Sistema de controle de estoque para restaurante: como e por que usar

Saiba tudo sobre como um sistema de controle de estoque para restaurante pode ajudar o seu estabelecimento a ter mais eficiência na operação!
sistema de controle de estoque para restaurante

Sumário

Se você quer ganhar tempo e eficiência, reduzir custos e otimizar sua operação, precisa contar com um sistema de controle de estoque para restaurante.

Essa ferramenta é fundamental para estabelecimentos que querem dar o próximo passo e alavancar o seu negócio de forma organizada e saudável.

Abaixo você conhece mais sobre esse tipo de solução, como suas funcionalidades, benefícios e formas de utilizar – além de dicas de qual contratar. Confira!

Como escolher o melhor sistema para restaurante?

A importância do controle de estoque em restaurantes

Quem gerencia esse tipo de estabelecimento já deve ser familiarizado com o controle de estoque do restaurante e com a sua importância. Afinal, é ele quem dita o ritmo da operação e quanto você pode vender de itens – e quanto precisa comprar de insumos.

E mesmo parecendo óbvio, essa gestão de estoque muitas vezes acaba sendo negligenciada. Isso acontece justamente porque pode ser algo trabalhoso na mesma medida em que é importante.

Portanto, evite que isso aconteça com o seu restaurante e tenha sempre muita atenção com a gestão de estoque para contar com os benefícios abaixo.

Projetar novos pedidos

Se você não sabe quanto possui de um determinado insumo, como pode planejar novas compras dele?

Com um controle de estoque eficiente, você descobre exatamente quanto possui de cada item. Assim, pode projetar, com base no consumo médio de cada um, quando será necessário adquirir mais insumos.

Dessa forma, você evita desperdícios (comprar algo que não precisava) e também não corre o risco de ficar sem um insumo importante em um dia movimentado.

Evitar quebra de estoque e desperdício

Além de permitir um planejamento seguro do futuro do seu restaurante, a gestão de estoque também ajuda a otimizar o presente do estabelecimento. Isso se manifesta principalmente no controle do estoque mínimo e máximo.

Com a gestão de estoque – principalmente aliada a um sistema de controle de estoque para restaurante – você evita a tão temida quebra de estoque. Ou seja: não corre o risco de ficar sem um importante insumo.

Dessa forma, você garante suas vendas e ainda proporciona uma boa experiência para os clientes. Afinal, nada pior do que ir até um restaurante para saborear um prato específico e, ao chegar lá, descobrir que ele está em falta.

Além disso, sabendo exatamente qual o seu estoque máximo, você não acaba comprando insumos além da capacidade que pode armazenar, reduzindo desperdícios e otimizando as finanças do estabelecimento.

Entender o que mais faz sucesso (e o que não é tão popular)

Ao examinar o seu estoque, é possível também entender as preferências da sua clientela e os pormenores da performance do seu restaurante. Dentre essas informações, por exemplo, estão os produtos mais populares e aqueles nem tão concorridos assim.

Isso porque você pode perceber que determinados insumos usados em algum prato saem muito mais do que outros.

Ou seja: claramente há um prato ou bebida mais consumida. Com essa informação, você sabe que precisa priorizar esses itens, já que eles constituem um queridinho dos clientes.

Por outro lado, você também compreende quais itens não são prioritários e podem ser deixados de lado para sobre verba/espaço para aqueles mais relevantes. Além disso, pode criar estratégias para aumentar a saída de um item não tão popular, como criar combos, por exemplo.

Ter segurança e confiança nas informações do inventário

Por fim, o controle de estoque nos restaurantes só funciona realmente se ele for feito de forma contínua e confiável. É assim que você poderá de fato contar com as informações vindas dessa gestão – afinal, de nada adianta um inventário desatualizado, por exemplo.

Portanto, o cuidado com o controle de estoque se certifica que as informações do dele sejam sempre precisas, atuais e de fácil acesso. Isso tudo, claro, fica muito mais fácil quando se tem um software para ajudar nessa tarefa

O que é um sistema de controle de estoque para restaurante

E falando em receber uma ajudinha – ou melhor, uma grande ajuda – de softwares, é exatamente isso que um sistema de controle de estoque para restaurante possibilita.

Ao contrário de soluções mais simples, como uma planilha de controle de estoque, esse tipo de ferramenta conta com funcionalidades e recursos mais completos que automatizam a gestão do estoque e, além disso, integram essa área com outras partes do seu restaurante (como o PDV, financeiro, cozinha, entre outras).

Sendo assim, um software desse tipo pode operar instalado nas próprias máquinas (computadores) ou, então, na nuvem. A segunda opção oferece maior versatilidade e segurança, já que possibilita o uso em diferentes dispositivos.

Esse tipo de software ajuda a controlar o estoque, organizando entradas e saídas e avisando da necessidade de reposição. Além disso, ele permite, geralmente, integrar outras áreas e agregar informações automaticamente (como ficha técnica e volume de vendas).

Isso, claro, agiliza muito a gestão do estoque por requerer menos tarefas e processos. Além disso, minimiza erros nos registros (porque é o sistema quem faz isso automaticamente) e garante que as informações sejam atualizadas regularmente de forma autônoma.

Dessa forma, o controle de estoque também otimiza a confecção e o acompanhamento das fichas técnicas – garantindo que os insumos usados sejam precisos e atualizados frequentemente.

Assim, você não somente evita desperdícios e excesso de insumos, como também consegue reduzir o seu CMV (Custo por Mercadoria Vendida), o que, no final do dia, aumenta a sua lucratividade.

Já quem busca que o seu restaurante não apenas organize o estoque, mas também venda mais e gaste menos, deve procurar uma solução mais completa.

No caso do EPOC, por exemplo, você tem não somente um software de gestão de estoque, mas também ERP, PDV, KDS, Financeiro, Analytics, Cardápio Digital e Comanda Eletrônica, tudo em uma única ferramenta.

Benefícios de um sistema de gestão de estoque

Utilizando um software para fazer o controle de estoque do restaurante, você consegue não apenas otimizar esse processo, como também agregar outras vantagens estratégicas para o seu estabelecimento. Confira abaixo!

Integração com outras áreas do restaurante

Uma versão mais completa e eficiente de um sistema de controle de estoque para restaurante oferece interação vasta e automatizada entre diversas áreas do seu estabelecimento.

Dessa forma, você tem toda a gestão do restaurante com apenas uma solução, em vez de precisar contar com uma ferramenta de PDV, outra de gestão de estoque, mais uma para controle financeiro, uma solução a parte de cardápio/comanda digital etc.

Isso reflete em maior agilidade e eficiência para toda a operação, reduzindo custos, maximizando lucros e evitando erros e falhas humanas. Tudo com apenas um software.

Agilidade no controle de estoque

Essa é a principal e mais esperada vantagem desse tipo de ferramenta. Com um software de gestão para restaurantes, todo o controle do estoque fica mais fácil, rápido e confiável.

Com esse tipo de solução, você automatiza processos, integra fontes de dados e conecta o estoque a outras áreas do restaurante.

Assim, por exemplo, sempre que você realiza uma venda, o sistema atualiza automaticamente os itens que serão consumidos do estoque. Ao mesmo tempo, unindo estoque e financeiro, ao adquirir e receber novos insumos, eles também são adicionados de forma rápida e automática.

Visualizar relatórios e análises

Por fim, um software de controle de estoque de restaurantes pode proporcionar também inteligência de negócios (ou BI, na sigla em inglês).

Ou seja: você consegue agregar dados sobre a operação e, com eles, tomar decisões estratégicas e ações que impulsionam a lucratividade do estabelecimento.

No caso do EPOC, por exemplo, você conta com o Analytics. Essa funcionalidade permite visualizar relatórios com dados como:

  • produtos mais consumidos (e que, portanto, demandam mais atenção no estoque);
  • performance dos colaboradores;
  • horários mais movimentados;
  • perfil demográfico dos clientes;
  • curva ABC dos produtos;
  • entre outros.

Qual o melhor sistema de controle de estoque para o seu restaurante

Para quem quer levar o controle de estoque a um novo patamar, contando com automação, integração entre áreas e recursos extras que otimizam a operação, o melhor é contar com o EPOC.

Além de ser um sistema de controle de estoque para restaurante, ele ainda tem ERP, PDV, Analytics, cardápio digital, comanda online e muito mais – tudo em apenas uma ferramenta.

Conte agora mesmo com a solução completa que faz com o que o seu estabelecimento tenha mais lucratividade, reduza custos e conquiste mais clientes. Veja uma demonstração gratuita da nossa ferramenta e fale com um de nossos especialistas.

Picture of Guilherme

Guilherme

Jornalista, redator e membro da equipe de marketing da EPOC.

Inscreva-se em nosso blog

Receba os melhores conteúdos para ajudar a alavancar seu negócio gastrônomico

Ferramentas, Planilhas e Guias completos totalmente gratuitos para ajudar seu restaurante a crescer