Quais as vantagens do pagamento por NFC para restaurantes?

Entenda o que é e como funciona o pagamento por NFC, também conhecido como pagamento por aproximação, saiba quais as vantagens para seu restaurante e confira dicas para implementar com eficiência
pagamento por nfc

Sumário

O pagamento por NFC (Near Field Communication), mais conhecido como pagamento por aproximação, é uma tendência crescente e está se tornando o preferido dos brasileiros. 


De acordo com estudo divulgado pela Abecs (Associação Brasileira das Empresas de Cartões de Crédito e Serviços), em setembro de 2023, 52,3% das transações presenciais foram feitas com essa tecnologia, superando pela primeira vez os cartões tradicionais. 

Ainda segundo o levantamento, 60% dos consumidores costumam escolher essa forma de pagamento e, destes, 35% o fazem “sempre” ou “quase sempre”. 

Portanto, é essencial oferecer essa opção aos clientes do seu restaurante. Para saber tudo sobre o NFC e entender as vantagens para o seu negócio, continue lendo este artigo. 

O que é pagamento por NFC? 

O NFC é uma forma inovadora de realizar transações financeiras, que permite efetuar pagamentos por aproximação utilizando cartões, smartphones, smartwatches e pulseiras compatíveis. 

A tecnologia possibilita a troca de informações entre dispositivos que estão a poucos centímetros de distância um do outro. Ou seja, é uma transação que não precisa de nenhum tipo de contato, também conhecida como contactless. 

Isso simplifica o processo de pagamento, tornando-o mais rápido e conveniente para o cliente e também para o estabelecimento. 

Desta forma, o pagamento por NFC tem se destacado como uma alternativa eficiente aos métodos mais tradicionais, como os cartões de crédito e débito que precisam ser inseridos na maquininha. 

O NFC é seguro?

A segurança de transações financeiras é sempre motivo de preocupação, e uma tecnologia nova sempre levanta dúvidas. 

O pagamento por NFC utiliza protocolos de segurança avançados, incluindo criptografia, para proteger as informações do cliente. Assim, é muito seguro do ponto de vista tecnológico. 

Além disso, a distância entre o dispositivo e o terminal de pagamento precisa ser muito pequena para que a transação seja efetuada. 

E, por fim, as instituições financeiras estabelecem um limite para esse tipo de pagamento, que geralmente é de R$ 200, e possuem sistemas de inteligência que avaliam os riscos e solicitam a senha ou bloqueiam a transação em caso de suspeita. 

De qualquer forma, algumas medidas podem ser tomadas pelo cliente para evitar golpes, como proteger os cartões e aparelhos com capas, desativar essa função quando estiver em multidões e ativar as notificações do banco. 

Quais as vantagens de oferecer essa forma de pagamento?

Oferecer o pagamento por aproximação se tornou indispensável para restaurantes e bares. Como vimos no início deste artigo, essa tecnologia já é a preferida dos consumidores e a tendência é que ela se consolide como a principal forma de pagamento nos próximos anos. 

A seguir, confira quais são as vantagens de adotar o pagamento por NFC no seu restaurante. 

Agilidade no atendimento

Com NFC, o processo de pagamento é significativamente mais rápido: basta o atendente inserir o valor na maquininha e o cliente aproximar o dispositivo para que a transação seja efetuada em segundos. 

Isso reduz o tempo de espera para processar os pagamentos e agiliza o atendimento, o que é um grande benefício especialmente para restaurantes e bares com muito movimento ou que enfrentam horários de pico. 

Redução de filas no caixa

Consequentemente, os clientes não precisarão ficar na fila do caixa para realizar o pagamento. Isso torna a experiência muito mais satisfatória: não há aglomerações, o tempo de espera é muito menor e o pagamento é muito prático. 

A tecnologia NFC também pode ser aplicada a comandas individuais pré-pagas, o que contribui para reduzir as filas no caixa e facilitar o consumo em bares e casas noturnas, por exemplo. 

Conveniência para o cliente

Oferecer diversas formas de pagamento para que o cliente possa escolher qual a mais conveniente no momento é fundamental para proporcionar uma melhor experiência. 

Por ser prático e rápido, o pagamento por aproximação é um dos preferidos do consumidor, especialmente os mais jovens. Logo, é uma opção indispensável. 

Segurança

O pagamento por NFC é bastante seguro para o cliente e também para o estabelecimento. Ao oferecer mais opções de pagamento cashless, você não precisa ter tanto dinheiro em caixa. 

Melhor experiência do cliente

Todas as vantagens que citamos acima combinadas ajudam a melhorar a experiência do cliente, que sai muito mais satisfeito do seu restaurante ou bar, indica para familiares e amigos e volta sempre. Esse é o cenário ideal para seu negócio crescer. 

Dicas para implementar pagamento NFC no restaurante

Para usufruir de todos os benefícios que vimos anteriormente, é fundamental tomar alguns cuidados ao implementar o NFC no seu restaurante. 

Em primeiro lugar, você deve escolher maquininhas de cartão compatíveis com a tecnologia NFC. A maioria dos fornecedores do mercado conta com modelos modernos e que atendem essa necessidade. Compare as opções e escolha a que melhor se enquadra ao seu negócio. 

Em seguida, faça o treinamento da sua equipe para realizar esse tipo de cobrança. Dê orientações sobre como operar o sistema, efetuar as transações e tirar dúvidas dos clientes. Reforce a importância de informar aos clientes sobre essa opção na hora de fechar a conta. 

Esse treinamento é essencial para evitar problemas que podem gerar conflitos, além de garantir a segurança e o registro correto das vendas. 

Tenha mais eficiência operacional com EPOC

O pagamento por NFC é um ótimo exemplo de melhoria que você pode implementar para tornar seu restaurante mais moderno e o atendimento mais ágil, mas a busca pela eficiência operacional deve ser constante. 

Contar com um sistema para restaurante como o EPOC pode fazer toda a diferença no seu negócio. Com PDV, retaguarda, cardápio digital, autoatendimento e muitos outros recursos, você tem tudo o que precisa para proporcionar a melhor experiência aos seus clientes e obter melhores resultados em vendas. 
Para ver como funciona na prática, agende agora mesmo uma demonstração gratuita!

Picture of Marianne Ternes

Marianne Ternes

Graduada em Jornalismo pela UFSC, é especialista em marketing de conteúdo e SEO para negócios B2B no setor de tecnologia.

Inscreva-se em nosso blog

Receba os melhores conteúdos para ajudar a alavancar seu negócio gastrônomico

Ferramentas, Planilhas e Guias completos totalmente gratuitos para ajudar seu restaurante a crescer