O iFood é o app de delivery mais famoso do Brasil e recebe mais de 70 milhões de pedidos por mês, de acordo com levantamento da própria empresa. Não à toa, é a principal plataforma utilizada pelos restaurantes que oferecem o serviço de entrega.
Ao fazer o cadastro no iFood, o estabelecimento ganha visibilidade e pode ser encontrado por novos clientes, que acessam o cardápio e fazem o pedido pelo aplicativo. Assim, a plataforma funciona como uma vitrine e pode contribuir para aumentar as vendas.
Mas não basta vender mais: é preciso ter um atendimento eficiente e manter um padrão de qualidade. Por isso, o iFood disponibiliza o Gestor de Pedidos iFood, um software que ajuda a organizar os pedidos recebidos e as entregas.
Neste artigo, você vai entender como utilizar essa ferramenta, conhecer suas funcionalidades e saber como gerenciar seus pedidos da melhor forma. Acompanhe!
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O que é o gestor de pedidos?
O gestor de pedidos é uma ferramenta criada pelo próprio iFood para que os restaurantes possam acompanhar todas as vendas realizadas através da plataforma. Ele é gratuito para todos os estabelecimentos cadastrados.
Há três formas de utilizá-lo:
- Instalando no seu computador
- Pelo navegador web
- Pelo app iFood para Parceiros
Confira a seguir como fazer o download e saiba mais sobre as funcionalidades do Gestor de Pedidos iFood. Acompanhe!
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Como baixar o gestor de pedidos iFood?
Baixar o Gestor de Pedidos iFood é muito simples, siga o passo a passo a seguir:
- Por meio de um navegador web no seu computador, acesse o site do Gestor de Pedidos iFood.
- Clique no botão “Baixar Gestor de Pedidos”
- Aguarde a conclusão do download
- Abra o arquivo .exe baixado e aguarde a instalação
- Entre utilizando o login e senha que você utiliza no Portal do Parceiro
Pronto!
Outras opções são acessar o Gestor de Pedidos pelo navegador ou pelo app iFood para Parceiros, disponível para Android e iOS.
Como funciona o gestor de pedidos iFood?
Uma vez que você tenha feito o login do Gestor de Pedidos, terá acesso a uma série de funcionalidades para acompanhar suas vendas no iFood.
A principal delas é, justamente, acompanhar o fluxo dos pedidos, verificando o status de cada um, do recebimento até a saída da entrega.
Ao receber um pedido, você é notificado e pode visualizar informações como itens pedidos, valores, taxa de entrega, cupons, forma de pagamento, entre outras. Você pode optar por aceitar os pedidos automaticamente ou fazer isso manualmente.
A ferramenta ainda possui outras funcionalidades como:
- Imprimir pedidos em impressora não fiscal para organizar a produção na cozinha.
- Pausar itens do cardápio que estão indisponíveis no momento.
- Fechar a loja temporariamente em caso de imprevistos.
- Conversar com os clientes pelo chat para tirar dúvidas, resolver possíveis problemas e fortalecer o relacionamento.
- Solicitar um entregador do iFood caso tenha algum problema com sua entrega própria.
- Consultar resumo de vendas com valores brutos vendidos nas últimas 8 horas.
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Qual a diferença entre o Gestor de Pedidos e o Portal do Parceiro iFood?
Vale lembrar que, além do Gestor de Pedidos, o iFood também possui o Portal do Parceiro, onde é possível fazer toda a gestão da sua loja.
É lá que você deve fazer as configurações do seu perfil, incluindo as informações do seu restaurante, indicando horário de funcionamento, área de entrega etc.
Também é por meio do Portal do Parceiro que você faz a gestão financeira e acompanha o desempenho da sua loja.
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Posso fazer a gestão de pedidos do delivery em outro sistema?
O Gestor de Pedidos é uma excelente ferramenta e possui todos os recursos que você precisa para gerenciar suas vendas.
No entanto, se você também atende clientes no seu espaço físico e também utiliza outros canais de vendas, o acompanhamento dos pedidos pode ficar bastante complexo.
Além disso, o registro das suas vendas também fica disperso, e você pode ter dificuldades para fechar o caixa e gerar relatórios de vendas.
Por isso, a maioria dos sistemas para restaurantes oferecem integração com o iFood. Desta forma você unifica a gestão de todos os seus pedidos, facilitando a organização e o fluxo da produção e também o controle das vendas.
No caso da EPOC, por exemplo, você pode integrar diversas plataformas de delivery, inclusive o iFood, e visualizar todos os pedidos no Delivery Hub. Com isso você ganha muito mais eficiência na sua operação e simplifica a sua gestão.
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