Como funciona o gestor de pedidos iFood

Ter eficiência na gestão de pedidos de delivery é fundamental para o sucesso do seu restaurante! Saiba como funciona a ferramenta do iFood e conheça suas funcionalidades
gestor de pedidos ifood

Sumário

O iFood é o app de delivery mais famoso do Brasil e recebe mais de 70 milhões de pedidos por mês, de acordo com levantamento da própria empresa. Não à toa, é a principal plataforma utilizada pelos restaurantes que oferecem o serviço de entrega. 

Ao fazer o cadastro no iFood, o estabelecimento ganha visibilidade e pode ser encontrado por novos clientes, que acessam o cardápio e fazem o pedido pelo aplicativo. Assim, a plataforma funciona como uma vitrine e pode contribuir para aumentar as vendas. 

Mas não basta vender mais: é preciso ter um atendimento eficiente e manter um padrão de qualidade. Por isso, o iFood disponibiliza o Gestor de Pedidos iFood, um software que ajuda a organizar os pedidos recebidos e as entregas. 

Neste artigo, você vai entender como utilizar essa ferramenta, conhecer suas funcionalidades e saber como gerenciar seus pedidos da melhor forma. Acompanhe!

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O que é o gestor de pedidos?

O gestor de pedidos é uma ferramenta criada pelo próprio iFood para que os restaurantes possam acompanhar todas as vendas realizadas através da plataforma. Ele é gratuito para todos os estabelecimentos cadastrados. 

Há três formas de utilizá-lo:

  • Instalando no seu computador
  • Pelo navegador web
  • Pelo app iFood para Parceiros

Confira a seguir como fazer o download e saiba mais sobre as funcionalidades do Gestor de Pedidos iFood. Acompanhe!

Como baixar o gestor de pedidos iFood?

Baixar o Gestor de Pedidos iFood é muito simples, siga o passo a passo a seguir:

  1. Por meio de um navegador web no seu computador, acesse o site do Gestor de Pedidos iFood
  2. Clique no botão “Baixar Gestor de Pedidos”
  3. Aguarde a conclusão do download
  4. Abra o arquivo .exe baixado e aguarde a instalação
  5. Entre utilizando o login e senha que você utiliza no Portal do Parceiro

Pronto!

Outras opções são acessar o Gestor de Pedidos pelo navegador ou pelo app iFood para Parceiros, disponível para Android e iOS.  

Como funciona o gestor de pedidos iFood?

Uma vez que você tenha feito o login do Gestor de Pedidos, terá acesso a uma série de funcionalidades para acompanhar suas vendas no iFood.

A principal delas é, justamente, acompanhar o fluxo dos pedidos, verificando o status de cada um, do recebimento até a saída da entrega. 

Ao receber um pedido, você é notificado e pode visualizar informações como itens pedidos, valores, taxa de entrega, cupons, forma de pagamento, entre outras. Você pode optar por aceitar os pedidos automaticamente ou fazer isso manualmente. 

A ferramenta ainda possui outras funcionalidades como:

  • Imprimir pedidos em impressora não fiscal para organizar a produção na cozinha.
  • Pausar itens do cardápio que estão indisponíveis no momento.
  • Fechar a loja temporariamente em caso de imprevistos.
  • Conversar com os clientes pelo chat para tirar dúvidas, resolver possíveis problemas e fortalecer o relacionamento.
  • Solicitar um entregador do iFood caso tenha algum problema com sua entrega própria.
  • Consultar resumo de vendas com valores brutos vendidos nas últimas 8 horas. 

Qual a diferença entre o Gestor de Pedidos e o Portal do Parceiro iFood?

Vale lembrar que, além do Gestor de Pedidos, o iFood também possui o Portal do Parceiro, onde é possível fazer toda a gestão da sua loja. 

É lá que você deve fazer as configurações do seu perfil, incluindo as informações do seu restaurante, indicando horário de funcionamento, área de entrega etc. 

Também é por meio do Portal do Parceiro que você faz a gestão financeira e acompanha o desempenho da sua loja. 

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Posso fazer a gestão de pedidos do delivery em outro sistema?

O Gestor de Pedidos é uma excelente ferramenta e possui todos os recursos que você precisa para gerenciar suas vendas. 

No entanto, se você também atende clientes no seu espaço físico e também utiliza outros canais de vendas, o acompanhamento dos pedidos pode ficar bastante complexo. 

Além disso, o registro das suas vendas também fica disperso, e você pode ter dificuldades para fechar o caixa e gerar relatórios de vendas. 

Por isso, a maioria dos sistemas para restaurantes oferecem integração com o iFood. Desta forma você unifica a gestão de todos os seus pedidos, facilitando a organização e o fluxo da produção e também o controle das vendas. 

No caso da EPOC, por exemplo, você pode integrar diversas plataformas de delivery, inclusive o iFood, e visualizar todos os pedidos no Delivery Hub. Com isso você ganha muito mais eficiência na sua operação e simplifica a sua gestão. 

Para conhecer todas as soluções da EPOC e saber como podemos ajudar seu restaurante a oferecer um atendimento de qualidade, reduzir os custos e aumentar a lucratividade, agende agora mesmo uma conversa com nossos consultores!

Marianne Ternes

Marianne Ternes

Graduada em Jornalismo pela UFSC, é especialista em marketing de conteúdo e SEO para negócios B2B no setor de tecnologia.

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