo beneficiado ao pedir uma refeição no delivery.

Por isso, oferecer entrega grátis é a melhor maneira de atrair novos clientes para o seu restaurante. 

Aumentar o ticket médio

Ao economizar na entrega, os clientes ficam mais propensos a incluir mais itens ao pedido e, dessa forma, o restaurante eleva o ticket médio e o faturamento. 

Também há algumas estratégias que podem ser utilizadas para incentivar o cliente a adicionar itens extras, como determinar um valor mínimo para ter direito à entrega grátis ou fazer sugestões de cross-sell e up sell. 

Promover a fidelização

Os clientes tendem a valorizar conveniência e economia, e a entrega grátis oferece ambos. Quando essa experiência é positiva, eles são mais propensos a retornar ao restaurante para pedidos futuros. 

Além disso, programas de fidelidade que oferecem benefícios como entrega grátis após um certo número de pedidos incentivam os clientes a continuarem a consumir no restaurante a longo prazo.

Ganhar competitividade

A entrega grátis torna o restaurante mais competitivo. Isso porque, no delivery, os clientes têm uma variedade de opções, e a entrega grátis pode ser o fator decisivo que os leva a escolher um restaurante em vez de outro. 

Além disso, ao implementar uma estratégia de entrega grátis de forma eficaz, os restaurantes podem impulsionar o crescimento, aumentar a fidelização do cliente e fortalecer sua posição competitiva no mercado de delivery. 

Continue lendo para conferir nossas dicas e obter essas vantagens no seu restaurante!

Confira também: Cadastro iFood: passo a passo para restaurantes

Quais as modalidades de entrega gratuita? 

Para começar a planejar sua estratégia de entrega gratuita no delivery, é interessante conhecer suas diferentes modalidades. Saiba mais a seguir e escolha a que faz mais sentido para o seu negócio. 

Na compra de um produto específico

A entrega grátis só está disponível para a compra de um ou mais itens selecionados. É recomendada se o seu objetivo é impulsionar as vendas de um produto ou acabar com o estoque de um insumo. 

Sem exigência de valor mínimo de pedido

Nessa modalidade, o restaurante oferece entrega grátis em todos os pedidos, independentemente do valor. É a melhor opção para quem quer aumentar as vendas e atrair novos clientes.

Com um valor mínimo de pedido

Aqui, os clientes recebem entrega grátis apenas se o valor de seu pedido atingir um determinado limite predefinido. Essa é uma boa estratégia para aumentar o ticket médio. 

Em dias ou horários de baixo movimento

Alguns restaurantes optam por oferecer entrega grátis em dias ou horários específicos. Serve para impulsionar as vendas durante períodos mais lentos.

Programas de fidelidade

Os restaurantes podem oferecer entrega grátis como parte de um programa de fidelidade, onde os clientes acumulam pontos ou recebem benefícios exclusivos após um certo número de pedidos.

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Portanto, a escolha da melhor estratégia de entrega grátis depende muito do objetivo do seu restaurante no momento. A seguir, veja algumas dicas para planejar e executar da melhor maneira e obter excelentes resultados. 

5 dicas para ter sucesso com entrega grátis no delivery

Para criar uma boa estratégia de entrega grátis para restaurantes é preciso ter atenção a alguns aspectos importantes, como os custos envolvidos, a precificação do cardápio e a escolha dos produtos. Saiba mais conferindo nossas dicas abaixo. 

1 – Liste seus custos

Um erro muito comum em restaurantes que estão iniciando no delivery é não considerar todos os custos extra envolvidos: embalagens, entregadores, combustível, entre outros. 

Colocar na ponta do lápis esses gastos é fundamental para entender se a entrega grátis realmente é viável. Além disso, listar todos os custos é o primeiro passo para definir os preços do cardápio no delivery. 

2 – Escolha os melhores produtos

No início, pode ser uma boa ideia ter entrega grátis apenas para os itens do cardápio que são mais lucrativos. Isso pode ajudar a impulsionar as vendas e ganhar fôlego para expandir essa oferta no futuro. 

Selecione cuidadosamente os produtos que têm margens de lucro mais altas e que viajam bem, sem riscos de vazar ou ficar bagunçado na embalagem. Assim, você garante uma experiência de qualidade para o cliente e um bom retorno para o seu negócio. 

3 – Precifique corretamente

Os preços do seu cardápio no salão não podem ser os mesmos do delivery. É necessário fazer uma precificação específica para o delivery, considerando os custos da entrega e, se for o caso, as taxas e comissões da plataforma utilizada. 

Considere estratégias de precificação dinâmica para ajustar os preços com base na demanda e nos custos variáveis.

4 – Diversifique as modalidades

Vimos anteriormente que há diversas formas de oferecer entrega grátis, e que a escolha da melhor estratégia depende do objetivo do seu negócio no momento. Portanto, uma boa prática é variar essas modalidades e diversificar suas ofertas. 

Ao fazer isso, você consegue atuar em várias frentes do negócio para atingir diferentes objetivos, como aumentar as vendas, ticket médio e fidelização dos clientes, por exemplo. 

Além disso, estará coletando informações que vão ajudar a compreender quais ofertas são mais atrativas para seus clientes e o que tem um retorno melhor.  

5 – Faça melhorias contínuas

É fazendo o acompanhamento e análises minuciosas que você encontra as oportunidades para seu restaurante ter sucesso. 

Então, monitore regularmente o desempenho da entrega grátis e solicite feedback dos clientes para identificar áreas de melhoria. Assim, você pode ajustar sua estratégia conforme necessário para otimizar os resultados. 

Conheça a EPOC e potencialize seus resultados no delivery

A entrega grátis não é apenas uma conveniência para os clientes, é também uma estratégia de negócios inteligente que pode impulsionar o crescimento do restaurante. Por isso, é essencial contar com uma ferramenta que ajude você a planejar suas ações e analisar seus resultados. 

A EPOC é uma plataforma para restaurantes que permite não só prestar um atendimento de excelência, como também descomplicar a gestão. 

Com ela você tem dados confiáveis e facilidade para fazer análises, e fica muito mais simples precificar seu cardápio, acompanhar o desempenho das vendas de cada produto, entender o comportamento de consumo dos seus clientes e visualizar seus resultados. 

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Marianne Ternes

Graduada em Jornalismo pela UFSC, é especialista em marketing de conteúdo e SEO para negócios B2B no setor de tecnologia.

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