EPOC na nuvem: saiba como funciona e quais as vantagens

Utilizar um sistema para restaurante, bar ou casa noturna em um servidor cloud tem muitas vantagens. Conheça o EPOC na nuvem e seus benefícios!
epoc na nuvem

Sumário

Se você está à frente da operação de um restaurante, bar ou casa noturna, com certeza sabe o quanto é importante ter um sistema eficiente e confiável. Afinal, ele é o coração do seu negócio — e não pode parar. 

Nos últimos anos, os sistemas em nuvem dominaram o mercado e cada vez mais negócios passaram a utilizar essa tecnologia. 

E não é à toa, uma vez que ela tem uma série de vantagens em relação aos sistemas hospedados em servidores locais: redução de custos, flexibilidade e mobilidade, entre muitas outras. 

Mas será que faz sentido para o seu negócio adotar essa solução? Caso esta seja a sua dúvida, continue lendo para entender tudo sobre o assunto e conhecer o EPOC na nuvem!

Como funciona um sistema para restaurante na nuvem?

Um sistema na nuvem utiliza servidores remotos —  geralmente data centers de grandes provedores como o Google, por exemplo —  para armazenar os dados e executar as operações de processamento. 

Desta forma, não é necessário ter uma infraestrutura própria, como ocorre com os sistemas que rodam em servidores locais. O sistema em nuvem pode ser acessado de qualquer lugar conectado à internet

Entre as principais diferenças entre os sistemas na nuvem e local estão:

  • Infraestrutura: Um sistema local requer aquisição e manutenção de servidores físicos próprios, além de uma rede local. Um sistema em nuvem só precisa de acesso à internet. 
  • Acesso: O sistema local, geralmente, só pode ser acessado por meio da rede própria ou utilizando um VPN. Já um sistema na nuvem pode ser acessado de qualquer lugar conectado à internet, podendo ser 4G/5G..  
  • Manutenção: Enquanto no sistema em nuvem a responsabilidade de atualizações e manutenção é do provedor ou prestador de serviço, no sistema local a responsabilidade é do próprio estabelecimento, que precisa contratar profissionais de TI.
  • Escalabilidade: Nos sistemas na nuvem é possível aumentar ou diminuir a capacidade de processamento e armazenamento de acordo com as necessidades. Já o sistema local é mais limitado e precisa de planejamento e investimento maior. 
  • Segurança: Os provedores de sistemas na nuvem investem em medidas de segurança para proteger os dados dos clientes, como criptografia, firewalls, autenticação multifator e monitoramento constante. No caso de servidores locais, a segurança depende das medidas implementadas pelo estabelecimento ou profissional de TI responsável. 

Por que utilizar um sistema cloud no seu restaurante?

Os sistemas na nuvem podem ser utilizados por restaurantes, bares e casas noturnas de todos os portes, pois oferecem benefícios tanto para os negócios que estão começando agora quanto para os mais maduros, como as grandes redes. 

É recomendado buscar um sistema que utilize uma infraestrutura robusta e confiável como o EPOC Cloud. Além de contar com tecnologia de ponta para garantir a estabilidade e segurança do sistema, também oferecemos suporte 24×7. Assim, sua operação pode rodar sem causar nenhuma dor de cabeça.  

Confira a seguir as principais vantagens de utilizar o EPOC na nuvem:

Implementação mais rápida

Como não é preciso instalar tantos equipamentos e preparar toda a infraestrutura que um servidor local exige, o sistema em nuvem é muito mais fácil e rápido de implementar. Sua operação estará rodando perfeitamente em poucos dias. 

Além disso, é muito mais simples ativar e integrar os equipamentos como impressoras, monitores KDS e terminais de PDVs. 

Redução de custos

Outra vantagem do sistema em nuvem é a redução de custos quando comparado a um sistema local. Isso porque não é preciso um investimento inicial tão elevado em equipamentos e instalação da rede local. 

Além disso, o sistema em nuvem costuma ser cobrado por assinatura, no modelo de Software as a Service (SaaS) e possui opções de planos que se adequam à necessidade do seu negócio.

Maior segurança de dados

Os dados de um sistema na nuvem ficam armazenados em um servidor remoto, geralmente em data centers de provedores como o Google. Esses data centers são extremamente confiáveis e seguros, pois utilizam tecnologias como criptografia, firewalls, autenticação multifator e monitoramento constante. 

Os servidores locais normalmente são mais vulneráveis a ataques e podem sofrer danos físicos que levam à perda de dados. 

Mobilidade

Como podem ser acessados remotamente de qualquer lugar que tenha conexão com a internet, o sistema na nuvem é muito vantajoso para restaurantes, bares e casas noturnas. 

Essa mobilidade permite que os gestores acompanhem a operação sem a necessidade de estar presente no local, por exemplo. 

Informações em tempo real

Outra vantagem é a atualização das informações em tempo real, o que permite um monitoramento constante e preciso dos resultados da operação. 

O gestor pode visualizar as vendas, faturamento, estoque e outros dados relevantes de onde estiver. Isso proporciona um maior controle, visibilidade e transparência. 

Flexibilidade

Um sistema para restaurante em nuvem é muito mais flexível. Você pode alterar seu plano de acordo com a necessidade da sua operação. 

Por exemplo: se o seu negócio crescer rapidamente e o sistema precisar processar mais vendas, você pode aumentar a capacidade sem precisar investir em um novo servidor ou trocar de sistema. 

Também é possível aderir a recursos adicionais que façam sentido no momento, como análise de dados.

Atualizações automáticas

Você não precisa se preocupar com as atualizações e manutenções de um sistema na nuvem, pois elas são feitas automaticamente pelo provedor. 

Desta forma, você não precisa pagar por uma nova licença ou pela manutenção, nem ter um profissional dedicado para isso. 

Infraestrutura mais simples

Ao optar por um sistema na nuvem, seu negócio fica menos dependente de equipamentos e de espaço para alocar o servidor. A infraestrutura necessária é muito mais simples, e tem um menor custo inicial. 

Você precisará apenas de uma rede de internet e dos aparelhos como computadores, smartphones, terminais PDV, impressoras, monitores KDS etc. 

Conheça os recursos do EPOC Cloud para restaurantes e bares

O EPOC é um sistema para restaurantes, bares e casas noturnas completo, com frente de caixa, retaguarda administrativa, KDS, cardápio digital e muitos outros recursos para otimizar a operação e aumentar a lucratividade do seu negócio. 

O EPOC pode ser utilizado tanto com um servidor local quanto com um servidor em nuvem com as mesmas funcionalidades — a escolha fica a seu critério, de acordo com as necessidades do seu negócio. 

Nosso PDV (frente de caixa) é ágil e flexível, permitindo definir os parâmetros que melhor se encaixam na sua operação. Atendemos venda direta no balcão, mesa padrão e desmembrada e comanda individual pré e pós paga  — inclusive simultaneamente. 

O EPOC Cloud roda em computadores, tablets, smartphones, Smart POS e qualquer dispositivo Android. Quando instalado nas maquininhas Smart POS, é possível utilizar o EPOC Cloud pelo chip com rede móvel 3g, 4g ou 5g. 

Com isso, você pode prestar um atendimento rápido e eficiente, com foco total no seu cliente. 

Além disso, o EPOC também conta com um ERP completo, com:

  • cadastro de produtos
  • fichas técnicas
  • controle de estoque e compras
  • CRM – relacionamento com cliente
  • controle fiscal e financeiro
  • análise de resultados
  • e muito mais! 

O sistema automatiza os processos, torna a operação mais eficiente e dá total transparência e controle do seu negócio. De onde você estiver, pode conferir os resultados em gráficos visuais e descomplicados. 

Quer ver como o EPOC Cloud funciona na prática? Então agende uma demonstração gratuita e converse com nossos consultores para saber mais!

Se quiser saber mais, confira a seguir as principais dúvidas que costumam surgir em relação à operação de um restaurante, bar ou casa noturna utilizando um sistema na nuvem.

Dúvidas frequentes

Em quais equipamentos o EPOC Cloud funciona?

O EPOC com servidor na nuvem pode ser instalado em qualquer aplicativo Android (celulares, tablets, SmartPOS, totens entre outros), conforme especificações que constam no link epoc.com.br/requisitos

Como é o processo de implantação?

A implantação do EPOC Cloud pode ser realizada tanto com atendimento 100% remoto quanto híbrido.

Onde os dados ficam armazenados?

Os dados ficam armazenados no servidor Google Cloud.

É mais confiável do que um servidor local?

Em um servidor local os dados ficam à mercê do hardware em que foi instalado o banco de dados. Desta forma, se houver algum problema com a sua máquina durante a operação, existe uma chance de perder parte dos dados, pois o backup do servidor local é feito em nuvem uma vez ao dia e fica armazenado por três meses.

Consigo acompanhar a operação em tempo real mesmo não estando no local?

Sim, é possível o acompanhamento em tempo real de qualquer lugar.

O sistema funciona sem internet?

Não, o servidor na nuvem opera apenas com conexão à internet. O terminal não se comunica com as impressoras se houver perda de 100% da conexão de internet. No entanto, um Print Server irá garantir as rotas de impressão em caso de queda do Wi-Fi. Para isso é necessário que haja alguma conexão externa (via cabo ou 4G/5G) para que o sistema continue operando.

Preciso comprar um Print Server?

Não, o Print Server (ou servidor de impressão) é uma aplicação instalada em qualquer computador (notebook ou desktop).

Como funciona a operação offline?

A operação 100% offline funciona apenas com a contratação de um servidor local (on premise).

A internet da minha região não é estável, é arriscado implantar EPOC Cloud?

Em caso de instabilidade de conexão é recomendado o uso do Print Server ou mesmo de um servidor local (on premise).

O sistema fica mais lento dependendo da qualidade da rede/internet?

A qualidade de conexão pode afetar o bom funcionamento do sistema.

É utilizada a 3G/4G das maquininhas ou a rede local?

Em operações com servidor na nuvem você pode utilizar tanto a conexão móvel das maquininhas SmartPOS, quanto a internet Wi-Fi.

Qual é a diferença entre internet contratada e infraestrutura de rede?

É comum a confusão entre os conceitos de rede de internet e infraestrutura de rede. De forma simples, a internet explora conexões externas, já uma infraestrutura de rede funciona tanto com comunicação interna (a chamada intranet ou rede local), quanto em comunicações externas (internet).

Como funciona se cair a energia?

Dispositivos que têm bateria interna e internet (3G, 4G, 5G), continuam em operação mesmo quando há falta de energia. Entretanto, equipamentos como impressoras de produção serão desligados caso não estejam ligados a um nobreak que garanta o funcionamento em falta de energia.

Preciso instalar Linux nos terminais?

Não, o EPOC Cloud (com servidor na nuvem) funciona apenas em dispositivos Android.

Eu preciso baixar algum programa no computador?

Para uso do EPOC ERP não é necessário instalar nenhum aplicativo em seus dispositivos. Já para uso do EPOC PDV é necessário baixar o aplicativo na Play Store.

Em quais casos NÃO posso instalar EPOC Cloud?

Quando não há formas de conexão com a internet (banda larga/wifi ou 3G, 4G e 5G) não é possível utilizar o EPOC com servidor na nuvem.

A alteração de informações no ERP espelha automaticamente no terminal?

Não, a carga de alterações no aplicativo do terminal acontece toda vez que o usuário faz um novo login. Desta forma, se durante a operação for realizada uma alteração de preço, por exemplo, é preciso deslogar dos aplicativos e logar novamente.

Que tipo de nota fiscal poderei emitir se utilizar o EPOC na nuvem?

NFC-e.

Todos os certificados digitais servem?

Somente certificado digital A1.

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Marianne Ternes

Graduada em Jornalismo pela UFSC, é especialista em marketing de conteúdo e SEO para negócios B2B no setor de tecnologia.

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